PEGUE A ANSIEDADE PELA BOCA! ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE

 Difícil atravessar as pressões do dia a dia sem sentir ansiedade. Podemos diminuí-la simplesmente incluindo alguns alimentos em nossa dieta:
 

1. Leite morno antes de dormir

Alivia a inquietação e combate a insônia, pois a proteína do leite tem efeitos relaxantes, que acalmam e induzem ao sono.

2. Laranjas

Fonte de vitamina C que reduz o cortisol – o hormônio do estresse.

3. Água

Há estudos que provam que o baixo consumo de água afeta, em média, 25% das pessoas ansiosas, maximizando seus sintomas.

4. Peixes

Os peixes, principalmente o salmão são ricos em ômega 3, um dos ácidos graxos que ajudam a manter o cortisol e a adrenalina sob controle, o que diminui a ansiedade.

5. Peito de peru

Rico em triptofano, aminoácido que dá sinais para o cérebro produzir serotonina, neurotransmissor, que quando em desequilíbrio, provoca ansiedade, irritabilidade, alterações de humor, crises de choro, e etc.

6. Proteínas

Estimulam a produção de noradrenalina e dopamina. Essas substâncias, assim como a serotonina, melhoram o humor, trazendo sensação de bem estar. Boas fontes de proteínas são encontradas nas carnes magras, iogurtes magros, peixes, ovos, derivados lácteos, nozes, soja, lentilhas e feijões.

7. Algas

As algas tem elevado teor de magnésio e triptofano, excelentes no combate à ansiedade.

8. Aveia

Alimento indutor da serotonina, principalmente a aveia em flocos grossos, porque leva mais tempo para ser digerida, e dessa forma, seu efeito relaxante e tranquilizante durará mais tempo.

9. Aspargos

Alguns casos de depressão estão associados a baixos níveis de ácido fólico. O aspargo é um vegetal rico nesse tipo de ácido. Em apenas uma xícara de aspargos, encontraremos 70% dos valores diários de ácido fólico, necessários para uma boa saúde.

10. Amêndoas (nozes, avelãs, castanhas do Pará)

Ricas em óleos saudáveis, vitaminas B2 e E, são ótimos alimentos que diminuem a ansiedade.

11. Abacate

As células cerebrais e os nervos precisam de vitaminas do complexo B para se manterem saudáveis. A deficiência de vitamina B poderá provocar ansiedade. O abacate é fonte importante dessas vitaminas, além da gordura saudável monoinsaturada.

12. Espinafre

13. Chocolate

Talvez, dos alimentos que diminuem a ansiedade, o chocolate seja o mais consumido. Porém, seu alto valor calórico deve desestimular seu consumo em grandes quantidades. Os amargos são os mais saudáveis, mesmo assim, não se deve exagerar.
 

Alimentos que devem ser evitados porque elevam a ansiedade:carboidratos de alto índice glicêmico, frituras, açúcares, bebidas alcoólicas, café em excesso.

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