Igreja Batista Central de Fortaleza


Amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus


Justiça e sociedade por um sistema carcerário coerente

 “DO AMOR NINGUÉM FOGE”

Na manhã de ontem, 15/05,  Nelson Massambani, líder do  Celebrando Restauração aqui na IBC Fortaleza, esteve no Tribunal de Justiça do Ceará, junto com a Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Ponte, membros do Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública, Secretaria da Justiça do Estado (Sejus), Pastoral Carcerária  e Movimento de Mulheres do Brasil.

foto3

Na ocasião houve a apresentação do projeto que prevê presídios humanizados para o Ceará e a instalação de uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) Juvenil Feminina aqui no estado.

 

“Não temos um sistema carcerário coerente com o que a legislação cita. Temos não só que construir presídios, mas dotá-los de condições de dignidade”          Ministra Cármen Lúcia

 

A  Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Fortaleza (APAC/Fortaleza) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, que tem seu estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal (n 7.210/84). A APAC é uma alternativa viável ao sistema prisional do Brasil e do Mundo.

O objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é recuperar o preso, socorrer as vítimas e promover a justiça restaurativa, reduzindo a reincidência no crime e a redução de custos. Sua filosofia é “matar o criminoso e salvar o homem”.

No último sábado, dia 13/05, a liderança da APAC Fortaleza ofereceu uma feijoada solidária com o fim de angariar fundos para equipar a sede do projeto. Na ocasião você os presentes puderam saber o que é metodologia APAC, sua história, seus objetos e resultados, bem como como se envolver na APAC Fortaleza.

 

COMO SE ENVOLVER NA APAC FORTALEZA

O sucesso da APAC está na força da parceria com a sociedade civil organizada, pois contribuem com ações de atendimento direto aos recuperandos e ações que geram recursos.

  • VOLUNTÁRIO – O trabalho voluntário traduz através de gestos concretos amor constante e incondicional. Os voluntários participam de cursos de capacitação e estágios.
  • SÓCIO-CONTRIBUINTE – Contribuição regular para dar suporte as diversas atividades desenvolvidas na APAC.
  • PROJETOS – Doações e financiamento de projetos específicos da APAC/Fortaleza

 

foto2

 

“Não existe ressocialização sem a sociedade”

APAC FORTALEZA

Sede: Av. Rogaciano Leite, 1650

Contato: (085) 98857-2560 (Ruth Leite|Presidente), (85) 98778-3051 (Nelson Massambani|Vice-Presidente)

E-mail: [email protected] | [email protected]

 

 

 

 

Imagens de Alexandre Lutz

Outras citações:

http://www.politicacomk.com.br/em-fortaleza-carmen-lucia-diz-que-nao-temos-um-sistema-carcerario-coerente/

http://www.oestadoce.com.br/politica/ministra-carmen-lucia-cumpre-agenda-no-ceara