PARA QUEM QUER SE VER LIVRE DE SEU PASSADO
No Passo 4 fomos desafiados a fazer um inventário moral, ou seja, um levantamento e descrição de todos os fatos, erros, mágoas e problemas do nosso passado. Contudo não basta simplesmente escrever o inventário.
Precisamos nos libertar do fardo do passado e de tudo o que ele acarreta — nossos vícios, compulsões e maus hábitos — dando o Passo 5 (Admitimos para Deus, para nós e para outro ser humano a natureza exata dos nossos erros).
Neste Passo, somos desafiados a jogar fora nossas máscaras e contar a verdade sobre nós mesmos a uma outra pessoa. Mas como?
1º CONFESSANDO NOSSAS FALHAS. Precisamos assumir a responsabilidade pelos nossos erros.
2º OBEDECENDO A DEUS. Conhecer e aceitar o que Deus pensa acerca dos nossos pecados, buscando corrigir e modificar nossa vida e caráter.
3º ENTENDENDO QUE NÃO HÁ MAIS CULPA. Deixar de conduzir nossa vida com os olhos no passado com medo das consequências, lembranças ruins, mágoas, ressentimentos, vergonha ou culpa, recebendo o perdão de Deus.
“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” I João 1:9