Igreja Batista Central de Fortaleza


Amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus


:: SOBRE NÓS ::

A Igreja Batista Central (IBC) iniciou com uma pequena congregação no centro da Capital cearense. Passou pelo local que ficou conhecido como Palhoça, como era chamado o local que por muitos anos funcionou o Colégio Kerigma. Logo o lugar ficou pequeno e, desde 1993, passaram a se reunir na sede do Colégio 7 de setembro na Aldeota. Até que em 2003 se estabeleceram no Campus Pedras. Um local com 24 hectares, na estrada da cidade de fácil acesso tanto pela BR-116 quanto pela Av. Washington Soares.

Desde os primeiros dias de vida da igreja sempre sonharam em fazer a diferença em Fortaleza. Esta tem sido a tônica da visão dessa comunidade há mais de 50 anos. Com cerca de 4.000 membros, eles acreditam que ainda não chegaram nem perto do que Deus quer. Inserida na comunidade local, a IBC interage e dialoga com moradores da região a fim de identificar as suas necessidades. E busca, através dos projetos sociais, interferir positivamente na vida das pessoas que habitam nas imediações. (Nossa História em Cordel)

Uma Igreja sem portas. A Tenda que tem capacidade para abrigar cerca de 4 mil pessoas, já precisou sem ampliada. A Tendinha, como é chamada, é outro espaço coberto onde as pessoas podem assistir as celebrações através do telão. Existem espaço exclusivos para outras faixas etárias. Crianças (Geração futuro) e adolescentes (Radical) tem sua própria celebração, na linguagem e estilo deles. E para que tudo isso aconteça cerca de 300 voluntários estão envolvidos em programações e, outros, são contratados em tempo integral. (Saiba Mais)

Uma igreja sem fronteiras. A IBC é atuante nas mídias sociais com um blog na página do Jornal OPovo, mais de 170 seguidores no Instagram, cerca de 5mil curtidores no Facebook, quase 3mil seguidores no Twitter, mais de 72mil exibições no Youtube e realiza transmissões ao vivo das celebrações de domingo.

Grandes Eventos

A IBC Fortaleza sedia e organiza grandes eventos. Como acampamentos (Crianças, adolescentes, jovens entre outros), apresentação do espetáculo “O Grande sacrifício“, Musicais, EPL (Treinamento), Summit Fortaleza (Liderança), Atitude 434 (Pureza Sexual), Quadrilha Junina de GR’s,

De casa em casa

A igreja não é o templo e nem os encontros de domingo. Igreja são pessoas. A IBC trabalha em grupos de relacionamentos, onde é possível viver igreja de verdade. Num formato reduzido de pessoas, onde elas podem abrir seus sentimentos e dividi-los em grupo afim de receberem ensino relevante, orientação e opinião construtiva. É nos grupos de relacionamentos que as pessoas cuidam umas das outras.

:: Alcance Social ::

Assim como sugere o nome, esta área da IBC, propõe um alcance maior do serviço social para a comunidade local. Assim como o EcoVidas, um Programa de Responsabilidade Socioambiental executado pela Fundação Batista Central com o objetivo de incentivar práticas de REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM, colaborando com o meio ambiente e com a inclusão social de catadores de recicláveis.

//

Veja mais informações

O Alcance Social também estabelece eventuais parcerias com instituições conduzidas por membros da IBC. Exemplos disto são o  Grão de Mostarda e o Reciclando Vidas. Esses espaços são voltados para recuperação de pessoas com adicção em álcool e outras dorgas.

Programa sua nota vale dinheiro.

Em 2006, a IBC se cadastrou como participante e, desde então, os documentos fiscais doados são revertidos em recursos que auxiliam as iniciativas do Alcance Social e transformam a realidade de muitas famílias. (Saiba Mais)

Grupos de Relacionamentos em comunidades locais (área de atuações)

– Evangelismo, pastoreio através dos grupos  e capacitação de lideranças;

– Acompanhamento familiar, visitas domiciliares, atendimento de necessidades;

– Cursos, oficinas, alfabetização de adultos;

– Mutirões de serviços de cidadania e bazares;

– Atendimentos especializados (médicos, nutricionistas, assistentes sociais etc)

– Atividades esportivas, de lazer e de convivência;

* Atualmente existem quatro Núcleos situados nos bairros Pedras, Curió, Edson Queiroz e na comunidade Barra do Bento (Canindé-CE).

:: Celebrando a Restauração ::

O Celebrando Restauração (CR) é um programa bíblico e equilibrado de grupo de ajuda mútua, criado há mais de 20 anos nos Estados Unidos. Fortaleza foi a primeira cidade brasileira a aderir o programa que é baseado em 12 Passos (Conhecido mundialmente como os passos do AAA), que pode ajudar as pessoas a superar seus traumas, vícios e maus hábitos.

O Celebrando Restauração Cidadania é um braço do CR no sistema prisional, cujo propósito é contribuir para a reinserção social de detentos. A participação nos grupos de 12 passos oferece aos detentos, a oportunidade de, à luz dos princípios bíblicos, identificar e admitir suas falhas de caráter e assumir a responsabilidade pessoal sobre suas escolhas e decisões que os levaram à situação em que se encontram.

Em maio desse ano, o CR completou 10 anos. Festa comemorada no Colégio Kerigma com amigos, parceiros e autoridades.

Veja mais Informações

:: SERVIÇO ::

:: SERVIÇO ::

Local de Palestras:

Rua Professor Francisco Gonçalves, 225, Dionísio Torres (Sextas-feiras)

Rua do Coqueiro, 29, Edson Queiroz (Quintas-feiras)

Rua do Cruzeiro, 401, Ancurí – Tenda da IBC (Segundas-feiras)

Por agendamento com empresas públicas/privadas (eventos)

Locais dos Grupo de Passos:

Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda ( Rua Olho D`água, Eusébio

IPPOO II (Br 116, Km 17 – Itaitinga-CE)

IPF (Presídio Feminino) – Br 116, Km 27 – Aquiraz-CE

Comunidade do Ancurí (Rua do Cruzeiro, 401), Dionísio Torres (Rua Professor Francisco Gonçalves, 2250) e na Comunidade Dendê (Edson Queiroz) Rua do Coqueiro, 29 – na baixada. (Recém Implantado).

Locais de Escuta Terapêutica:

– Delegacia da Mulher (Rua Manuelito Moreira, 12 – Benfica)

– Justiça Especial da Mulher (Av. da Universidade, 3288)

– Ala de Visitas do IPPOO II – Domingo pela manhã (Br 116, Km 17 – Itaitinga-CE)

Contato

Thenille Lutz – Jornalista  (85) 8213-1212
[email protected]

Informações

(85) 3444.3600 / 8804.1883 [email protected]
Contact Form Shortcode Error: Form 4 does not exist

Mailing

Caro jornalista, Para ser incluso ao nosso mailing, preencha os dados abaixo.