SÉRIE CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – PASSO 04

O QUARTO PASSO    PARA A LIBERDADE

O quarto passo no Caminho Para a Restauração é o passo da “limpeza da casa”. Esta é uma parte importante do processo de restauração, pois a culpa nos mantém atolados no passado, nos impede de crescer e de nos tornarmos tudo o que Deus quer que sejamos. Todos cometem erros e portanto todos têm algo do que se arrepender. Todos fizeram ou deixaram de fazer ou disseram coisas que, se pudessem voltar no tempo, teriam feito ou jamais teriam feito ou dito. Mas não podemos. Como resultado, carregamos culpa. Mas o que fazer com a culpa?

Na maioria das vezes lidamos com a culpa: a) Negando-a, b) Reprimindo-a, c) Culpando outros, d) Arrumando desculpas, e) Racionalizando. Mas, mesmo assim sentimos os efeitos dela em nossa vida e relacionamentos, não há como ignora-la. Ela está lá. Se realmente queremos restauração dos nossos traumas, vícios e maus hábitos, precisamos aprender a nos libertar da culpa, aprender a viver com a consciência limpa.

A Psicologia popular hoje nos dirá que não podemos fazer nada acerca de nossa culpa. Graças a Deus, Ele tem uma resposta diferente! Ao dar o passo quatro no Caminho da Restauração, nós descobriremos que há um alívio para a culpa, mas você precisa estar pronto para realmente lidar com ela, sem usar atalhos. Esse passo separa as pessoas que somente querem conversar sobre restauração daqueles que realmente querem fazer algo a respeito.

O QUARTO PASSO – O PASSO DA LIMPEZA
Unilateral e abertamente analiso e confesso minhas falhas a mim mesmo, a Deus e a alguém da minha confiança.

1. AS RAZÕES PARA DAR ESTE PASSO.
A melhor razão para dar este passo é por causa do que a culpa nos faz:
Culpa destrói a minha confiança. Ela faz você sentir-se inseguro, com medo das outras pessoas, preocupado com a possibilidade de alguém descobrir o que você vem escondendo.
Culpa prejudica os meus relacionamentos. Ela faz você se afastar das pessoas ou se aproximar delas de maneira errada.
Culpa me mantém preso ao passado. É como dirigir um carro olhando para o espelho retrovisor o tempo todo. A culpa não muda o passado, mas faz com que tenhamos um presente miserável. (Pv 28:13)

2. COMO DAR ESTE PASSO::

Fazendo um inventário moral. Num lugar sozinho, com caneta e papel, com a ajuda de Deus, você responderá as perguntas: O que está errado comigo? Do que sinto culpa? Quais áreas da minha vida precisam de mudança? Você será honesto consigo mesmo e vai analisar a sua vida. (Lm 3:40, Sl 139:23-24)

Assumindo a responsabilidade pelos meus erros. Você olha para o seu inventário moral e aceita a responsabilidade, sem racionalizar ou diminuir. (I Jo 1:8)

Pedindo perdão a Deus. Se confessarmos, Deus nos perdoará. (I Jo 1:9, Is 1:18)

Como NÃO pedir perdão a Deus:

  1. Não suplique como quem pede esmolas. Deus quer perdoar você.
  2. Não barganhe, não diga que nunca mais fará determinada coisa.
  3. Não suborne, você não está propondo um negócio para Deus.

Como SIM pedir perdão a Deus:

  1. Você crê que Deus vai lhe perdoar.
  2. Você admite para Deus os seus pecados.
  3. Você acredita que Deus é confiável

 Admitindo meus erros a outra pessoa. Isto é essencial para a restauração, pois a raiz de nosso problema é relacional. Eu sou tão doente quanto os meus segredos. (Tg 5:16)

Aceitando o perdão de Deus e perdoando a mim mesmo
. Deus nos perdoa instantaneamente, gratuitamente e completamente. (Rm 3:23-24, Rm 8:1)

Se você acha que pode se libertar do seu passado sozinho, você está errado. Somente Deus pode ajudar você a limpar sua casa. O que você precisa fazer é ser honesto consigo mesmo, se abrir para Deus, e se abrir para outra pessoa. Tenha coragem e dê este passo, com certeza você vai experimentar liberdade e alívio.

 

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

SÉRIE CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – PASSO 3

Até aqui temos aprendido que: 1. precisamos dar o passo da realidade, temos que admitir que temos um problema;  2. precisamos dar o passo da esperança, reconhecendo que somos incapazes de ajudar a nós mesmos, mas Deus tem o poder para nos ajudar a mudar, pois ele me ama e se importa comigo.

Mas, não é suficiente saber que Deus lhe ajudará. Você também precisa agir. Você precisa tomar uma decisão. Você precisa dar um terceiro passo e assumir uma postura. Jesus diz: “Venha a mim”. Esse é o convite de Deus. “Eu diminuirei o peso do seu fardo. Você terá alívio. Você terá descanso. Dê-me o controle e os cuidados da sua vida e veja o que eu vou fazer.” Apesar deste presente tão generoso de Deus, muitos não abrem o presente, e procrastinam a entrega dos seus problemas para Deus e demoram a submeter sua vida aos cuidados e controle de Cristo.

O TERCEIRO PASSO – O PASSO DO COMPROMISSO
Conscientemente escolho confiar toda a minha vida e vontade aos cuidados e controle de cristo.

O QUE ME IMPEDE DE DAR ESTE PASSO?
O que nos impede de entregar nossa vida aos cuidados de Deus:

Orgulho – O orgulho me impede de admitir que preciso de ajuda. Geralmente a profundidade do meu buraco é do tamanho do meu orgulho. (Pv18:12)

Culpa – A vergonha me impede de pedir ajuda de Deus. Quando transformo a culpa em convicção, eu posso ter a certeza de que Deus está a minha espera para me perdoar. (Sl 40:13)

Medo – Temos medo de perder o controle, embora de fato estejamos sendo controlados o tempo todo. Liberdade é escolher quem controla você. Quando você entrega a sua vida aos cuidados e controle de Cristo, Ele o liberta. (Mc 8:36)

Preocupação – A vida cristã e o processo de restauração é uma decisão seguida de um processo. Precisamos confiar em Deus e no seu amor. (Fp 1:6)

Dúvida – Eu desejo crer, mas minha fé parece ser tão pequena. Não é o tamanho da sua fé que importa, mas o tamanho do seu Deus. (Mt 17:20)

 COMO É QUE DOU ESTE PASSO?

Eu aceito o Filho de Deus como meu Salvador. Eu preciso ser salvo, preciso de ajuda e me entrego a Cristo. (At 16:31)

Eu aceito a Palavra de Deus como meu padrão de vida. Deus é o seu fabricante e a Bíblia o manual do fabricante, no qual você pode basear sua vida. (II Tm 3:16)

Eu aceito a vontade de Deus como minha estratégia, como meu alvo na vida. Pergunto a Deus o que Ele quer que eu faça, e descanso nEle, mesmo quando não compreendo tudo completamente. (Sl 40:8)

Eu aceito o poder de Deus como minha força. Eu não preciso mais depender da minha própria energia. (Fp 4:13)

Deus está muito perto de cada um de nós. E tudo o que temos que fazer é abrir a porta. “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap 3:20) O que poderia ser mais simples do que isso? O que impede você de abrir a porta?

Cada dia que estamos vivos, é como se recebêssemos uma mensagem de Deus dizendo:”Eu tenho um propósito para a sua vida.” Você não precisa de mais força de vontade para controlar a sua vida, você precisa de força somente para desejar aceitar o poder de Deus em sua vida, para viver debaixo do Seu controle. Se você tomar esta decisão, conte para alguém.

 

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

Encontre um CR Para Você

Rio de Janeiro/ RJ
Igreja Batista do Recreio
Endereço: Rua Helena Manela,  101 – Recreio dos Bandeirantes
Caminhe em Liberdade

Natal/ Rio Grande do Norte
Igreja Batista Cidade Jardim
Contato:
Endereço: BR 101 – Km 8 – Emaús

Santa Maria/Rio Grande do Sul
Primeira Igreja Batista de Santa Maria
Endereço: Rua José do Patrocínio, 92 – Centro

Santa Maria/Rio Grande do Sul
Igreja Batista em Camobi

Osasco/São Paulo
Igreja Batista Memorial de São Paulo
Av. Dr. Altair Martins, 520 – Raposo Tavares

Campo Limpo /São Paulo
Igreja Batista Horto do Ype
Endereço: Rua Edith Junqueira de Azevedo Marques, 91 – Parque Munhoz

Publicado em Noticias | Deixe um comentário

SÉRIE CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – PASSO 02

SEGUNDO PASSO PARA A LIBERDADE
Quando seu mundo vira de cabeça para baixo, onde você encontra ajuda? No post anterior (Passo 01), lemos sobre as nossas necessidades de Restauração. Vimos que o primeiro passo é admitir que não somos Deus e que temos que abandonar nossa vontade de controlar tudo e todos. Falamos sobre deixar de negar nossos erros. Mas o que é que finalmente nos faz encarar os nossos problemas? O antídoto de Deus para a negação é a dor. A maioria das pessoas raramente move-se em direção a restauração até que sejam forçadas a fazê-lo, pois não existe outra opção. Nós não mudamos até que o nosso medo de mudança seja maior que a nossa dor. Deus usa três destruidores da negação para chamar nossa atenção, para nos forçar a mover em direção a restauração e para longe das coisas que têm prejudicado nossas vidas.

  1. Crises – Como doenças, estresses ou desemprego.
  2. Confrontação – Quando alguém se preocupa o suficiente para dizer: “Você está errado.” Pode ser doloroso ouvir isto, mas é como se fosse um alarme de incêndio. Infelizmente na nossa vida quando ouvimos o alarme da dor disparar, em vez de lidar com a causa do alarme, tentamos cobrir o som. O abafamos com comida, álcool, drogas, trabalho, sexo e muitas outras coisas. Mas, Deus usa estas coisas para conseguir nossa atenção.
  3. Catástrofe – É quando o chão se abre e nos descobrimos no buraco. Deus dá um passo para trás e diz: “OK, você quer ser Deus? Vá em frente!” Então colhemos o que semeamos, sentimos o impacto total da catástrofe que nós mesmos criamos.

O SEGUNDO PASSO – O PASSO DA ESPERANÇA

Eu acredito de todo coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder para me ajudar em minha Restauração .

 1. RECONHEÇA A EXISTÊNCIA DE DEUS.
Reconhecer a existência de Deus não é um grande problema para nós hoje, pois quanto mais conhecemos acerca do universo, mais facilmente somos convencidos de que existe um Criador. A grande pergunta é: Que tipo de Deus Ele é? Como é que Ele realmente é? Que importância sua existência tem? O problema é que nós temos idéias bastante estranhas acerca de Deus. Em vez de reconhecermos que somos feitos a Sua imagem, fazemos Deus a nossa imagem. (Rm 1:10, Sl 14:1)

2.COMPREENDA O CARÁTER DE DEUS
Existem três coisas específicas sobre Deus que nos ajudam a superar nossos traumas, vícios e maus hábitos:

Deus sabe tudo sobre minha situação. Deus conhece você de maneira íntima e pessoal, as coisas boas e as ruins. (Cl 1:15, Sl 31:7, Sl 69:5)

Deus conhece a minha situação. Ele não somente sabe sobre a sua situação, mas se preocupa com ela e tem o poder para mudá-la. Ele ama você com amor incondicional. Deus é carinhoso e cheio de empatia. (Sl 103:13-14, Jr 31:3, Rm 5:8)

Deus pode me mudar e a minha situação também. Algumas vezes Ele me muda, algumas vezes Ele muda a minha situação. Nada é impossível para Deus. (Ef 1:19-20, Lc 18:27)

3. ACEITE A OFERTA DE DEUS

A maioria das pessoas crê em Deus, mas isto não é suficiente, é preciso se conectar com o poder de Deus. Como é que me conecto com o poder de Deus? CREIA e RECEBA. Primeiro, eu creio que Deus existe e que Ele me conhece. Então, eu o recebo em minha vida dizendo: “Jesus Cristo, ponha seu Espírito em mim”. (Fp 2:13, II Tm 1:7)

O segundo passo no Caminho Para a Restauração começa com uma pequena palavra: SOCORRO! Quando você dá este passo, a sua restauração não é mais simplesmente um problema de força de vontade, pois Deus diz: “Eu estarei com você”. O que impede você de pedir a ajuda de Deus? (Is 43:2-3)

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

COMO LIDAR COM A ANGÚSTIA DA CRISE EXISTENCIAL?

        Quem sou eu? Qual o sentido da vida? Qual é a razão da minha existência? Qual é o meu propósito de vida?
         Em algum momento ou outro da vida, a maior parte das pessoas se faz essas perguntas. E, muitas vezes, a busca a essas respostas gera ansiedade, angústia e até uma crise existencial, com consequências desastrosas para o futuro da pessoa. Mas, a crise existencial, pode ser uma grande e benéfica oportunidade para o nosso amadurecimento e autoconhecimento.
O ser humano é um ser bio-psico-socio-espiritual/existencial. Então, mesmo que a pessoa não seja religiosa e praticante de uma doutrina de fé (catolicismo, protestantismo, islamismo, espiritismo, budismo, etc), sente-se movida a considerar questões acima das circunstâncias do cotidiano, num outro nível da consciência humana. Questões, ditas existenciais, como: moral, ética, significado da vida, propósito, legado, imortalidade, eternidade.
Então, o alívio do mal estar da angústia existencial está em transcender as questões humanas básicas relacionadas à mera sobrevivência, bem como o individualismo e egocentrismo que mantém o foco no nosso próprio eu para vivenciar uma existência mais altruísta, voltada para valores relacionados ao bem estar social, cidadania, justiça social, defesa de direitos de minorias excluídas e marginalizadas.
Tenho visto as pessoas tornarem-se frequentemente neuróticas quando se contentam com respostas erradas ou inadequadas para as questões da vida. Elas buscam posição, casamento, reputação, sucesso externo ou dinheiro, e continuam infelizes e neuróticas mesmo depois de terem alcançado aquilo que tinham buscado. Essas pessoas encontram-se em geral confinadas a horizontes espirituais muito limitados. Sua vida não tem conteúdo ou significado suficiente. Se tem condições para ampliar e desenvolver personalidades mais abrangentes sua neurose costuma desaparecer.” C. G. Jung

Três dicas para superar uma crise existencial:

1. Tenha uma CAUSA para lutar.
Aquilo pelo qual se faz algo; o que move a agir em prol de algo.

“Qual o valor de viver, se não for lutar por causas nobres e tornar este mundo confuso um lugar melhor para aqueles que viverão nele depois de termos partido? De que outra forma podemos nos colocar em uma relação harmoniosa com as grandes verdades e consolações do infinito e do eterno? E eu confesso minha fé de que estamos marchando em direção a dias melhores. A humanidade não será abatida. Estamos prosseguindo, oscilando bravamente para a frente, ao longo da grande estrada, e já atrás das montanhas distantes está a promessa do sol “. Winston Churchill

2. Tenha um PROPÓSITO para realizar
O propósito de vida é o que orienta nossa trajetória existencial, dando sentido a nossa vida e nos ajudando a alcançar uma existência plena.

“Se quiser ter uma vida plena, prenda-a a um objetivo, não às pessoas nem às coisas.” Albert Einstein

3. Tenha um LEGADO a deixar
Legado é algo transmitido não como herança e transmitido às gerações vindouras.

“Se suas ações criam um legado que inspira outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e tornarem-se mais, então, você é um excelente líder.” Dolly Parton

 

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

SÉRIE CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – PASSO 01

O PRIMEIRO PASSO – O PASSO DA REALIDADE

Reconheço que não sou Deus.  Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer o que é errado, e minha vida está fora de controle.

Como você se sente? Carrega alguma dor? Alguma ferida? Tem algo desmoronando ao seu redor? A realidade é que a vida é difícil. Nós vivemos num mundo imperfeito. Nós somos machucados e ferimos a nós mesmos e aos outros.  É impressionante como o mundo parece bem melhor quando colocamos a nossa vida em ordem.  O Caminho da Restauração foi preparado para ajudar você a reordenar a sua vida. Nós vamos conversar sobre como lidar e como vencer as feridas do passado, os hábitos que estão arruinando a sua vida e as dificuldades pessoais que estão causando dor. Mágoas, hábitos e vícios.

Qual área da sua vida precisa ser restaurada? Qualquer que seja o seu problema, a boa notícia é que os Passos para a Restauração podem ser aplicados a todas as áreas da vida.

Em 1935 um grupo de homens, tomando por base a Bíblia, formularam os “Doze Passos” dos Alcoólicos Anônimos.Hoje existem centenas de grupos ao redor do mundo que usam estes passos aplicados a sua área de restauração. A base de tudo é a Palavra de Deus, pois ela é o manual original de restauração.

Resumimos os doze passos em oito e vamos refletir sobre cada um deles nas próximas semanas. Bem vindo ao Caminho da Restauração, todos precisamos de restauração.

A CAUSA DE MEU PROBLEMA: MINHA NATUREZA PECAMINOSA.

Brincamos em ser Deus quando:

Tentamos controlar nossa imagem. Não queremos que as pessoas saibam como realmente somos, temos medo que elas não gostem do que irão ver, e assim tentamos controlar o que pensam através de máscaras e negando nossas fraquezas.

Tentamos controlar outras pessoas. Pessoas tentam controlar umas as outras e para isto usam de diferentes maneiras para manipular: culpa, medo, elogio, silêncio, ira, choro, ameaça.

 Tentamos controlar nossos problemas. Somos craques em negar que temos problemas. Então, criamos mais problemas, pois, quanto mais os negamos mais eles aparecem e se avolumam.

Tentamos controlar a nossa dor. Podemos nos esconder dela, negá-la, evitá-la ou adiá-la, mas não podemos acabar com ela usando algum tipo de anestésico. Ela acaba se manifestando mais cedo ou mais tarde, pois ela é real. Cedo ou tarde teremos que admitir que não somos Deus e nunca o seremos.

 QUAIS SÃO AS CONSEQÜÊNCIAS DE TENTAR BRINCAR DE DEUS?

Quando tentamos brincar de ser Deus, quatro problemas se manifestam:

Medo – Sentimos medo de que alguém possa descobrir quem realmente somos, que somos falsos, que não somos quem parecemos ser, que não estamos no controle, que não somos perfeitos. (Gênesis 3:10)

 Frustração – Quando tentamos controlar todas as coisas percebemos que é impossível, e a frustração bate a porta. (Romanos 7:21,23; Salmos 32:3)

Fadiga – Tentar controlar tudo traz um enorme gasto de energia. Tentamos esconder nossa dor através de muitas ocupações: trabalho, passatempo, esporte, voluntariado. (Salmos 32:4-5)

 Fracasso – Sempre que tentarmos brincar de Deus, buscando controlar tudo e todos, iremos fracassar. (Provérbios 28:13)

 PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

  1. Se você tivesse o poder para mudar qualquer circunstância da sua vida, o que você mudaria? De que forma sua vida seria melhor?
  2. Se você pudesse medir estes quatro elementos na sua vida – medo, frustração, fadiga, fracasso – qual seria a medida de cada um deles? Qual deles mais afeta seu relacionamento com outras pessoas?

A CURAADMITIR QUE NÃO SOU DEUS SIGNIFICA SABER QUE EU SOU…

  • Incapaz de controlar outras pessoas. Eu sou responsável apenas pelas minhas ações, não pelas ações das outras pessoas.
  • Incapaz de lidar com meus hábitos. Boas intenções não são suficientes para mudar comportamentos e ações danosas. Força de vontade não é suficiente.

É preciso admitir que você precisa de uma fonte de poder além de si mesmo. Você precisa de Deus. Graça é o poder que Deus concede para mudar aos que são humildes. (Tiago 4:6)

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

CELEBRANDO RESTAURAÇÃO | SÃO 15 ANOS DE HISTÓRIA

Não uma história de feitos grandiosos,
Números, patrimônio, sucesso…
É uma história construída com a
história de muitas gentes…
Gente comum, nem heróis, nem heroínas,
Gente cansada e sobrecarregada,
Com vícios, traumas, maus hábitos e comportamentos destrutivos.
História de gente real e corajosa,
Que decidiu não fazer mais,
Mas entregar mais, e assim deixar sua história
Se misturar com a história de Jesus.
E que por isto tem hoje uma história pra contar.
Uma história de gratidão pelo passado,
De esperança para o futuro,
Que hoje celebra restauração.

SÃO 15 ANOS DE HISTÓRIA
História de graça, abstinência, recaídas,
Retornos, reparações, companheiros,
Partilhas, lágrimas e risos, …
História construída um dia de cada vez,
Com as histórias de muita gente que já se foi
De gente que ainda vai chegar,
De gente na liberdade e de gente atrás das grades.
História compartilhada com vulnerabilidade
Com transparência, com dependência de Deus
E de cada companheiro de jornada.
História da graça de Deus
Invadindo a miséria humana,
Transformando pranto em dança,
Solidão em comunidade,
Dor em caminho.

SÃO 15 ANOS DE HISTÓRIA,
COM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR!

A história de Jesus,
A minha história,
A história do CR
Nossa história.
História que começou no coração de Deus,
E que continua um dia de cada vez,
Escrita por mim e por você
Na vida de outras gentes.

SÃO 15 ANOS DE HISTÓRIA…
CELEBRANDO RESTAURAÇÃO.

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

A DEPRESSÃO COMO SINAL DE FALTA DE SAÚDE EXISTENCIAL E ESPIRITUAL

A psicologia, atualmente, reconhece que o homem é um ser bio-psico-sócio-espiritual, ou seja, é um ser constituído de quatro dimensões: corpo – mente (cognição/emoções) – social – espiritual/existencial.

E, o conceito de saúde também mudou. Não é mais simples ausência de doença, mas, segundo o preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. E eu acrescentaria, existencial/espiritual.

A grande maioria, cerca de 80%, dos estados de depressão são resultado do desequilíbrio, da falta de saúde nas dimensões mental – social – existencial, segundo estatísticas da própria OMS.

E nossa sociedade pós moderna, a depressão é em grande parte uma doença existencial. Doença pela falta sentido, significado, propósito de vida, falta de perspectiva de futuro, desesperança.

SINAIS DE CRISE EXISTENCIAL

A crise existencial é natural do ser humano e, quando e resolvida pode representar uma oportunidade de transformação para a pessoa, de ressignificação de vida, de amadurecimento e crescimento pessoal.

Cinco principais sintomas que caracterizam a maioria das crises existenciais.

1. Estresse

Um dos sinais mais comuns de crise existencial. Mesmo a pessoa aparentando ser calma e tranquila, pode estar vivendo interiormente um caos emocional. Um turbilhão de pensamentos pessimistas, que tornam a pessoa extremamente ansiosa e esgotada.

2. Isolamento

Como a sua mente já está imersa em ansiedade, a pessoa busca isolar-se para tentar encontrar um ponto de equilíbrio em seus pensamentos. O cansaço mental também elimina qualquer tipo de vontade de convivência social, como sair com os amigos ou estar na companhia dos familiares.

3. Pessimismo e desânimo

Ideias e pensamentos derrotistas dominam a mente de quem passa por uma crise existencial, principalmente quando decorrente de um acontecimento impactante, como a morte de alguém, a perda de um emprego, atingir determinados anos de vida, entre outros.

Nestas situações, a pessoa tende a refletir sobre a sua vida, questionando os valores e decisões que seguia até aquele momento. Diante dessas perguntas sem respostas, surge a sensação de impotência e angustia.

4. Sentir-se perdido no mundo

Com a existência em reflexão, não sabendo como agir e o medo de um futuro incerto, brotam na alma os sentimentos intensos de incerteza, insegurança e impotência que, caso não corretamente conduzidos, acabarão por levar a um quadro depressivo.

5. Alterações do apetite

A constante ansiedade e nervosismo também provocam alterações de humor, sono e apetite, afetando o estado imunológico da pessoa, abrindo espaço para o surgimento de doenças de natureza alérgica e autoimunes.

Síria Giovenardi|Psicóloga

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

Cultura e Paz é tema da 8ª Conferência Celebrando Restauração

Acontece em Fortaleza  entre os dias 28 e 30 de setembro a 8ª Conferência Celebrando Restauração – Cultura de Paz, realizada pelo Programa Celebrando Restauração-CR – da Igreja Batista Central de Fortaleza- IBC Fortaleza.

A abertura começa às 19h,na na sede da Câmara Municipal de Fortaleza, com a palestra de Cameron Young, fundador do Celebrando Restauração Brasil.  Palestras, seminários e painéis voltados para o tema principal sobre Cultura de Paz acontecerão durante toda a programação. Além disso, estão previstos apresentações artísticas (cordel, teatro, Rap, Forró), depoimentos de transformação de vida e homenagem aos 15 anos do Programa Celebrando Restauração em Fortaleza.

Amostra Cultura de Paz

Pelo 2º ano consecutivo a Conferência do CR contará com um espaço voltado para exposição de projetos sociais e iniciativas que difundem em suas ações a Cultura de Paz. Nos dias 29 e 30 os participantes da Conferência poderão conhecer de perto os seguintes projetos já confirmados: Projeto Metamorfose, Futebol Nova Geração, Agraciados, Amiguinhos de Deus, Amiguinhos do Criador, Fazenda O Caminho, Lar Davis e Ação voluntária Ceia de Natal e Mensageiros da Esperança –Petrolina – PE.

Sobre o Celebrando Restauração

O Celebrando Restauração (CR) é um programa bíblico e equilibrado de grupos de ajuda mútua, criado há mais de 20 anos nos Estados Unidos. Fortaleza foi a primeira cidade brasileira a aderir ao programa que é baseado em 12 Passos (Conhecido mundialmente como os passos do AA-Alcoólicos Anônimos), que pode ajudar as pessoas a superar seus vícios, traumas emocionais, maus hábitos e comportamentos destrutivos. O Celebrando Restauração Cidadania é um braço do CR que desenvolve ações de transformação e reinserção social, junto a pessoas em conflito com a lei, atuando nos Presídios, Centros Socioeducativos (menores infratores) e recebendo pessoas para cumprimento de penas alternativas. A participação nos grupos de 12 passos oferece a estas pessoas, a oportunidade de, à luz dos princípios bíblicos, identificar e admitir suas falhas de caráter e assumir a responsabilidade pessoal sobre suas escolhas e decisões que os levaram à situação em que se encontram. Além de ajudá-las a descobrir opções não destrutivas, que possibilitam uma vida serena e que acena para o futuro.

Desde 2011 o CR Cidadania atua nos principais centros socioeducativos da cidade e também no sistema prisional. Semanalmente mais de 50 voluntários desenvolvem atividades variadas como: dinâmicas de grupo, atividades esportivas, teatro, ensino de princípios bíblicos, ensino da cartilha dos 12 Passos e formação de Grupos de Relacionamentos de partilha onde os internos desses sistemas podem falar sobre suas vidas, sonhos, medos, sentimentos, etc. Neste ano o CR completa 15 de atuação no Ceará e conta uma rede de mais de 100 voluntários em Fortaleza envolvidos diretamente com as ações do programa.

Sobre Cameron Yong

Ele é Mestre em Teologia pela Grand Rapids Theological Seminary e mestre em Psicologia Clínica pela Wheaton College Graduate School (2013). Foi Líder na Igreja Batista Central de Fortaleza durante 20 anos, encabeçou o início do Celebrando Restauração no Brasil. Hoje, Cameron atua como psicoterapeuta de casais e famílias no estado de Illinois nos EUA e dar palestras e treinamentos sobre CR, saúde emocional/psicológico/espiritual, a importância da restauração e a graça na vida cotidiana. Mais informações no site: 8ª Conferência CR – Cultura de Paz  ou pelo fone: (85) 99745-3924. Inscrição no local.

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

SETEMBRO AMARELO

A vida é uma dádiva
Um presente dado, um cuidado acrescentado
E por se tratar de algo bom
Não vale a pena abrir mão desse dom.
Ninguém quer perdê-la
Ninguém quer morrer
O que muita gente quer é acabar com o que faz doer
É delicado saber a causa
Insensato julgar
É preciso aprender a respeitar
E jamais ignorar
Setembro amarelo é um alerta
Estimulando a prevenção
A cor viva, atiça a alegria
E o exercício da empatia
Que nos desperta pra esperança
De mudar aquilo que traz a lembrança
Àquilo que causa dor
Que não é drama ou frescura
Tampouco pra chamar a atenção
Mas algo que dói ao ponto de não ter uma explicação
Falar é a melhor solução!

Por | Aline Xavier
Publicado em Artigos | Deixe um comentário