DICAS PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE EMOCIONAL NO DIA A DIA

Existem muitas iniciativas simples e práticas que podem nos ajudar, no dia a dia, em meio a nossas rotinas, a retomar e manter o equilíbrio emocional diante das situações de estresse, que não podemos controlar ou evitar.

  1. Reserve semanalmente um tempo de solitude e quietude para se conectar consigo mesmo: faça uma caminhada num lugar sossegado, assista um filme divertido, ouça música instrumental, leia poesias, escreva uma mensagem de amor para você mesmo.
  2. Faça uma lista de todas suas preocupações por escrito, amasse o papel e jogue fora.
  3. Mime-se! Dê um presente a si mesmo. Que tal se dar flores?
  4. Abrace alguém ou algo. Uma pessoa, um animal de estimação, um bicho de pelúcia, uma árvore, um travesseiro… Qualquer coisa que faça você se sentir aconchegado!
  5. Desenvolva uma habilidade criativa: pintura, tocar um instrumento, escrever poesia, fotografar, tricotar, bordar. Recorra a ela quando estiver tendo um dia difícil.
  6. Assista a vídeos de gatos fofos, cachorros, pássaros, seja qual for a sua preferência. Os animais fofos sempre transmitem aquela sensação calorosa de que as pessoas precisam. É como se fosse um abraço.
  7. Faça algo por alguém. Uma atitude de altruísmo tira o foco dos nossos próprios problemas, por isso nos faz sentir melhor conosco mesmo. Direciona nossa energia ansiosa para algo útil.
  8. Dê a si mesmo um tempo extra pela manhã para praticar o Passo 11: ler a Bíblia, meditar e orar. Isso ajuda a acalmar e relaxar. Depois, fica mais fácil lidar com a rotina diária.
  9. Mantenha frases e imagens engraçadas no meu celular e as veja sempre que tenha um tempinho livre. É uma forma de acalmar os pensamentos ansiosos.
  10. Em meio às atividades, ao sentir-se tenso e ansioso, faça pequenas pausas. Não precisar levantar e andar por aí, apenas fique sentado, faça exercícios de respiração profunda. Evite o café; tenha à mão uma xícara de chá.
  11. Dê a si mesmo permissão para fazer pequenas coisas que lhe fazem bem e ajudam a relaxar as tensões: sair para almoçar, tomar um sorvete, ouvir suas músicas favoritas, experimentar uma receita nova, ir ao cinema, etc
  12. Mantenha um diário. Escreva seus pensamentos ansiosos, o que está sentindo. Isto ajuda a relaxar, a organizar as ideias, liberar os sentimentos.
  13. Tirar um cochilo ajuda a se desligar do mundo e das pessoas por um tempo. Às vezes você só precisa se desconectar.
  14. Experimente ficar incomunicável: sem celular, sem laptop, sem mensagens de texto, sem e-mails, sem redes sociais, sem visitas em casa. Não vá a nenhum evento e não encontre pessoas. Simplesmente fique em casa e relaxe.
  15. Não tem dinheiro? Sente-se ao ar livre e observe as nuvens se movendo pelo céu, as estrelas, a chuva. Dê a sua mente uma pausa de todos os pensamentos obscuros e estressante.
  16. Tenha um animal de estimação, mesmo que seja um peixinho num aquário. Alimentar, escovar, trocar a água ou a ração, enfim cuidar dele acalma, alivia a ansiedade, diminui o estresse, faz com que você não sinta solidão.
  17. Deixe sua dica nos comentários!
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