LIVRE-SE DO VÍCIO DA INTERNET

Como seria a nossa vida sem o vício da internet? Como você seria como ser humano caso não ficasse checando mensagens e notícias na rede o dia inteiro?
O objetivo não é retirar as redes sociais da sua vida. Não é para jogar o seu iphone ou laptop no lixo. Estas ferramentas são extremamente poderosas e úteis. Podemos fazer muitas coisas úteis usando estas ferramentas, e elas vêm mudando as nossas vidas de maneira muito positiva. A ideia é simplesmente não ser controlado por elas, e assim ter uma vida mais equilibrada que inclua outras atividades.

Grande-Dia

1. Tenha consciência do seu vício
Mantenha por um dia uma folha e um lápis com você. Anote todos os sites que foram acessados e coloque um traço ao lado do nome anotado para cada vez que você retornar ao site durante todo esse dia. Ao final do dia será possível saber quais são as ferramentas da internet no qual você está mais dependente. Assim fica mais fácil enfrentar o inimigo.
2. Introduza pausas
O vício é algo que a gente faz automaticamente, sem pensar. A partir de agora, cada vez que você se pegar indo checar suas mensagens, pare e faça as seguintes perguntas: Eu realmente preciso fazer isso agora, e por quê? O importante é começar a ter consciência de que o problema existe.
Mesmo que você esteja preso ao seu vício por todo o dia, pare por dez minutos a cada hora de conexão. Saia de perto da máquina que te escraviza. Caminhe por 10 minutos. Alongue o seu corpo. Arrume a bagunça do seu quarto. Beba água. Coma uma fruta. Leia. Converse com alguém. Enfim, faça qualquer coisa que não seja na internet. Quando retornar ao computador, feche o navegador e tente fazer algo não relacionado à internet por alguns minutos.
3. Dê um tempo
Reserve um tempo para atividades fora da internet. Isto significa que durante um período do dia você vai realmente bloquear da sua frente qualquer ferramenta que te permita acessar a internet. Se você deseja se exercitar, reserve um tempo para esta atividade, mesmo que seja apenas 30 minutos, três vezes por semana. Reserve um tempo para passear com seus amigos e familiares e, claro, não leve o seu celular.

Estipule um limite de tempo diário para acesso às redes sociais. Estabeleça uma frequência para acessa-las ao longo do dia. Duas vezes por dia durante quinze minutos, por exemplo. Este limite permite que você continue acessando as redes sociais e sites de noticias ao mesmo tempo em que libera mais tempo para executar outras atividades. Além disso, com limite de tempo você se força a utilizar estas ferramentas da internet tão viciantes de forma mais eficiente e objetiva.
Seja exigente quanto às ferramentas que você usa. Às vezes usamos uma ferramenta da internet apenas porque todo mundo está usando. Muitas vezes elas nem são do nosso interesse.
4. Desenvolva novos hábitos
Toda vez que pensar em acessar a internet, faça algo que você goste, mas que não seja na internet e nem no computador, por pelo menos cinco minutos. Disparou de novo o gatilho pra voltar ao computador? Vá fazer mais um pouco da atividade agradável que você escolheu. Se não fizer isso, você não formará o novo hábito de se tornar independente do vício da internet. Se você tiver recaídas, não desista. Comece de novo e tente ser mais persistente.
Além disso, você pode estipular um “castigo” para cada recaída que tiver. Faça um compromisso com seus familiares que, caso eles te vejam na internet fora do período destinado para isso, você será obrigado a lavar a louça do jantar, por exemplo.
Tenho certeza que entre lavar frigideira cheia de gordura ou ficar um tempinho desplugado, você irá escolher a segunda opção.

                                                                                      fonte : http://www.biologiatotal.com.br/blog/Como+combater+o+v%EDcio+em+internet+e+ganhar+mais+tempo+para+os+estudos-10

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *