A AUTOESTIMA E A PROCRASTINAÇÃO

Um aspecto da vida que envolve a autoestima é o que chamamos de procrastinação, ou seja, a tendência em deixar para o dia seguinte o que se pode fazer hoje mesmo.

Os pesquisadores contemporâneos do campo da autoestima enfatizam que a capacidade de se controlar e a autodisciplina constituem fatores que favorecem uma ao autoestima.

A procrastinação nasce de uma falta de autodisciplina. Assim, se você fizer imediatamente o que tem a fazer, a sua autoestima vai aumentar.

Você é um (a) procrastinadora? Para saber, faça o seguinte teste:
Marque um X no que descreve melhor o que você sente e faz.

Nem um pouco

0

Às vezes

1

Com moderação

2

Muito

3

1.    Com freqüência penso comigo mesmo(a) que só vou fazer tal coisa quando tiver vontade.
2.    Irrito-me quando as coisas se mostram difíceis.
3.    Adio os prazos quando não estou com vontade de trabalhar
4.    Prefiro nada fazer a fracassar.
5.    Sou muito crítico (a) com relação a tudo o que faço.
6.    Nunca fico orgulhoso (a) dos meus resultados.
7.    Temo não obter sucesso.
8.    Sinto-me culpado (a) quando penso em tudo o que deveria fazer!
9.    Nunca tenho vontade de fazer as coisas que tenho a fazer
10. Detesto as pessoas que tentam me controlar e me dizer o que devo fazer.
Total

Se tiver obtido mais de 15 pontos, isso significa que você procrastina e a sua autoestima pode ser prejudicada por isso. Então, tome coragem, não deixe para amanhã o que pode realizar hoje.

COMO BLOQUEAR A PROCRASTINAÇÃO?

  1. Colocando a mão na massa! Não espere ter ânimo para começar, ele virá à medida que você progredir no seu projeto.
  2. Faça um plano.
    –  Quando você vai começar?
    –  Por onde você vai começar?
  3.  Divida a tarefa em pequenas etapas de 15 – 20 minutos e vá em frente!
  1. Pense positivo. Identifique as frases negativas que você se diz e substitua-as por afirmações positivas. Por exemplo, em vez de:

Ai, ai…Não estou com a menor vontade de fazer isto!,
Diga:
Vou colocar a mão na massa durante 20 minutos, hoje estou me sentido cheio de energia

5. Reconheça o seu fracasso e parabenize-se interiormente

UM PEQUENO TESTE

Faça duas listas. Numa indique as 5 coisas que você mais tem tendência a deixar para o dia seguinte. Depois, na outra linha, os 5 medos que o(a) impedem de realizá-las.

A palavra MEDO é soletrada assim:

Mania de
Engenhar uma
Desculpa para não
Obrar
(Autor desconhecido)

Fonte: Caderno de Exercícios para Aumentar a Autoestima
Editora Vozes

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