12 DICAS ESSENCIAIS PARA SUPERAR UMA CRISE DE ANSIEDADE OU ATAQUE DE PÂNICO

ansiedadeO desconforto causado pela ansiedade está presente no cotidiano de muita gente, sendo uma das principais causas de doenças emocionais. Isso porque nem todos conseguem lidar bem com esse sentimento, podendo ocasionar a dependência química ou comportamentos compulsivos. Mas é possível conviver com a ansiedade. Confira as 12 dicas essenciais para quem precisa aliviar uma crise de ansiedade que o site Wikihow listou:

  1. Pratique a respiração profunda
    Caso esteja sofrendo de um ataque de pânico, é possível que você esteja começando a hiperventilar (respirar mais depressa e mais superficialmente do que aquilo que o corpo precisa). Respirar profundamente pode ajudar a reduzir o estresse e a fornecer oxigênio ao cérebro para aumentar o foco. Tente respirar profundamente, no mínimo, 8 vezes por minuto. Demore 4 segundos para inalar, prenda a respiração por 2 a 3 segundos e demore outros 4 segundos para soltar o ar. Continue a respirar profundamente por vários minutos até poder notar uma diferença em seu relaxamento muscular e na sua clareza de pensamentos
  2. Use diversões cognitivas
    Se você estiver no meio de um ataque de ansiedade, distraia sua mente através de diferentes diversões mentais. Por exemplo, conte os números ímpares de 0 a 100, diga o nome de todos os presidentes do Brasil ou declame seu poema, etc, até se acalmar um pouco.
  3. Pratique o relaxamento muscular progressivo
    Este é o processo de desacelerar através do corpo e de retesar e relaxar cada grupo muscular. Isso tem duas finalidades: forçar a concentração em algo que não seja o medo e, simultaneamente, relaxar seus músculos. Comece com os músculos do rosto e vá descendo até ter relaxado todas as partes do corpo. Enrijeça o grupo muscular por dez segundos. Em seguida, libere a pressão.
  4. Tente “parar e substituir”
    Este é o processo pelo qual você impede seus pensamentos produtores de ansiedade e substitutos por reflexões que tragam felicidade ou paz. Por exemplo, se você estiver ansioso por conta de uma viagem de avião e não puder parar de pensar no que pode acontecer caso a nave caia, impeça tal pensamento imediatamente e substitua-o ao imaginar como serão suas férias com seus amigos.
  5. Use imaginação guiada
    Pense num lugar em que você se sinta em paz e relaxado. Enquanto pensa nesse lugar, continue adicionando detalhes à cena, de maneira a focar toda a sua mente no campo da imaginação.
  6. Reconheça sua ansiedade
    Ainda que deseje reduzir a ansiedade que sente, você não quer ignorá-la. Reconheça que você está com medo. Analise o medo. É um perigo verdadeiro e presente? Provavelmente, você está usando declarações do tipo “e se?” e entrando em pânico com algo que ainda não aconteceu ou que pode não ocorrer. Compreenda que você está sentindo medo, mas que não há nenhum perigo. Retirar o perigo da situação lhe ajudará a relaxar um pouco.
  7. Escreva seus sentimentos
    Se você for suscetível a ataques de pânico, crie um diário para escrever textos que expliquem seus sentimentos. Escreva o que você sente, o que lhe causa medo e por que a ansiedade surgiu. Escrever lhe ajudará a focar seus pensamentos, e reler os textos poderá ajudá-lo a controlar melhor a ansiedade.
  8. Faça algo
    Sentar e ruminar sua ansiedade apenas piorará seu estado e dificultará a superação do pânico. Distraia sua mente e seu corpo ao realizar uma tarefa, seja ela limpar, desenhar, ligar para um amigo, enfim, fazer qualquer coisa que lhe mantenha ocupado. Preferencialmente, faça algo de que você goste.
  9. Use terapia musical
    Crie uma playlist com suas músicas preferidas. Então, quando você tiver um ataque de pânico, escute as músicas e se acalme. Use fones para impedir a intromissão de barulhos externos, para poder se concentrar apenas na música. Enquanto escuta, foque em diferentes instrumentos, no som e nas letras, ou cante a canção. Isso ajudará a parar de pensar nos medos.
  10. Faça um pouco de exercício
    Fazer com que seu corpo se mexa libera endorfinas que são responsáveis pelo aumento da sensação de paz e de felicidade. Exercícios leves, principalmente caminhar, ajudam a relaxar mais que esportes agressivos ou treinos de resistência
  11. Consiga ajuda de um amigo
    Se você estiver entrando no mundo da ansiedade e não conseguir sair dele, ligue para um amigo ou membro da família e peça ajuda. Peça para que ele distraia você e analise seu medo para poder superar a sensação de estresse. Se você for suscetível a ataques de ansiedade, ensine aos amigos como eles devem agir durante uma crise sua. Assim, eles o compreenderão e poderão obter ajuda quando preciso.
  12. Procure um terapeuta
    Se você tiver ataques severos de ansiedade por períodos prolongados de tempo, visite um psicólogo para obter terapia e conselhos. Você pode ter transtorno de ansiedade generalizada ou estar suscetível a outras doenças emocionais. Mas não se preocupe pois podem ser tratados por profissionais especializados. Você pode também receber indicação de um medicamento adequado, caso seja necessário.http://www.ctviva.com.br/blog/12-dicas-essenciais-para-superar-uma-crise-de-ansiedade
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

75 respostas para 12 DICAS ESSENCIAIS PARA SUPERAR UMA CRISE DE ANSIEDADE OU ATAQUE DE PÂNICO

  1. Gabriel disse:

    Muito bom, adorei as dicas, Obrigado por compartilhar!

  2. Rosimeire Costa Moreira disse:

    Tenho crises de depresao a uns 2 anos é orivel não aguento mais peresse que vou morrer presciso de ajuda…..

  3. Confira o artigo que escrevi com o título: Como acabar com a ansiedade facilmente?. Clique no nome do blog.

  4. Maristella disse:

    Muito obrigado pelas dicas,meu trantorno e muitoo forte quase morro de falata de ar to tao triste com essa asiedade mais tenho fe aue Deus vai me cura e as dicas tambem!

    • Celebrando Restauração disse:

      Oi Maristella,
      Isso mesmo! Restauração requer que sejamos persistentes! Não desista!
      Descanse, aprenda a viver um dia de cada vez!

  5. Aline disse:

    Ah um tempo atrás eu me sentia muito mal,nao entendia o pq.do nada eu nao conseguia pensar,eu paralisava me vinha uma angustia no peito..eu achava q ia morrer tinha vontade de chorar mas nem isso eu conseguia.eu achava q tava ficando louca era muito estranho.meu coração acelerava meu pensamento bloquiava e parecia q eu estava sendo sufocada..nunca mais quero sentir isso é horrível.

    • Celebrando Restauração disse:

      Oi Aline,
      Não desista de buscar ajuda, mesmo que seja médica. Onde você mora existe CR?

    • Gabriela disse:

      Oi Aline, tudo bem ?
      Estou passando por isso esses dias, sinto uma angustia forte no peito, falta de ar, parece que vou enlouquecer… As mesmas coisas que você sentia !!!
      Já marquei um Ginecologista pois isso começou no período da menstruação estou a uma semana com os mesmo sintomas que você sentia .
      Marquei também um Homeopata.

      • Daiane disse:

        Olá. Trate logo antes que se torne progressivo. Pesquise por TDPM. Além dela tenho deficiência de progesterona (não aparece em exames, mas se suplemento melhoro muito. Agora estou no anticoncepcional contínuo e antidepressivo, além de terapia e psiquiatra. Infelizmente demorei muito a buscar ajuda e k que era apenas na TPM tomou conta do meu ciclo inteiro. Boa sorte!

      • juliana disse:

        aconteceu comigo do mesmo jeito, uma falta de ar enorme não sei mas o que fazer.

      • Hellida disse:

        Boa noite Aline. Sinto os mesmos sintomas que você. Há um tempo Atrás passei por este transtorno. tratei durante três anos e fiquei boa sem medicamentos. Agora com o assassinato da minha filha, voltou tudo outra vez. É desesperador. A sensação é que vou morrer. Tomando alprazolam 0,5 a noite, mas não resolve muito.

  6. Fernanda Silva disse:

    As orientações que vocês ofertaram foram superválidas e necessárias serem seguidas pelas pessoas que sofrem com ansiedade.
    Muito obrigada.

    • Celebrando Restauração disse:

      Que bom Fernanda!
      Obrigada pelo seu comentário. Um dos nosso objetivos aqui no Blog é tentar não somente transmitir somente informação mas também uma forma de que o leitor possa refletir e de alguma forma ser orientada a buscar ajuda e viver restauração.
      Um abraço nosso!

  7. CaraLegal disse:

    Estou sofrendo de crise de ansiedade tem algumas semanas, é muito ruim passar por isso, eu estou super bem, ai do nada me vem essa angustia, essa tristeza, um aperto no peito, parece que tem algo no meu pescoço me dificultando a respiração, o medo aparece do nada, o corpo fica fraco, parece que vou desmaiar as vezes, os batimentos aumentam do nada e depois param, eu fico muito triste por algum tempo depois que isso acontece, é tudo novo pra mim, esta muito difícil de lidar com isso tudo, no inicio eu achei que era algo físico e fiz inúmeros exames, mas agora estou começando a ver que é um problema da minha cabeça, isso tudo que eu passo está só na minha mente, ela cria tudo isso e me deixa dessa maneira. O próximo passo agora é buscar ajuda psicológica e talvez algum remédio, eu sei que é fácil falar, mas não há nada o que temer, pois o problema esta so na mente, todos os outros sentimentos físicos são totalmente criados pelo cérebro por conta do medo. Ainda estou aprendendo a me acalmar, esta muito dificil, muitas das dicas acima eu já estava seguindo, algumas outras vou incluir na minha lista. Uma coisa que está me ajudando muito é conversar com alguem mais velho, alguém que vc respeite, de preferencia de fora da familia, um amigo, alguém inteligente, que vai te ouvir e falar o que vc precisa escutar. força a todos que estão passando por isso…

    • Celebrando Restauração disse:

      Olá,
      Que bom você está buscando ajuda.
      Continue firme e perseverante em sua jornada de restauração!

    • FERNANDO disse:

      ola cara legal , ja passei por isso e ainda as vezes passo , porem ja me sinto confortavel em saber lidar com situaçãoes de ansiedade .
      procure um livro chamado. VENCENDO O PAÑICO SEM DROGAS .
      vai te ajudar e muito . você não precisa virar escravo de remédios .
      a cura esta dentro de você.
      boa sorte amigo .

  8. Taiza disse:

    Olá moro em são Paulo tenho ansiedade já a mais de 8 anos,sigo tratamento certinho com medicação,mais mesmo assim ainda tenho algumas crises durante o ano,e é horrível dura dias mesmo com medicação,o que posso fazer?

    • Celebrando Restauração disse:

      Olá Taiza,
      Faça contato pelo WhatsApp 85 99745.3924, assim podemos conversar melhor.
      Em São Paulo há CR. Posso lhe passar os contatos.
      Na paz,

      • Déborah Feitosa disse:

        Existe algum grupo CR em Portugal?

      • Angela disse:

        Boa tarde, sou de SP, e alguns meses comecei a sentir crises de ansiedade ou depressão não sei bem ao certo, mas como os demais do nada começo a sentir uma tristeza, uma angústia, ai já vem dor nas pernas, dor no pescoço e ombros, tontura, uma sensação que vou desmaiar, dor de cabeça, etc. Estou fazendo acompanhamento com a Psicóloga e estou fazendo tratamento com um Homeopata. Mas queria entender mais sobre esta doença.

  9. auriser dos santos disse:

    eu tô muito mau não dormir a noite toda tô muito mau meu marido foi embora ai tudo piorou de vês não sei si ISO e ansiedade mi responda

  10. auriser dos santos disse:

    peso ajuda por favor

  11. Leticia disse:

    Descobri que tenho crise de ansiedade no começo desse ano, ja to indo ao terapeuta, mas as vezes ainda tenho essas crises, tô tomando remedio pra melhorar tambem, mas tenho medo de ficar dependente do remedio entao eu nao tomo todo dia e é uma dosagem super baixa tambem. Desde o mês de janeiro que foi quando tudo começou eu fico inventando doenças na minha cabeça, é horrivel. Meu coraçao fica muito acelerado, fico agitada, tenho tremores e falta de ar. Sentir isso é uma das piores coisas do mundo

    • Cecilia disse:

      Melhor tomar a medicação certinha, todos os dias do jeito que o médico manda. Tudo é questão e persistência e saber lhe dar c a situação.
      Eu tomei a medicação um ano, tempo considerado mínimo p o tratamento de transtorno de pânico pelos psiquiatras, lógico que tenho crises ainda, mas raramente e apesar disso ainda bate aquele medo de ter algo grave ou mesmo de morrer. Mas consigo controlar mais a situação e pelo fato de saber o q tenho fica mais fácil me controlar sem ajuda de medicamentos.
      Ainda faço psicoterapia, acho importante p o processo de conseguir contornar situações, como stress, algo que nos desagrada, enfim.
      Desejo boa sorte, sei que n é fácil, mas ele passamos continuar lutando.

  12. Alex Halley disse:

    Oi boa noite . Eu estou passando por uma crise de ansiedade, que comessou do nada , sinto muito medo , medo de morrer a quarquer instante. Sei q ninguem fica pra semente q estamos aki so de passagen mas é muito rui esse sentimento de medo de morrer , calafrios uma hora coração esta muito acelerado outra parece q esta parando de bater , dores no corpo falta de ar dor no peito a boca seca tremedeira . Medo de ficar sozinho ou no meio de muitas pessoas medo de sair pra algum lugar e passar mal e não ter ninguem pra poder ajudar.procurei um psiquiatra estou fazendo tratamento ele me receitou um remedio alprazolan para eu tomar só quando eu estiver em crise , mas as crises estão piorando ficando cada vez mais frequentes. O que devo fazer pra melhorar pra tirar esse medode mim .

    • Celebrando Restauração disse:

      Oi Alex Halley,
      Não podemos fazer intervenções. Como você já faz acompanhamento com um médico, ele é a pessoa ideal para lhe orientar.
      Na paz,

    • lou disse:

      Oi eu tb tenho isso

    • eliane bozzi disse:

      Tambem tenho crises de panico igual a vc, pelo mesmo motivo , medo de morrer sei como e horrivel , faz 8 anos que convivo com isso e aprendi a me ajudar na hora que vem uma crise , e para sentar oi deitar por um hino que vc mais goste no meu caso eu tenho qie chorar um pouco pra aquela coisa ruim sair de dentro, tambem faço a técnica da respiração isso me ajudou 70% e poucos minutos depois me acalmando aos poucos , dia 24 desse mês faz 2 meses que nao tomo nenhum remedio tarja preta nem nada apena chá de alecrim, isse e o meu remédio, durmo bem graças a deus , hoje tenho uma vida 98%normal , nao vou dizer que nao tenho crise , mas quando tenho nao corro mais desesperada tomar rivotril , isso pra mim e como se tivesse ganhado na loteria , espero que vc possa superar suas crises tambem alex

  13. paulo disse:

    Existe CR em maceio alagoas?

  14. Fabiana Tavares de Almeida disse:

    Boa noite! Minha vida mudou totalmente dia um dia para noite, eu que fui uma mulher Alegre, mim deparei com uma situação dessas crises de anciedade, este ano já é a segunda vez que tenho as crises, e mto ruim eu não desejo nem para o meu pior inimigo, encontrei um jeito de amenizar as crises indo as missas de cura e libertação das igrejas católicase, só Deus para nus ajudar😔

  15. Priscilla disse:

    Oi Boa noite tenho crise da ansiedade a 4 anos começou do nada parecia que eu ia morrer fui para o hospital correndo a médica com toda calma me disse para procurar um psicólogo ou um psiquiatra e as minhas crises a maioria é na hora de dormir começa a me dar dor de cabeça aí já começo a sentir o rosto e o braço formigar o coração acelera algumas vezes sai do meu controle já outras consigo controlar e uma sensação muito ruim mais tenho fé que isso vai passar em nome de Jesus.

  16. Nara disse:

    Agora som 02:11 da manha e nao consigo durmi estou tendo ataque de ansiedade parece que vou morrer,sinto uma agunia no peito me da uma tristesa, e ainda estou gravida nao sei oque fazer ….

  17. Nara disse:

    Nao sei oque fazer estou tendo ataque de ansiedade agr sao 02:25 da manha nao consigo durmi nao sei oque fazer sinto uma agunia no peito as vezes meu coraçao acelera me da uma tristeza do nada e nao sei oque poso fazer e estou gravida e sei qie tenho que lutar contra isso mais esta dificio

  18. Taciane Nunes da Silva Sousa disse:

    Boa noite sinto crise constantemente e sempre na hora de dormir preciso de ajudar eu já fui no hospital umas 3 vezes pensando q iria morrer já passei no psicólogo mas me passaram remédio fortíssimo mas parei de tomar por causa do meu serviço estava me prejudicando

  19. Cidimar de Oliveira disse:

    Olá boa noite, eu me chamo Cidimar, estou no meio de uma crise e tem horas que eu penso que estou ficando maluco mais em algum momento do dia fico normal, a situação piora no meio da noite , eu acordo e má da tremedeira, um aperto no peito, uma pressão na cabeça e não consigo mais dormir. Queria uma orientação. Oque faço ?

  20. Hugo disse:

    Boa noite, estou com crise de ansiedade, tudo começou a partir de uma gastrite, coloquei esse problema na cabeça e se tornou nesse grande problema. Todos os dias tem uma coisa q mim perturba, tenho que sentir algo estranho, penso em uma coisa ruim, estou começando a entender esse problema.

  21. Hugo disse:

    Boa noite, estou com crise de ansiedade, tudo começou a partir de uma gastrite, coloquei esse problema na cabeça e se tornou nesse grande problema. Todos os dias tem uma coisa q mim perturba, tenho que sentir algo estranho, penso em uma coisa ruim, estou começando a entender esse problema. Vocês podem mim ajudar?

  22. Hugo disse:

    A ansiedade é muito ruim, estou com esse problema preciso de uma ajuda.

  23. MIRELLY SILVA disse:

    Ola pessoal tenho síndrome do Panico a muito tempo, e hoje controlo mais minhas crises, gostaria de ajudar vcs. Estou criando um grupo pra trocar experiencia é só me chama no zap 81983697930

  24. Ola pessoal tenho síndrome do Panico a muito tempo, e hoje controlo mais minhas crises, gostaria de ajudar vcs. Estou criando um grupo pra trocar experiencia é só me chama no zap 81983697930

  25. RSA disse:

    infelizmente comigo tbm vivo com isso, começou em 2013 daí em diante nunca mais fui a mesma, as crises no começo eram tão fortes que eu sempre parava no hospital e eu sempre com aquela sensação de morte e medo porém, hj consigo me controlar um pouco mais ainda é muito dificil viver dessa forma, mais eu sempre penso q nao posso fraquejar e sei q algum dia esse mal irá me deixar livre. força pra todos nós que convive com esse mal todos os dias.

  26. mari disse:

    ola seu post me ajudou muito, venho tendo problemas com ansiedade e panico desde que tive meu filho a 3 anos, é um sentimento muito ruim que remedios nao tratam, as dicas que recebi aqui me ajudaram muito. muito obrigada, Deus abencoe voces grandiosamente.

  27. ELISANGELA Mousinho disse:

    Gostei muito das dicas.
    Vou praticar.OBRIGADO

  28. Castro disse:

    Ja a 13 anos tenho andado a viver com esse pesadelo de ansiedade pânico medo de ficar sozinha pesso que me ajundem a medicação não me fax nada

  29. Renata Cesar pires disse:

    Oi qual homeopatia vc trata

    • Celebrando Restauração disse:

      Olá Renata,
      Não fazemos indicações diretas de profissionais.
      Aqui tentamos postar mensagens, artigos sobre comportamento, saúde, etc.
      Obrigada por visitar nosso site.

  30. Joao victor disse:

    Eu sinto muita falta de ar oque eu Faço

  31. Wellington Balmant disse:

    Olá tive a primeira crise de panico e ansiedade logo quando completei 21 anos, hj com 36 ainda tenho alguns sintomas e crises de ansiedade e incrivel como os sintomas sao os mesmos com todas as pessoas…as dicas de vcs sao muito boas e nos ajudam muito…um forte abraço a todos.

  32. Carla disse:

    A 1 mês que venho tendo crises de ansiedade, apareceu do nada derepente uma sensação horrível parecendo que eu ia morrer a qualquer momento de coração fui ao cardiologista paguei uma consulta particular de $260,00 diz o eletrocardiograma e o médico disse que não tenho nada no coração e me receitou um remédio de depressão e transtorno de ansiedade, melhorou um pouco, mas mesmo assim tem dias que estou bem estou feliz e tem dias que estou bem derepente fico triste do nada e me vem sensação ruim. Eu creio que Jesus pode me curar dessas crises na preciso de ajuda preciso desabafar falar sobre minhas crises talvez assim eu consiga lidar com ela.
    E consiga diferenciar uma crise de ansiedade .

  33. José António disse:

    Bom dia,
    Há 4 anos que ando com a ansiedade ao meu lado. Tive todas as sensações ruins possíveis e agora que não lhe dou importância tou a superar tudo.
    Procurem um médico e aos poucos as coisas vão passar e melhorar.
    Quem quiser falar pode me ligar que tenho todo o prazer em ajudar.
    Procurem a paz e ajudem sempre quem precisar.
    Bom Ano 2018!!!

  34. Eglison disse:

    Nossa é uma sensação horrivel, tenho crise de ansiedade desse meus 10 anos, só quem passa por isso sabe como é horrível,minha cabeça está a mil, mais o melhor remédio e tentar se acalma, manter o pensamento em outras coisas
    Vamos fazer um grupo no whatsapp pra distrair um pouco meu número é 61 995330081

  35. Gabriela disse:

    Oi Aline, tudo bem ?
    Estou passando por isso esses dias, sinto uma angustia forte no peito, falta de ar, parece que vou enlouquecer… As mesmas coisas que você sentia !!!
    Já marquei um Ginecologista pois isso começou no período da menstruação estou a uma semana com os mesmo sintomas que você sentia .
    Marquei também um Homeopata.

  36. Lucas disse:

    Minha ansiedade me deixa tenso e com dores intestinais, vou tentar usar essas dicas, eu nem consigo respeitar direito, parece que tem uma placa sob meus peitos e a vontade é de chorar até perder o medo

  37. Morena disse:

    Tenho crise de ansiedades com muita frequência. Só quem passa por isso sabe o sofrimento. Coração dispara com uma forte dor no peito, e o ar simplesmente some. Ja fui diagnosticada com infarto psicológico.
    Uma sensação de morte. Já falaram que é psicológico, acho que estou enlouquecendo.

  38. Roberto disse:

    Olá meu nome é Roberto eu tenho crise de ansiedade e tomo fluoxetina e mesmo assim tenho dia q acordo com crise ? O que posso fazer para melhorar Isso?

  39. Lurdes disse:

    Tenho crise de ansiedade,as vezes faço vômito de tanta ansiedade ,o que eu posso fazer pra acabar com isso?

  40. juliana disse:

    faz uma semana que estou sentindo falta de ar, um aperto no peito como se eu fosse morrer. já fui para emergencia duas vezes e eles falaram que é meu sistema nervoso pq faz os exames e eu não tenho nada. só me dão um calmante e venho pra casa mas quando o efeito do remédio passa volta tudo de novo. não sei o que fazer isso ta atrapalhando até no meu trabalho.
    o que faço pra melhorar e acabar com essa falta de ar?

  41. Marcia Alves disse:

    Agora são 02:34 eu não estou conseguindo dormi estou sentindo uma aperto no peito meu coração acelera depois volta ao normal estou com crise de ansiedade tem uns dias já não aguento mais

  42. ALMIRA ANITA RIBEIRO GUIMARAES disse:

    Não aguento mais as crises de ansiedade. Vou seguir os conselhos. São fantásticos. MUITO OBRIGADA.

  43. Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.

    Vou compartilhar com meus amigos

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *