VIVA A VIDA SEM ANSIEDADE

Ansiedade é um mal estar que vem se tornando um dos grandes problemas de nossos tempos, junto com o estresse e a depressão.
Os valores da sociedade contemporânea — valorização do ter e do fazer, status, sucesso, poder, competição,
consumismo desenfreado —  favorecem seu surgimento.
A ansiedade é um conjunto de sintomas relacionados a sentimentos de medo, tensão e perigo, acompanhado de sensações físicas desagradáveis, como, suor frio, falta de ar, coração disparado, boca seca, náusea, entre outros.
Diante de situações novas, desconhecidas ou que representam um desafio para nós, sentir ansiedade é normal. Quem já não sentiu um frio na barriga antes de fazer uma prova, ou no primeiro dia de um trabalho novo?
Mas quando ela se torna muito acentuada e fora de controle, nos enchendo de medos e preocupações que dificultam e paralisam nossa vida, é hora de buscar ajuda, pois, é nesta fase, que se instalam a depressão e as compulsões, formas que a nossa mente encontra de tentar lidar com a ansiedade que toma conta de nós.
Se este é seu caso, hoje, saiba que existe um Deus que se importa com você, deseja o melhor para você e tem o poder de aliviar essa ansiedade ou lhe dar forças para enfrentá-la e superá-la.

DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

1. Exercício físico. Eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.
2. Relaxamento. Hidroginástica, massagem, caminhadas ajudam a relaxar.
3. Controle da respiração. Para reduzir a respiração ofegante e a taquicardia, compasse a respiração e inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Associar com técnicas de relaxamento.
4. Controle do pensamento. Substitua os pensamentos negativos e catastróficos por pensamentos agradáveis que dêem sensação de conforto e segurança; os pensamentos e as falas negativas intensificam a ansiedade.
5. Alimentação. Ingerir alimentos ricos em triptofano, como a banana e o chocolate; chás de passiflora, melissa, camomila e valeriana funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária.
6. Ajuda. Admita o problema e que precisa de ajuda. Há quadros de ansiedade que precisam de suporte medicamentoso e psicológico.
7. Espiritualidade. Descubra o poder de Deus de restaurar sua sanidade e busque um relacionamento pessoal com Ele, deixando-O agir na sua vida.
8. Viver um dia de cada vez. Só podemos lidar com o dia de hoje. O de ontem já vivemos, não há mais o que fazer e o de amanhã, quando chegar, será hoje, novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil nosso viver.

Para saber mais sobre como viver livre da ansiedade: palestra pública, segunda 09/jan às 19:30,R. do Cruzeiro 401,Tenda da Igreja Batista Central e também na  sexta 13/jan,no anfiteatro do colégio Kerigma, à R. Oswaldo Cruz, 3401 (esquina com Tiburcio Frota), Dionisio Torres dia

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas para VIVA A VIDA SEM ANSIEDADE

  1. Norma Lucia disse:

    Boa tarde, conheci uma pessoa que já participou do celebrando e pediu prá que eu entrasse no site , fiquei encantada com todas as palestra…estou passando por momentos muito difícil com minha irmã desde de 2008, já levei em todos os psiquiatra, e n tem remédio que acalmem , um mẽs dois e começam tudo de novo. vivemos só de choro agonia, mais o que nos segura é a fé que temos em Deus, eu queria saber quais são os dias como devo chegar ai, pqe eu e minha irmã cuidamos do nosso pai de 84 anos e da nossa irmã que tem depressão a mais estranha depressão que nem os médicos conseguem descobri.Obrigada…

    Olá Norma,
    Nossa programação acontecem em dois momentos e locais
    CR CENTRAL
    Toda sexta feira, das 19:30 ás 21:30 horas
    Local: Colégio Kerigma
    Rua Oswaldo Cruz, 3401 – esquina com Tibúrcio da Frota
    Bairro: Dionísio Torres
    Fone: (85) 3444-3635/3637
    E-mail: [email protected]

    CR PEDRAS
    Toda segunda-feira, das 19:30 as 21:30 horas
    Local: Tenda da Igreja Batista Central
    Rua do Cruzeiro, 401 – entroncamento do anel viário e BR 116
    Bairro: Pedras
    Fone: (85) 3444-3635
    E-mail: [email protected]

    Temos diversos grupos de apoio entre eles o DEPRESSÃO.
    o CR é um lugar seguro para crescer,para partilhar ,cuidar e ser cuidada .Um local que pode mudar sua vida!
    Venha nos visitar e conhecer mais sobre o Celebrando Restauração.Desde já seja bem vinda !

  2. Irmao Junior disse:

    Gostaria de receber informativos de quando haverá outras palestras ou eventos gratuitos sobre esse assunto: ANSIEDADE.

    • MARCO A. S. MACHADO disse:

      MUITO BOM MESMO , GOSTEI ,PRECISO DE VOCES ,MANDE- ME INFORMAÇÕES POR FAVOR.ESTUDEI NO COLEGIO BATISTA DO RIO DE JANEIRO ,POR ISSO TENHO UM CARINHO TODO ESPECIAL POR VCS.OBG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *