Passo 4

Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

“Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor.” (Lamentações 3:40 NTLH)

Oração do Passo 4
Querido Deus, o Senhor conhece meu passado, todas as coisas boas e más que fiz. Por isso, peço que me conceda a força e a coragem para listá-las para que possa ficar limpo, enfrentando minha realidade e encarando a verdade. Pôr favor, me dê coragem para estender as mãos às pessoas que o Senhor colocou no meu caminho de recuperação para me ajudar. Obrigado por providenciar estas pessoas para me ajudar a manter o equilíbrio enquanto faço meu inventário. Em o Nome de Cristo que eu oro. Amém.

Versículos do Passo 4
Na fraqueza
“Porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer.” Filipenses 2:13 BV

Na aflição pelo passado
“Quando alguém se faz cristão, tornando-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida!” II Coríntios 5:17 BV

Na carência
“E Ele quem suprirá todas as necessidades que vocês têm, por meio das suas riquezas na glória, por causa do que Jesus Cristo fez por nós.” Filipenses 4:19 BV

Na solidão
Jesus diz: “Estou com vocês todos os dias.” Mateus 28:20 NTLH

Na opressão e aflição
“No Senhor podem encontrar alívio todos os que passam por perseguições e sofrimentos. Ele é um abrigo seguro nas horas de dificuldade!” Salmos 9:9 BV

No medo e na dúvida
“Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver!” Josué 1:9 BV

Na melancolia e na apatia
“Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor; vamos nos alegrar, vamos festejar por causa dele.” Salmos 118:24 BV

Na preocupação
“Deixem com Ele todas as suas preocupações e cuidados, pois Ele está sempre pensando em vocês e vigiando tudo que se relaciona com vocês.” I Pedro 5:7 BV

Lições do Passo 4

Lição –  MORAL
Nesta lição, descobrimos a importância de fazermos um inventário moral de nossas vidas, analisando honestamente nosso passado para identificar todas coisas boas e ruins que aconteceram conosco e que fizemos aos outros, visando identificar sentimentos reprimidos ou negados do passado para que haja restauração.

Lição –  PADRINHO
Esta lição mostra que precisamos de alguém para nos ajudar a praticar os passos e nos encorajar nas possíveis recaídas. O Padrinho/Madrinha deve ser alguém que tenha dado o Passo 3, seja um bom ouvinte e capaz de confrontar em amor. Podemos ter também o parceiro(a) de prestação de contas, alguém do grupo de apoio com quem compartilhamos, ao nível do dia-a-dia, nossa luta com nossa compulsão.

Lição – INVENTÁRIO MORAL
Aqui chega a hora de separar um tempo, pegar papel e lápis e começar a escrever o inventário moral, listando pessoas e situações que nos magoaram, as conseqüências sobre nossa vida e relacionamentos, atitudes, valores e comportamentos, bem como nossa responsabilidade pessoal no ocorrido. Também, devemos registrar as coisas boas, apontando pessoas que nos fizeram bem e a quem devemos ser gratos.