COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI!

Em 1955, missionários norte americanos começaram a reunir algumas pessoas no centro da cidade num espaço alugado dando início a história da Igreja Batista Central. Desde o princípio, ainda como uma pequena congregação no centro da cidade, a IBC nasceu com o desejo de fazer diferença na cidade de Fortaleza. Este grupo cresceu e em 1960 compraram uma pequena propriedade próxima ao Centro, situada na rua Gonçalves Lêdo, e mais e mais pessoas foram sendo acrescentadas a este pequeno rebanho.

No ano de 1982 o Pr. Armando Bispo foi convidado para assumir o pastorado desta igreja. Com visão, ele conduziu a igreja em direção a maiores desafios e a igreja cresceu exponencialmente. Por falta de espaço teve início uma fase de peregrinação, a Igreja foi para o Metropolitan Hotel, depois para uma propriedade que se tornou o Colégio Kerigma, e posteriormente para o Colégio 7 de Setembro. Finalmente, em 1996, Deus direcionou a liderança para adquirir o Campus da IBC, onde o primeiro culto debaixo da Tenda foi celebrado em 2003.

Nessa época a igreja já possuía a visão de grupos. A princípio eram separados por áreas de atuação: evangelismo, edificação, apoio... posteriormente se entendeu que essas ações deveriam fazer parte de todos os grupos, foi então que surgiram os Pequenos Grupos, separados por faixa etária.

No final de 2008, Deus permitiu uma profunda inquietação na Liderança da IBC, uma nova visão foi estabelecida: ser uma Igreja de Grupos de Relacionamento. Isto significou, desde o princípio, uma ruptura com o paradigma de uma igreja focada em programações e eventos. Uma intensa reengenharia de processos, agenda, funções e realizações foi iniciada para que a nova visão fosse colocada em foco. Até hoje esse trabalho continua sendo intenso e visa o estabelecimento de uma cultura que depende cada vez menos da estrutura institucional e cada vez mais do mover do Espírito Santo. Esta visão trouxe ênfase aos RELACIONAMENTOS nos Grandes Ajuntamentos e nos Grupos de Relacionamento.

O MOVIMENTO MISSIONAL

Nossos Pastores

Pr. Armando e Heloiza

Pr. José Edson e Edna

Pr. Alcimou e Ana

Pr. Daniel Almeida e Jack

Pr. Hamilton Perninck e Gabriela