AMOR, SEXO E COMPULSÃO

O sexo pode se tornar uma compulsão sexual ou emocional relacionada com atividades ou relacionamentos sexuais que progressivamente se tornam destrutivos, comprometendo o senso de valor da pessoa, estudos, trabalho, relacionamento, família e, inclusive, a capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis com as pessoas.

Esta compulsão é conhecida como DEPENDÊNCIA DE AMOR E SEXO. Segundo a literatura DASA, “a dependência de amor e sexo é uma doença progressiva que não pode ser curada, mas, como várias outras doenças, pode ser detida. Ela pode tomar várias formas – incluindo (sem limitar-se a) uma necessidade compulsiva por sexo, dependência extrema de uma pessoa (ou várias) e ou preocupação crônica com romance, flerte ou fantasia. A dependência de amor e sexo leva a consequências cada vez piores se não for cuidada a tempo.” Ela escraviza e torna infelizes homens e mulheres indiscriminadamente, embora de forma diferente.

Nos homens — naturalmente mais estimulados visualmente e constantemente expostos a imagens sensuais na televisão, internet, revistas, filmes — a compulsão caracteriza-se pela luxúria, busca pelo prazer e pela satisfação do desejo a qualquer preço e envolvimento com pornografia.

Nas mulheres, a compulsão sexual caracteriza-se pela dependência extrema de uma pessoa (ou várias) e preocupação crônica com romance, flerte ou fantasia.

O anseio legítimo de ser amada, quando comprometido pela ansiedade pode levar a mulher a usar sua sexualidade de forma inadequada, envolvendo-se em relacionamentos disfuncionais e nocivos para si mesmas. Por trás deste comportamento tão destrutivo está uma mulher insegura, carente e com baixa autoestima, desejosa de ter um relacionamento profundo com alguém para ser amada total e exclusivamente. Mas é possível viver o sexo de forma saudável e, principalmente, restabelecer a conexão perdida com o AMOR, de forma que o relacionamento entre um homem e uma mulher seja sadio, propiciando genuína intimidade, um verdadeiro encontro onde ambos tenham satisfeitos seus mais profundos anseios, não só de satisfação do desejo sexual, mas de compreensão, respeito, romance, companheirismo, amizade, compromisso com o bem-estar do outro, como era o plano original de Deus, cantado por Salomão à sua amada Sulamita, no livro de Cantares, ele diz:“Como és formosa, querida minha, … Como são deliciosas as suas carícias, minha namorada, minha noiva! O seu amor é melhor do que o vinho; o seu perfume é o mais agradável que existe (4: 1,9,10). Ela diz: Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Eu sou do meu amado, e ele me quer. (1:2 e 7:10)

E há muito mais paixão e amor nos oito capítulos de Cantares. Fica aqui o desafio para que você o leia na íntegra. E se você precisa de ajuda nesta área, no Celebrando Restauração temos grupos de apoio para homens e mulheres que lutam com dependência de amor e sexo e desejam escapar da imoralidade sexual para viver a plenitude do amor.

Onde nos Reunimos

CR PEDRAS
Toda segunda-feira, das 19:30 as 21:30 horasLocal: Tenda da Igreja Batista Central
Rua do Cruzeiro, 401 – entroncamento do anel viário e BR 116
Bairro: Pedras
Fone: (85) 3444-3635
E-mail: [email protected]
CR DENDÊ
Toda quinta-feira,das 19:30 as 21:30 horas
Local : Rua do Coqueiros, 29
Bairro : Edson Queiroz
Fone: (85) 3444-3635
E-mail: [email protected]
CR CENTRAL
Toda sexta feira, das 19:30 as 21:30 horas
Local: Colégio Kerigma
Rua Professor Francisco Gonçalves,225 – por trás da Distrivídeo da Av. Antonio Sales
Bairro: Dionísio Torres
Fone: (85) 3444-3635
E-mail: [email protected]

Artigos

1 comment


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *