VENCENDO O PASSADO

É possível aprender com as experiências do nosso passado, mesmo as traumáticas, e ser uma pessoa melhor.

Se pensarmos na nossa vida como uma grande viagem, tal como numa viagem real, podemos acabar levando excesso de bagagem. Começamos nossa viagem na infância, seguindo em frente até a idade adulta, colecionando durante o percurso,  experiências que irão compor nossa bagagem emocional.
Quando criança, desenvolvemos certos comportamentos e reações diante das situações da vida que, muitas vezes, serão conservadas e repetidas, mesmo quando nos tornamos adultos.  Algumas das bagagens que acumulamos nos ajudam quando adultos. Outras nos atrapalham e produzem tensão e sofrimento, dificultando o processo de nos tornarmos adultos saudáveis.  Muitas vezes, somos simultaneamente a criança que fomos, vivendo na atmosfera emocional do passado e frequentemente interferindo no presente, e o adulto, que tenta esquecer o passado e viver inteiramente no presente. Apesar de termos crescido, pode existir uma área de nossa vida que não evoluiu.
E o que se espera de uma pessoa madura emocionalmente? Espera-se que assuma a responsabilidade por sua própria vida, tomando suas próprias decisões e satisfazendo as expectativas de um comportamento adulto (trabalho, família). Muitos de nós fazemos isso muito bem, a maior parte do tempo. Outros têm comportamentos adultos misturados com comportamentos infantis (criancices), que refletem velhos padrões de respostas. E uma coisa é certa: quanto maior a soma de questões não resolvidas nos nossos relacionamentos da infância, principalmente com nossos pais, maiores serão as dificuldades nos nossos relacionamentos presentes.
Conhecer nossa criança interior e as experiências passadas que a marcaram é importante no processo de restauração, pois nos permite identificar esses padrões de comportamentos disfuncionais, abandoná-los, corrigi-los e assumir a responsabilidade pelas nossas decisões e escolhas, nos desfazendo do excesso de peso da bagagem emocional da infância.
Permita que Deus, através de Jesus, desligue as reações do seu passado das de seu presente, dando-lhe uma vida nova, passada a limpo, restaurada. Deixe que Ele lhe torne uma pessoa livre que pode viver a vida presente sem a pesada bagagem do passado.
Peça a Ele para lhe dar um entendimento maior de suas experiências. Peça-lhe para que lhe ajude a identificar e abandonar o peso excessivo de sua bagagem de vida.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para VENCENDO O PASSADO

  1. NONATO disse:

    POR VENTURA VOCêS TEM UMA CONGREGAÇÃO NA AV. DA WASHINGTON SOARES, MESMO NO VIADUTO.?PRECISO SABER POIS É O MEU PONTO DE REFERENCIA. OBG
    PRETENDO CONHECER MAIS DO TRABALHO DE VOCÊS.

    • Celebrando Restauração disse:

      Não companheiro, nossos endereços constam no próprio blogue, certo?
      Mas, venha visitar o CELEBRANDO RESTAURAÇÃO?

      Carlinha BX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *