Passo 5

Admitimos para Deus, para nós mesmos e para outro ser humano a natureza exata dos nossos erros.

“Confessem suas falhas uns aos outro e orem uns pelos outros, afim de que possam ser curados”. (Tiago 5:16 BV)

Oração do Passo 5
Querido Deus, sei que perdoaste meus erros e pecados do passado. Obrigado por enviar Teu Filho para pagar o preço por mim, para que meus pecados fossem perdoados. Durante este encontro me ajude a ser humilde e completamente honesto. Obrigado por esse programa e por _________ (o nome da pessoa com quem você está compartilhando seu inventário). Obrigado por permitir que as correntes de meu passado sejam quebradas. Em nome do meu Salvador eu oro. Amém.

Versículos do Passo 5
“Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados.” (Tiago 5:16 BV)

“Vocês estavam mortos em pecados e seus desejos pecaminosos ainda não tinham sido afastados. Então Ele deu-lhes participação na própria vida de Cristo, porque lhes perdoou todos os pecados, e apagou as acusações confirmadas que haviam contra vocês, a lista dos seus mandamentos a que vocês não tinham obedecido. Tomando esta lista de pecados, Ele a destruiu, pregando-a na cruz de Cristo. Deste modo, Deus tirou o poder de Satanás de acusar vocês de pecado e exibiu publicamente ao mundo inteiro o triunfo de Cristo na cruz, onde foram tirados todos os pecados de vocês.”  (Colossenses 2:13-15 BV)

“Se dissermos que não temos pecado, só estamos nos enganando a nós mesmos e recusando aceitar a verdade. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Ele, podemos confiar que Ele nos perdoa e nos purifica de todo erro. E é perfeitamente correto Deus fazer isto por nós, porque Cristo morreu para levar os nossos pecados.”  (I João 1:8-9 BV)

“Pois Deus estava em Cristo, recuperando o mundo para si, não levando mais em conta os pecados dos homens contra eles, e sim apagando-os. Esta é a mensagem maravilhosa que Ele nos deu para transmitir aos outros.”  (II Coríntios 5:19 BV)

“Quem procura esconder seus pecados será sempre um fracasso. Quem confessa e abandona seus pecados será perdoado.” (Provérbios 28:13 BV)

“Sim, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14:12 BV)

“Eu tentei, por algum tempo, esconder de mim mesmo o meu pecado. O resultado foi que fiquei muito fraco, gemendo de dor e aflição o dia inteiro. De dia e de noite senti a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho. O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a ti o meu pecado. Pensei comigo mesmo: “Confessarei ao Senhor como desobedeci às suas leis.” Quando confessei, tu perdoaste meu terrível pecado.” (Salmos 32:3-5 BV)

“Portanto, não há nenhuma condenação para quem pertence a Cristo Jesus.” (Romanos 8:1 BV)

Lições do Passo 5

Lição –  CONFESSAR
Após escrever o inventário, devemos lidar com o que escrevemos. Primeiro devemos confessar nossos pecados a Deus, assumindo a responsabilidade pelos nossos
erros para sermos perdoados e parar de culpar os outros. Fazendo isso, permitimos que Deus cure nossos traumas, vícios e maus hábitos e deixamos de negar nossos sentimentos verdadeiros.

Lição –  ADMITIR
Ao compartilharmos nossos pecados e segredos com outra pessoa, dividimos a dor e a vergonha e ganhamos um aliado que nos ajudará e apoiará no nosso processo de restauração. Lembre-se: restauração não é uma jornada para se fazer sozinho.