Passo 9

Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando faze-lo implicasse prejudicá-las ou a terceiros.

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto. Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (I João 1:9 NTLH)

Oração do Passo 9
Querido Deus, obrigado pelo seu amor e por sua graça concedida gratuitamente. Ajude-me a seguir seu exemplo ao fazer minhas reparações àqueles a quem ofendi e ao oferecer perdão aos que me ofenderam. Ajude-me a colocar meu egoísmo de lado e a falar a verdade em amor. Peço que me ajude a me concentrar apenas em minha parte, minha responsabilidade em cada assunto. Sei que posso perdoar porque o Senhor me perdoou primeiro. Obrigado pelo Senhor me amar. Em nome de Jesus eu peço. Amém

Versículos do Passo 9
“Portanto, se você estiver diante do altar no templo, oferecendo um sacrifício a Deus, e de repente se lembrar de que um amigo tem alguma coisa contra você, deixe seu sacrifício ali, ao lado do altar, vá e peça desculpas, faça as pazes com ele, depois volte, e ofereça seu sacrifício a Deus.” (Mateus 5:23-24 BV)

“Se alguém disser: “eu amo a Deus”, porém continua odiando a seu irmão, é um mentiroso; porque, se não ama a seu irmão que está bem diante dele, como pode amar a Deus, a quem nunca viu?” (I João 4:20 BV)

“Amem seus inimigos! Façam-lhes o bem! Emprestem a eles! Não se preocupem com o fato de que eles não pagarão de volta. Assim, a recompensa que virá do céu para vocês será muito grande, e verdadeiramente vocês estão agindo como filhos de Deus; porque Ele é bondoso com os mal agradecidos e com aqueles que são muito maus.” (Lucas 6:35 BV)

“Há um ditado assim: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos”. Porém eu digo: Amem os seus inimigos! Orem por aqueles que perseguem vocês!” (Mateus 5:43-44 BV)

“Nunca paguem o mal com o mal. Façam as coisas de maneira tal que todos possam ver que vocês são absolutamente honestos. Não contendam com ninguém. Tanto quanto possível, vivam em paz com todos.” (Romanos 12:17-18 BV)

“Paguem todas as suas dívidas, exceto a dívida do amor aos outros; nunca terminem de pagá-la! Se vocês amarem aos outros, estarão obedecendo todas as suas exigências.” (Romanos 13:8 BV)

Lições do Passo 9

Lição –  PERDÃO
Através da morte de Jesus na cruz, nossos pecados foram perdoados e nossa dívida com Deus paga de forma integral! Jesus exclamou do alto da cruz: “Tudo está completado”.(João 19:30 BLH). Então, você só precisa aceitar o perdão de Deus, perdoar àqueles que lhe ofenderam e perdoar também a si mesmo.

Lição – GRAÇA
Se você entendeu que foi perdoado e aceito por Deus, precisa também entender e receber a graça (favor imerecido) de Deus e, assim, estar pronto a amar e perdoar a quem lhe parece difícil de amar e impossível perdoar. Identifique as pessoas a quem precisa fazer reparações e estenda graça a elas.