PALESTRA AS QUATRO ESTAÇÕES | INVERNO

“Enquanto durar a terra, haverá plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8:22 – NVT)

Na natureza, as estações demonstram o equilíbrio; mas, no que diz respeito às nossas vidas, elas apontam para o tempo de Deus e o seu processo de transformação e restauração da nossa jornada espiritual. As estações seguem um ciclo anual de aproximadamente três meses, cada; e isso acontece graças ao movimento de translação que a terra faz ao longo dos 365 dias do ano. Mas, quando o assunto é jornada espiritual; as transições são mais diversas porque elas atendem ao tempo e ao agir de Deus.

As mudanças são as formas que Deus encontrou de promover um equilíbrio. Ninguém aguentaria um ano inteiro de calor ou de frio. Ninguém suportaria um inverno tão tenebroso e longo; assim como não aguentaria um verão intenso e sem fim. É necessário que existam intervalos (primavera e verão) para trazer alento, descanso e equilíbrio.

Seja qual for a estação que estamos passando, precisamos confiar no nosso Poder Superior Jesus, pois seu poder é maior que a força dos ventos, sua presença traz beleza para a vida, o espírito aquece nossa alma e sua palavra trás luz para nosso caminhar.

Nosso Poder Superior Jesus é capaz de fazer inverno se tornar verão; nem todo fruto é para ser colhido na sua estação, têm flores que não nascem na primavera; é como a chuva no verão.

Inverno, reparo.

Caracterizado pelo frio e pelo vento forte que varre as folhas, a vida, a vaidade, a arrogância, a intolerância… nesta estação, as fontes nutritivas são mínimas e, por isso, é necessário buscar na base fundamental a força para evoluirmos.

Precisamos estocar o indispensável para os dias de inverno. Precisamos do nosso Poder Superior Jesus, de uma rede de apoio, de disciplina, autoconhecimento, alimento espiritual e outros itens…

Quando estamos mais preparados para o tempo frio do inverno, nos tornamos mais acolhedores, mais tolerantes, compreensivos, humildes e atentos ao que pode aquecer nossa alma: o calor humano, por exemplo.

É o tempo no qual temos a oportunidade de dar maior valor às coisas simples e essenciais que são tão rotineiras ao ponto de não conseguirmos reconhecer o seu valor. (pessoas, momentos, lembranças, objetos…).

Podemos até nos divertir na primavera e no verão, nos preparar no outono; mas a estação por meio da qual mais crescemos é o inverno. Porque é nele que nos encontramos mais intimamente conosco.

Não é difícil perceber a chegada do inverno; pois é o tempo das lutas, provações, dor, solidão, dos questionamentos, das crises existenciais. Nele ficamos mais retraídos, falamos menos, ficamos inertes diante das situações, fechados dentro de nós mesmos. No entanto, talvez o maior propósito dessa estação para nossa jornada de restauração seja quebrar a autossuficiência, a arrogância, o orgulho, o isolamento, entre outras características e partirmos para a dependência em nosso Poder Superior Jesus e a interdependência; a final, não é possível caminhar sozinho e se aquecer sozinho no inverno.

“Duas pessoas que se deitam juntas aquecem uma à outra. Mas como fazer para se aquecer sozinho?” (Ec 4:11 – NVT)

Precisamos tomar cuidado para não cairmos na letargia e nos perdemos num ciclo de hibernação solitária e sem sentido. No inverno, tudo fica mais exposto. As árvores, por exemplo, não têm nenhuma folha ou fruto, ficam despidas; e no que diz respeito à nossa vida, ficamos extremamente vulneráveis, expostos e frágeis; mas, é justamente nessa estação que nossas máscaras caem, nossas fachadas ruem e que temos a oportunidade de nos enxergarmos e mostrarmos como somos de verdade, com a finalidade de reparar os danos e ajustar o que for necessário.

No inverno as árvores parecem até que estão mortas; mas aquilo que parece a morte, acaba sendo indispensável para a preservação da sua vida. Assim também é com a vida, parece que não temos mais o que fazer nem para onde ir; entretanto, muitas vezes precisamos nos perder para nos encontrar.

E quando pensamos que chegou a morte; eis que as sementes começam a germinar, as árvores começam a florescer novamente e já não é mais inverno. A primavera está chegando…

Em qual estação você está?

Está preparado para a PRIMAVERA novamente?

O Segredo está na próxima!

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *