CONHEÇA ATITUDES QUE GERAM ANSIEDADE E APRENDA A EVITÁ-LAS

ansiedadeA ansiedade é capaz de deixar o corpo todo em estado de alerta. O sentimento é necessário para a nossa sobrevivência, assim como o medo, pois faz com que sejamos mais cuidadosos. “O medo é uma reação natural frente a um perigo identificável e visível, enquanto a ansiedade é uma emoção mais difusa, uma expectativa de perigo”, diz o psicólogo especialista no tratamento de transtornos de ansiedade Artur Scarpato. Mas, quando em excesso, a ansiedade atrapalha, deixando a pessoa dispersa ou excessivamente preocupada e inquieta.Veja, a seguir, quais são as atitudes cotidianas que geram ansiedade e saiba evita-las:
1. TER DIFERENTES CONTAS: tanto contas de banco quanto de e-mail. Muitas informações para administrar não favorece quem já tem tendência a ser ansioso.
2. NÃO USAR AGENDA: sem organizar as prioridades, tudo se torna urgente. Quanto mais desorganização, mais ansiedade. E quanto mais ansiedade, mais desorganização. O uso de agenda para anotar os compromissos, torna mais fácil adquirir controle sobre a própria rotina.
3. ESTAR SEMPRE CONECTADO ÀS REDES SOCIAIS: quem é muito ativo nas redes sociais é o tipo de pessoa que fica preocupada com o que os outros vão achar das postagens que fez.
4. TER UMA VIDA SEDENTÁRIA: a prática esportiva regular funciona como uma válvula de escape para a agitação e ajuda a tirar a atenção das expectativas negativas que geralmente são alimentadas pelos ansiosos. Os sedentários, por outro lado, são submetidos diariamente a níveis tóxicos de adrenalina e cortisol que mantem o corpo acelerado, gerando uma série de doenças físicas e emocionais (dores crônicas, hipertensão e complicações coronárias).
5. BEBER MUITO CAFÉ: por conter substãncias estimulantes, o consumo excessivo pode causar sintomas parecidos com os de um quadro agudo de ansiedade. Então, o ideal é não ultrapassar os 200 ml por dia e, sempre que possível, substituir o café por outras bebidas que tenham efeito relaxante, como os chás de camomila, erva-cidreira e erva-doce.
6. DEIXAR TUDO PARA A ÚLTIMA HORA: o hábito de adiar compromissos importantes e deixar para fazer suas obrigações sempre que você se vê na iminência de perder um prazo é um importante fator gerador de ansiedade. Sair para um compromisso em cima da hora pode fazer a emoção disparar, afetando o equilíbrio de todo o organismo.
7. NÃO DESGRUDAR DO SMARTPHONE: o uso contínuo nos distrai de outras atividades e não há nada pior para o ansioso do que chegar ao fim do dia com a sensação de que não rendeu no trabalho.
8. DORMIR MAL: o sono é fundamental para a manutenção da saúde do corpo e das emoções. Quem não consegue dormir ou dorme mal e já acorda cansado fica mais vulnerável a sofrer de depressão ou ansiedade.
9. TER PENSAMENTOS NEGATIVOS: alimentamos a nossa ansiedade a cada vez que temos um pensamento catastrófico, quando nos concentramos apenas nos aspectos negativos de uma determinada situação que estamos vivenciando ou pela qual inevitavelmente vamos passar.

Para ler o artigo na íntegra: http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2013/12/30/conheca-dezatitudes-que-geram-ansiedade-e-aprenda-a-evita-las.htm#fotoNav=1

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para CONHEÇA ATITUDES QUE GERAM ANSIEDADE E APRENDA A EVITÁ-LAS

  1. Isabelly Lima disse:

    Obrigada por falar em ansiedade! Gostaria de ver mais sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *