Passo 8

Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem prejudicamos e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.

“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” (Lucas 6:31)

Oração do Passo 8
Querido Deus, peço disposição para analisar meus relacionamentos passados e atuais. Me revele as pessoas que ofendi e me dê disposição para lhes pedir perdão e reparar os danos que causei. Também, Deus, me dê a disposição de liberar perdão para os que me ofenderam. Peço que me mostre o momento certo para pôr em prática a ação do Passo 8. Peço tudo isso em o nome de Seu Filho, Jesus. Amém.

Versículos do Passo 8
“Trate os outros como quer que os outros tratem você.”  (Lucas 6:31 BV)

“Sejam amáveis e prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros.”  (Colossenses 3:13)

“Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.”
(Romanos 2:1 NVI)

“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.”  (Lucas 6:37 NVI)

“Perdoe-nos os nossos pecados, tal como nós temos perdoado aqueles que pecaram contra nós.” (Mateus 6:12 BV)

“Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!”  (Romanos 8:31 NTLH)

Lição do Passo 8

Lição –  REPARAÇÃO
Fazer reparações é o princípio do fim de seu isolamento de Deus e dos outros. Você precisa novamente enfrentar suas mágoas, os ressentimentos e as ofensas causadas por outras pessoas ou que você mesmo causou aos outros. Guardar seus ressentimentos não só bloqueia sua recuperação, como também o perdão de Deus para sua vida. Você precisa voltar ao seu inventário. Peça a ajuda do seu padrinho ou parceiro de prestação de contas para fazer suas reparações. Aborde todas as pessoas necessárias de maneira humilde, sincera e honesta. Não espere nada em troca. Não se desculpe. Escolha o momento certo e comece a experimentar as promessas de restauração.