Igreja Batista Central de Fortaleza


Amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus


Pai Nosso

Muito além da religiosidade

 

Uma oração de conotação universal para os brasileiros. Assim é o Pai Nosso, que está sendo trabalhado em um conjunto de sete pregações na Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC), aos domingos, em dois cultos, às 8h30min e às 17 horas. Inserido no Sermão da Montanha, texto clássico que está em Mateus, nos capítulos 5,6 e 7, um texto que até Mahatma Gandhi, que era hindu, tinha como preferido e o carregava consigo, o Pai Nosso é um modelo de oração.

 

No contexto da oração do Pai Nosso, Jesus faz alguns alertas: ao conhecimento das escrituras, sem a necessária misericórdia pelo outro, às vãs repetições, que mais parecem fórmulas ditas várias vezes pelos pagãos, e que o padrão de perfeição a ser buscado é o do prórprio Deus, não dos outros.

 

A oração está sendo esmiuçada em duas dimensões, a Divina e a Humana, respectivamente, vertical e horizontal. Na dimensão divina, há três etapas: O nome de Deus, a vontade de Deus e o reino de Deus. Na estrutura horizontal fica evidenciada a relação de pai para filho, pois são filhos de Deus por adoção aqueles que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador, um Deus que se ocupa do pão, do perdão e da proteção aos homens.