Igreja Batista Central de Fortaleza



Pai nosso

por Euriano Sales

Certa vez, os discípulos de Jesus pediram ao mestre para que Ele os ensinassem a orar, talvez eles pensassem que fosse muito difícil, que Deus só ouvisse os letrados, e por isso pediram para Jesus lhe darem um curso intensivo. Como Jesus já vinha ensinando muitas coisas desde o sermão do monte até a parte que ele falou de amar os inimigos, resolveu emplacar mais essa matéria no discipulado. Mas o mestre era muito simples, e o seu ensino não contradizia com sua postura, era simples também, por isso começou logo dizendo:

Primeiro, seja verdadeiro, não seja hipócrita, não queira dar uma de ator, pois o Pai não está atrás de assistir novela, Ele quer apenas ouvir vocês, por isso, nem adianta gritar na igreja, rodar, sapatear, basta vocês irem até o quarto e falar somente com o pai, pois é Ele quem deve ouvir o que vocês tem pra dizer. Ok?

Segundo, oração é uma conversa franca com Deus, então, não precisa imitar as orações dos outros, não existe um dicionário de frases para ser usada em uma oração. Não me venha com um combinado de Senhor + eu creio + porque tudo posso + o diabo está amarrado + porque tu me chamaste para cabeça e não para cauda.. nada disso, o Pai sabe do que vocês precisam, basta pedir, é simples.

Para ajudar a vocês, eu digo que podem orar dessa forma:
Pai nosso que está no céus, santificado seja o teu santo nome - ouviram? comece glorificando a Deus, pois Ele é digno de toda honra e glória.
Venha a nós o teu reino, seja feita tua vontade, assim na terra como no céu - Depois, antes de pedir o que vocês desejam, peça a Deus que seja feita a vontade Dele em vocês. Por favor, não me venha com esse negócio de ordenar, pois Eu não sou menino de recado e com Deus não funciona assim.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje - Ai sim, chegou a hora de dizer o que vocês estão precisando, mas lembre-se, Deus já sabe o que é, e antes vocês já pediram que seja dado conforme a vontade Dele.
Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nosso devedores - Não adianta nada o que foi dito a antes, se quando chegar aqui vocês não tiverem feito o dever de casa. Pra Deus nos dar o perdão, devemos primeiro perdoar os outros, e não me venha dizer que é difícil. Quem aqui conhece a historia de José, filho de Jacó? Ele foi vendido pelos irmãos, foi preso, humilhado, mas mesmo assim perdoou seus irmãos e viveu muito mais feliz. Eu tenho até uma parábola que fala sobre isso, de um rei que perdoou a dívida dos seus servos, mas depois eu conto. (Mt 18:23)
E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal - Pra enfrentar a cilada do diabo, peça ajuda de Deus, não queria fazer por você mesmo, não queira dar uma de forte e enfrentar o pecado, porque basta uma brecha, uma falta de perdão, que o diabo aproveita para fazer você cair.

Entenderam? É por ai… exercite o perdão para com os outros, que o Pai também vai te perdoar.
Ah, e quando forem jejuar, pelo amor de Deus não me apareça aqui com uma cara de sofrido, de fome, ou então se te oferecerem alguma coisa para comer, não saiam dizendo pra todo o mundo ouvir que não pode porque está de jejum. O jejum é como a oração, é algo só entre você e Deus, então lave o rosto, dê um grau no visual e haja normalmente.