ORAÇÃO DA SERENIDADE

Somos encorajados a fazermos esta oração enquanto trabalhamos os Doze Passos, pois ela traz princípios muito importantes para nossa jornada de restauração.

Esta oração foi escrita em 1912 por um teólogo americano chamado Reinhold Niebuhr. Ele nasceu em 21 de junho de 1892 nos EUA e foi um teólogo e pensador muito influente que lutou contra o nazismo e defendeu os direitos dos trabalhadores no início do capitalismo. Ele fez esta oração, na sua Igreja ao final da sua pregação dominical. Depois do louvor, um dos membros da congregação pediu a ele uma cópia da oração. Niebuhr deu-lhe seu original escrito a mão. Esta pessoa pegou a oração e a mandou nos seus cartões de Natal daquele ano. Dessa forma a oração da serenidade de Niebuhr entrou rapidamente em domínio público.

Frequentemente esta oração é associada aos Alcoólicos Anônimos. Em 1942, alguém viu esta oração impressa num obituário de um jornal, e a mostrou para Bill, o fundador do AA. Desde então milhares de pessoas em recuperação têm usado esta oração, para se colocarem humildemente diante de Deus, confessarem suas necessidades, e assumirem responsabilidade por suas vidas.

Deus,
Conceda-me a serenidade
Para aceitar aquilo que não posso mudar,
A coragem para mudar o que me for possível
E a sabedoria para discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
Apreciando um momento de cada vez,
Recebendo as dificuldades como um caminho para a paz,
Aceitando este mundo cheio de pecados como ele é, assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;
Confiando que o Senhor fará tudo dar certo
Se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida
E supremamente feliz ao Seu lado na eternidade. Amém.
Reinhold Niebuhr