Igreja Batista Central de Fortaleza


Amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus


Momento MAPA – Discípulos no Caminho

O DISCÍPULO NO CAMINHO – 01 DE MARÇO

 

• RELEMBRAR
Neste domingo refletimos na primeira parte do livro de I João, compreendemos que a Bíblia é a base para os discípulos no caminho. Em nossa jornada de fé tudo que sabemos, conhecemos, praticamos e professamos precisa ser validado pela Palavra de Deus, escrita, registrada e disponível para definir e autenticar o verdadeiro cristão.

• REFLETIR
A jornada de fé bíblica precisa manifestar a nossa CRENÇA em Jesus através do CONHECER, CONFESSAR e CAMINHAR.

CONHECER: A medida que vamos conhecendo a Cristo somos desafiados a proclamar o amor de Deus. Os discípulos no caminho devem cultivar em seus relacionamentos a comunhão (Solução de Cristo para a solidão) e alegria (Solução de Cristo para o vazio) cf.I João 1:3 e 4.
CONFESSAR: Quando jogamos luz em nossos pecados o diabo não tem mais poder ali. Deus é luz e a nossa comunhão com Ele não nos permite andar nas trevas, os discípulos no caminho encaram seus pecados de frente e sem negação, na confiança de que o sangue de Jesus nos purifica, que Ele é fiel é justo para nos perdoar e pagou por nossos pecados cf.I João 1:7-10.
CAMINHAR: A coerência de dizer que está em Cristo, é comprovada quando andamos como Cristo andou. Nossa jornada de fé requer de nós um comprometimento que demonstre na rotina da vida aquilo que conhecemos e confessamos a Cristo, cf.I João 2:6.

• REPARTIR
O que você precisa cultivar em sua vida para que as pessoas ao seu redor recebam o amor de Deus através de você?
Existe algo em minha vida que está encoberto e preciso colocar luz? Faça isso o quanto antes, procure alguém para abrir seu coração.
Como tem sido o impacto da minha fé na minha rotina?

• MOMENTO MAPA
Leia atentamente 1João 1:1-10. Responda as seguintes perguntas:
O que Deus está me dizendo? O que vou fazer a respeito?

 


 

O DISCÍPULO NO CAMINHO – 08 DE MARÇO

• RELEMBRAR
O amor é um ingrediente tão vital para o ser humano que a falta dele pode causar danos irreparáveis na formação da personalidade. Pessoas mal amadas tem distúrbios emocionais terríveis, sentimentos estranhos e dificuldade de encarar lutas e tribulações da vida. Alguém mal amado manipula, controla demais, tem complexo de vítima e grande dificuldade em confiar em alguém, principalmente, em Deus. João, era chamado de discípulo amado, talvez por isso, deu tanta ênfase no amor. Como discípulos no caminho devemos andar baseados no amor.

• REFLETIR
O amor que procede de Deus é fruto da natureza divina – Deus é amor cf.I João 4:16, Ele nos amou primeiro e nos capacitou a amar. Quando dependemos de um outro amor, ou dedicamos devoção àquilo que não procede de Deus, colhemos tristeza, frustração e derrota.
Em nossa jornada seremos capacitados pelo Espírito Santo para que o nosso amor alcance a maturidade para vencermos o ódio, o maligno e o mundo.

VENCENDO O ÓDIO: Quem anda na luz tem comunhão com o Pai e com os irmãos por isso, não há como sustentar uma atitude de ódio (trevas) quando estamos no Caminho, cf.I João 2:9-11. Se sua vida é marcada pelo ódio, rancor ou ressentimento é tempo de experimentar o amor incondicional de Deus, a medida que recebemos desse amor somos capazes de repartir até mesmo quem nos ofendeu.

VENCENDO O MALIGNO: O inimigo sabe quem somos e quem está em nós. Estaremos descobertos se estivermos revestidos apenas de uma religião. Cristo e a sua Palavra em nós garantem nosso fortalecimento e vitória contra o mundo tenebroso, as obras das trevas. cf.I João 3:8 | I João 4:4 | I João 5:18.

VENCENDO O MUNDO: João descreve o que há no mundo, na sociedade e ao nosso redor que não vem de Deus. São objetos, pessoas, sentimentos, ofertas, filosofias, modo de vida características do sistema mundano falido e passageiro cf.I João 2:16 e 17. Porém, fazer a vontade de Deus é investir para a eternidade, e ter algo permanente, sólido, digno da nossa dedicação e amor.

• REPARTIR
O que no seu dia a dia é identificado como sendo coisa do mal, das trevas, do Inimigo de Deus, anti cristianismo, anti cristo, anticristão?
Você é capaz de perceber os esquemas políticos, sociais, econômicos, culturais, folclóricos que são opostos aos valores do Reino de Deus?
O que você tem feito para resistir a tais esquemas do mundo?

• MOMENTO MAPA
Leia atentamente 1João 2:1-29. Responda as seguintes perguntas:
O que Deus está me dizendo? O que vou fazer a respeito?

 


 

O DISCÍPULO NO CAMINHO – 15 DE MARÇO

 

• RELEMBRAR
Uma das marcas dos discípulos no Caminho é a capacidade de discernir as coisas, não pela presunção humana mas sim pela sintonia com Jesus, base na Palavra de Deus e submissão ao Espírito Santo, somos capazes de distinguir entre o certo e o errado, entre o falso e o verdadeiro, entre o que procede de Cristo e o que vem do maligno.

• REFLETIR
Somos aconselhados por Paulo a por a prova todas as coisas cf.Ts 5:21 e reter aquilo que é bom. A carta de Primeira João os discípulos no Caminho tem o desafio de discernir as seguintes questões:

DISCERNE OS ANTI CRISTOS: João alerta para a brevidade da hora, nos últimos tempos a fúria anti cristã se manifestará, como alertou Paulo cf. 1Tm 4:1 (Muitos abandonarão a fé para seguirem espíritos enganadores e doutrinas de demônios – dentre elas a desvalorização do casamento).
DISCERNE OS UNGIDOS E OS PUROS: Diante do gnosticismo João reafirma que a unção do povo de Deus é suficiente para guiá-los na verdade, sem que alguém precise ensinar, pois o Espírito, usando a Palavra Revelada, ensina a respeito de todas as coisas.
cf.I João 2:28 e 29 e cf.I João 3:1-6
DISCERNE OS FILHOS DO DIABO E OS FILHOS DE DEUS: Na presença do Espírito Santo, cabe a nós discernir, primeiro o nosso próprio coração e a nossa postura de amor em relação aos irmãos, depois nossa postura em relação a reincidência de erros, vícios e pecados que insistimos em cultivar, cf.I João 3:16-24.
DISCERNE O AMOR COERENTE: Nosso coração estará em paz, pela presença do Espírito em nós e pelas ações de amor em direção ao próximo, principalmente na comunhão com a família da fé.

• REPARTIR
Como o discernimento dado pelo Espírito Santo deve impactar minha conduta e forma de enxergar o mundo ao meu redor?

• MOMENTO MAPA
Leia atentamente 1 João 3:1-24. Responda as seguintes perguntas:
O que Deus está me dizendo? O que vou fazer a respeito?