BLOG

ANSIEDADE, LIVRE-SE DELA

A ansiedade é um mal estar que vem se tornando um dos grandes problemas de nossos tempos, junto com o estresse e a depressão.

Viver na sociedade contemporânea com sua agitada dinâmica existencial: valorização do ter e do fazer, status, sucesso, poder competição, consumismo desenfreado e assim por diante, é condição suficiente para o seu surgimento.

A ansiedade é um conjunto de sintomas relacionados a sentimentos de medo, tensão e perigo, acompanhado de sensações físicas desagradáveis, como, suor frio, falta de ar, coração disparado, boca seca, náusea, entre outros.

Diante de situações novas, desconhecidas ou que representam um desafio para nós, sentir ansiedade é normal. Quem já não sentiu um frio na barriga antes de fazer uma prova, ou no primeiro dia de um trabalho novo?

Mas quando ela se torna muito acentuada e fora de controle, nos enchendo de medos e preocupações que dificultam e paralisam nossa vida, é hora de buscar ajuda, pois, é nesta fase, que se instalam a depressão e as compulsões, formas que a nossa mente encontra de tentar lidar com a ansiedade que toma conta de nós.

ALGUMAS DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE
1. Faça exercício físico. Eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.
2. Reduza o estresse.
 Atividades como hidroginástica, sessões de massagem, caminhadas ajudam a relaxar.
3. Aprenda a controlar a respiração. Para reduzir a respiração ofegante e a taquicardia — compassar a respiração e inspirar lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, estufando a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Associar com técnicas de relaxamento.
4. Evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Substituí-los por pensamentos agradáveis que dêem sensação de conforto e segurança, pois os pensamentos e as falas negativas intensificam a ansiedade.
5. Descubra alimentos apropriados. Ingerir alimentos ricos em triptofano, como a banana e o chocolate, ou cápsulas de triptofano, junto com vitamina B6 e magnésio. Existem ainda os chás de passiflora, melissa, camomila e valeriana que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária.
6. Busque ajuda. Admitir o problema, que ele está fora de controle e que precisa de ajuda para resolver. Consulte um bom médico para avaliar a necessidade de uso de medicação. A psicoterapia também é indicada para ajudar na resolução de conflitos emocionais, uma importante raiz dos quadros de ansiedade.
7. Desenvolva sua vida espiritual. Descubra o poder de Deus de restaurar sua sanidade e busque um relacionamento pessoal com Ele, deixando-O agir na sua vida. Ele se importa com você, deseja o melhor para você e tem o poder de aliviar essa ansiedade ou lhe dar forças para enfrentá-la e superá-la. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7
8. Aprenda a viver um dia de cada vez. Só podemos lidar com o dia de hoje. O de ontem já vivemos, não é mais “hoje”, portanto não há mais o que fazer e o de amanhã, quando chegar, será “hoje” novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil nosso viver.

DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR

1.ANDAR HUMILDEMENTE
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. Lucas 2:12 -14

Difícil é viver em paz quando não estamos dispostos a abrir mão do nosso direito. Paz não combina com dominação, com soberba, com presunção, com altivez e com orgulho pessoal.

2. ASSUMIR A SUA PARTE – (1% é 100%) Rm 2:17-21; Fl 4:7
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1

Toda ofensa é primeiramente contra Deus, depois contra nós outros, desta forma, a indignação maior fica por conta do próprio Senhor que vindicará a nossa causa e cuidará dos resultados e conseqüências


3. NÃO JULGAR – Rm 14:1-21;
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:5-7

A paz não combinam com um espírito crítico. Focar nos erros e nas limitações dos outros não ajuda a promover a paz. Rejeite o espírito crítico e julgador.

4. CONFIAR NA BOA INTENÇÃO – 1Co 13; Mt 5:9
Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor; Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4:1-3

O vínculo da paz exige confiança na motivação do outro e no fato de que Deus está trabalhando na vida de todos nós.

 5.  CELEBRAR AS DIFERENÇAS –
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores; Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Efésios 4:11-13

A paz no Corpo de Cristo depende, do ponto de vista humano, que respeitemos e acolhamos uns aos outros, independentemente de nossas diferentes habilidades e limitações.

6.  FALAR A VERDADE EM AMOR – Ef 4:15-26; Mt 18; Gl 6:1-2; Cl 4:6
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6

A verdade deve permear nossos relacionamentos a fim de não apenas manter estes relacionamentos saudáveis mas, principalmente, para manter saudável o Corpo de Cristo. Saudável e em paz.

7.  RESOLVER O CONFLITO O QUANTO ANTES – Ef 4:26,27;
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti. Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:23-24


O mundo ensina que devemos esfriar a cabeça; o Evangelho ensina que devemos deixar o Espírito esfriá-la. Para que a semente da discórdia não floresça em nossos corações.

8.  ORAR TODOS OS DIAS POR SABEDORIA E PAZ
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4: 4-7

Espíritos moderados prontos a perdoar, a pacificar, a produzir ações de graças. Corações piedosos são frutos de espíritos permeados pela paz de Deus, que excede todo entendimento.

9.  LOUVAR E AGRADECER A DEUS CONSTANTEMENTE – Jo 17:21,23
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15

Gratidão deveria ser a palavra de ordem de nossas vidas, o tempo todo e em todo tempo. Fomos salvos e eternizados em paz com Deus através de Seu Filho, Jesus. Que outro motivo precisamos para adorar a Deus?

10.  SEGUIR E SER EXEMPLO DE PAZ – 2 Tm 2:22;Rm 5:1-2
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Se só temos condições de ensinar o que, antes, aprendemos, jamais poderemos ensinar sobre paz se paz não aprendemos de Deus. “Quando um não quer, dois não brigam”, diz o ditado popular. Somos aqueles que nunca deveriam querer.

NO MEIO DO CAOS, NASCE A ESPERANÇA! |POR ALINE XAVIER

No momento da tempestade, no olho do furacão, só enxergamos o caos e nada mais. É como o efeito dominó, basta uma peça cair, que todas caem em seguida e tudo fica confuso, bagunçado, obscuro, sem perspectiva de como será superar o cenário pós-guerra.
Exatamente o que o mundo enfrenta atualmente com a pandemia do Covid-19. A cada dia a sensação é de que estamos a caminho do penhasco, em razão do impacto que essa tribulação vem causando a humanidade, na saúde pública e na economia.
As autoridades têm se movido incessantemente para tentar conter o avanço do vírus letal, mas ele ainda está em vantagem, fazendo cada vez mais vítimas. Mediante esse panorama a medida mais eficaz para conter a contaminação em massa e superlotar os hospitais, que não têm estrutura suficiente para atender um número elevado de pacientes, é o isolamento social. É senso comum entre todas as autoridades mundiais, que o fato de não transitarmos, evitando aglomerações, os índices de propagação da doença tendem ser amenos.
E diante desse fato, observamos que além de permitir um contato maior com a família, a desaceleração da rotina, a oportunidade de aprender com essa experiência, têm causado “frisson” nas pessoas. Algumas estão sofrendo, porque estão tão acostumadas à rotina frenética de trabalho, deixar o filho na escola, reuniões intermináveis e sem soluções, transito desordenado, que o fato de “parar” ou de mudar os hábitos, gera ansiedade, reclamação, depressão, dor, mal-estar, deixando de lado lições preciosas que estão sendo apresentadas, para que propicie crescimento e fortalecimento de laços, outrora perdidos.
É fundamental que nesses momentos de crise, busquemos forças para superar os traumas e recomeçar sempre que for necessário.
Ciclos assim, nos permitem superar dificuldades e desafios e se fortalecer a partir de situações adversas.
Veja bem, observou-se que a natureza, antes acometida de tantas intervenções humanas, que a prejudicou, exterminou, devastou, agora renasce de modo que, foi contemplado um céu mais limpo, sem o cinza da poluição, na maior metrópole do Brasil, que é São Paulo, os canais da cidade de Veneza, na Itália ressurgiram com muitos tons azuis e até com peixes, com a redução do movimento na orla de Pernambuco, 97 tartarugas-de-pente nasceram e puderam adentrar o mar em segurança.
Os impactos da crise certamente nos frustram e desmotivam, contudo nos oportuniza valorizar as pequenas vitórias e mudar o nosso olhar. Aliás, fazer com que olhemos ao nosso redor e reparemos no outro, na maneira como ignoramos um pedido de socorro, uma pausa para contemplarmos o quão Bom é Deus, que permite-nos viver. Alguns chamam de o poder da resiliência, até concordo sim com o conceito, mas eu diria o poder do arrependimento, do amor, da gratidão e da empatia. Um bom exercício para esse engrandecimento através das lições aprendidas no caos, é observar mais, ser mais atento às necessidades do outro, ao invés de somente às suas.

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem (Romanos 12:21).”

Paz!
Aline Xavier!

REPARAÇÃO – DAR E PEDIR PERDÃO | POR SÍRIA GIOVENARDI

O tempo, a umidade, o mofo, o cupim, incêndios, exposição excessiva à luz do sol, descaso, acidentes, são fatores que podem danificar seriamente uma obra de arte valiosa. Se isto acontecer, para que continue a ser apreciada, ela terá que ser restaurada, “repararada”.

E certamente, por mais que a restauração seja bem feita, o aspecto original nunca será 100% recuperado; a tonalidade da tinta não ficará exatamente como o pintor imaginou e aplicou sobre a tela, um dia.  Às vezes, as marcas de um reparo se tornam, até sinais de amor, como a costura grossa feita à mão pela sua mãe para reparar seu ursinho de pelúcia predileto.  O fato é que num mundo falho, habitado por pessoas falhas, coisas quebram, relacionamentos quebram, confianças quebram, sonhos quebram… e quebram… e quebram.  Eu já fui vítima, e você também.  E aí?  Fazer o quê?  Chorar o leite derramado?  Cauterizar nossos corações?  Esconder nossas dores?  Defender nossos interesses? 

Está na hora de assumirmos uma nova postura, um novo andar.  Está na hora de sermos agentes de “REPARAÇÃO”, onde antes fomos agentes de destruição.  Está na hora de perdoar e pedir perdão, de assumir e não fugir, de fazer o possível em vez de lamentar o impossível.  Hoje queremos aprender sobre “REPARAÇÃO” a partir do Passo 8 que diz:

FIZEMOS UMA RELAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS A QUEM PREJUDICAMOS E DISPUSEMO-NOS A FAZER REPARAÇÕES A TODAS ELAS.

Você tem coragem de voltar no tempo e assumir os seus erros?  Você diz, “Mas já está enterrado, por que levantar de novo?”  Se está enterrado, porque ainda fede?  Não. Não foi enterrado, com a devida cerimônia e condições corretas, só foi abandonado pelos caminhos da vida para continuar fedendo e atrapalhando sua caminhada.  Volte lá, e dê um enterro digno.

PARA PENSAR …

Fazer reparações é o princípio do fim de seu isolamento de Deus e dos outros. Você precisa novamente enfrentar suas mágoas, os ressentimentos e as ofensas causadas por outras pessoas ou que você mesmo causou aos outros.
Guardar seus ressentimentos não só bloqueia sua recuperação, como também o perdão de Deus para sua vida.

Por Síria Giovenardi

PASSO 10 – CONTINUAMOS A FAZER O INVENTÁRIO PESSOAL E, QUANDO ESTÁVAMOS ERRADOS, NÓS O ADMITÍAMOS PRONTAMENTE.

A verdadeira restauração nos faz desejar crescer diariamente em nosso relacionamento com nosso Poder Superior Jesus Cristo.

Quantas vezes você se olha no espelho durante o dia? E ao se olhar, percebendo que seu rosto está sujo, não o limpa imediatamente? Da mesma forma, precisamos constantemente nos olhar no nosso “espelho espiritual”: a Palavra de Deus, a Bíblia. Então, se houver algo de errado, podemos logo corrigir.

O profeta Tiago usa uma ilustração semelhante para nos mostrar que Deus deve ser como um espelho espiritual na nossa vida, quando diz:

Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e se vê como é. Dá uma olhada, depois vai embora e logo esquece da sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem esta lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” Tiago 1:22-25

Então, é sábio fazer regularmente um inventário pessoal, para não deixarmos que nossas falhas se acumulem, comprometendo a restauração já conquistada. Assim, como seria uma tolice passar o dia sabendo que nosso rosto está sujo, não é lógico saber que temos um problema que pode nos levar a uma recaída, e não corrigi-lo imediatamente, confessando a Deus e fazendo as devidas reparações.

Até, podemos nos sentir envergonhados pelas vezes que tivemos que corrigir os mesmos erros que, obstinadamente, se negam a desaparecer. Mas, “se dissermos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus , Ele cumprirá a Sua promessa e nos limpará de toda a maldade.” 1 João 1:8-10

Cada vez que confessamos um pecado, o Senhor o limpa. A nossa vida é como uma lousa da qual se apagou tudo o que estava escrito nela. Os nossos pecados não ficam gravados em nenhum tipo de “lista celestial”.

Mesmo que cometamos os mesmos erros sempre de novo, Deus continua nos perdoando se estivermos verdadeiramente arrependidos.

Alguns aspectos de nossa vida necessitam mais limpeza do que outros. E Deus não se zanga quando retornamos a Ele reiterada vezes. Não é necessário que nos sintamos incomodados. Deus quer que nos aproximemos dEle cada vez que pequemos.

Fonte: Bíblia de Estudo Despertar

Algumas perguntas para seu Inventário Diário

  • Submeti minha vida hoje ao meu Poder Superior Jesus, buscando fazer a sua vontade, confiando que Ele é um Deus amoroso e cuidadoso?
  •  Quais os sentimentos que tive hoje?
  • Como demonstrei meu amor pelas outras pessoas?
  •  Houve algum conflito em meus  relacionamentos hoje? Quais? Qual foi a minha parcela? Devo reparações a alguém?
  •  Agi de maneira desagradável com alguém? Fui ressentido, egoísta, desonesto, medroso?
  •  Como estava a minha serenidade? Alguma coisa aconteceu para que a perdesse?
  •  Percebi alguns “velhos padrões” em minha vida hoje? Quais? Em que preciso mudar?
  •  Estou me preocupando com o ontem ou o amanhã?
  •  O que fiz hoje que não gostaria de ter feito?
  •  Fui bom para mim hoje? Fiquei limpo? Estou levando a vida com leveza?
  • Pelo que posso ser grato hoje

SÓ POR HOJE … eu estarei atento para as mudanças que ainda preciso fazer em minha vida para continuar crescendo.

PASSO 4 – O AUTOCONHECIMENTO LIBERTA

Na caminhada de restauração de Doze Passos, quando chegamos ao Passo Quatro (Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos), somos desafiados a encarar dois aspectos de nossas vidas: nosso passado e o nosso EU interior.
Por que olhar para o passado?
O passado pode nos manter aprisionados a mágoas, rancores, ressentimentos que, como fantasmas, ficam rondando a nossa vida, impedindo que vivamos o presente pleno e construamos um futuro promissor.
Para deixar o passado para trás, devemos identificar os fatos e pessoas que nos machucaram. Feito isso, oramos a Deus, perdoamos a pessoa e enterramos a nossa mágoa e rancor. Também, precisamos identificar as pessoas que magoamos e o que fizemos para magoá-las, orar a Deus pedindo perdão e depois pedir perdão a elas. Assim, nos libertamos de sentimentos de vergonha, remorso e culpa que tanto mal nos fazem.
Por que olhar para nosso EU interior?
Além de um passado sombrio, nossa vida, quando está desgovernada, é devido a nosso EU interior, nossa alma estar prisioneira a emoções descompensadas, pensamentos insanos e falhas de caráter que nos arrastam a comportamentos destrutivos que raptam nossa vida e nos escravizam.
Só somos livres quando somos capazes de nos ver pelo avesso; quando encaramos nossas carências; quando limpamos o lixo da nossa mente, escondido debaixo do tapete; quando levantamos as pedras postas em cima dos buracos da alma; quando tiramos a peneira com que pensávamos tampar o sol causticante da dor.

Só quando encontramos nosso verdadeiro EU assustado e escondido no canto mais escuro do porão e o trazemos para a luz da verdade sobre nós mesmos, tornamo-nos verdadeiramente livres.
Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecado e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.
Efésios 4:22-24

Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do programa Celebrando Restauração

CAMINHANDO LADO A LADO

“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar… Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho.” Eclesiastes 4:9-12 NTLH

Amigos que dão apoio e relacionamentos saudáveis são absolutamente necessários para uma restauração bem-sucedida.
Precisamos de alguém para nos encorajar a praticar os passos e nos apoiar nos momentos de desânimo ou possíveis recaídas. Se estivermos sozinhos, estamos especialmente vulneráveis aos nossos vícios, maus hábitos e falhas de caráter.
Precisamos buscar ajuda e apoio dos outros, formando uma rede de relacionamentos. Isso nos dará forças adicionais, sabedoria e proteção contra nossas dependências e compulsões.
Esse é o papel de um Padrinho/Madrinha, no programa de Celebrando de Restauração.
Há também, o(a) Parceiro(a) de Prestação de Contas que tem um papel importante, no dia a dia da nossa caminhada, pois é com ele que fazemos prestação de contas do nosso progresso.
Enquanto lutamos contra nossos vícios e maus hábitos, geralmente evitamos falar sinceramente sobre nossos problemas com outras pessoas. Entretanto, é importante que busquemos apoio nos relacionamentos que nos ajudarão a enfrentar a verdade.
A sinceridade e a prestação de contas são essenciais à nossa restauração. A influência de amigos verdadeiros e que andam de acordo com a vontade de Deus, nos ajuda a permanecer no caminho correto.
SÓ POR HOJE … eu vou conversar com meu padrinho/madrinha sobre meus segredos, pois sei que eles podem me adoecer se continuarem como segredos.

Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do programa Celebrando Restauração

DE VÍTIMA A SOBREVIVENTE A VENCEDOR(A)

Há pessoas que desde sua infância tiveram uma vida muito difícil, enfrentando dificuldades, lutas, frustrações, decepções, injustiças e perdas.

A vida é como uma rosa, bonita mas com espinhos, fere e pessoas feridas com quem nos relacionamos também nos ferem. E, nem sempre, conseguimos fugir das consequências.
Porém, não precisamos viver a vida machucados e com dor. Podemos escolher como iremos viver e fazer do limão uma limonada. Podemos viver na perspectiva de um ESTADO DE SER, quando nos definimos como “eu sou uma pessoa sofredora”. E quem sofre é VÍTIMA. E vítima é passiva diante da situação de sofrimento. E uma das características mais notáveis do ser humano é sua capacidade
de fazer ESCOLHAS.

Assim, podemos escolher pelo não conformismo e pela não vitimização. Escolher tirar o olhar da dor e olhar para além dela, para o que podemos aprender com ela. Esta escolha com certeza nos faz com que possamos nos mover para a condição de SOBREVIVENTE.

Sair do cárcere da dor não é fácil, mas é possível. Estender o braço e virar a chave; isto é o ponto da virada do jogo, do levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, da caminhada rumo à restauração emocional espiritual, da ressignificação de vida.
E se a pessoa sobrevivente levantar seus olhos e reconhecer que não está abandonada à sua própria sorte, que há um Deus Criador que com ela se importa e que a ama incondicionalmente, ela se torna uma VENCEDORA.

Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do programa Celebrando Restauração

PASSO 3: A ENTREGA

A hora de entregar nossa vida desgovernada por vícios, traumas e comportamentos destrutivos a nosso Poder Superior Jesus Cristo.
Confiar somente em nosso próprio entendimento é a razão pela qual a maioria de nós acaba precisando de restauração. Pôr isso, um grande passo em nossa restauração é a decisão de entregar nossas vidas e vontades ao nosso Poder Superior Jesus Cristo, confiando que Ele fará tudo dar certo, quando reconhecermos que Sua vontade, para nós, é boa, perfeita e agradável.

A humildade para reconhecer esta verdade, o arrependimento de nossos erros e pecados e o reconhecimento de que só Ele pode nos dar uma nova vida são a essência do Passo 3 – VIEMOS A ACREDITAR QUE UM PODER SUPERIOR A NÓS PODERIA RESTITUIR NOSSA SANIDADE.
Depois de termos reconhecido que nossa vida estava fora de controle e nossa impotência para superar os maus hábitos, vícios e comportamentos compulsivos (PASSO 1);
Não perdemos a esperança, porque cremos que Jesus tem o poder para nos devolver a sanidade perdida (PASSO 2);
E com essa esperança e fé aquecendo nosso coração, podemos entregar nossa vida e vontade a Ele, sabendo que o que tiver de ser feito Ele fará (PASSO 3).
É possível que já tenhamos decidido seguir a Jesus, mas, mesmo assim, podemos ainda estar tentando esconder de Deus algumas áreas de nossa vida, reservando-as para alimentar nossa adicção e fazendo coisas contrárias à Sua vontade. Isso é viver uma vida dupla, o que pode nos encher de culpa, vergonha e instabilidade.
Mas ao nos aproximarmos mais de Deus, Ele se aproximará mais de nós. Quando abrirmos as partes escondidas de nosso coração e começarmos a tomar decisões a favor da nossa recuperação, então estaremos mais confiantes de que Deus deseja de nos ajudar.

Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do programa Celebrando Restauração

A ARMADILHA DA INSANIDADE

O Passo 2 nos desafia a crer que só o nosso Poder Superior Jesus Cristo tem o poder de
restaurar nossa sanidade.

Se precisamos da restauração da nossa sanidade, é porque vivemos uma vida regida pela insanidade!
E o que é insanidade? É fazer sempre a mesma coisa, esperando resultados diferentes.
Quando saímos da negação, descobrimos a loucura de  nossa vida marcada por compulsões e sofrimento.
E que isto é resultado de nossas decisões e escolhas insensatas e, principalmente, da nossa tendência a esperar resultados diferentes, mesmo repetindo sempre os mesmos comportamentos e atitudes!

Se você saiu da NEGAÇÃO, pondo em prática o Passo 1, talvez agora você consiga olhar para trás e com sua nova perspectiva perceber quão louca e maluca pode ser a sua vida, quando vivida na prática de vícios, maus hábitos e comportamentos errados — isto é viver “na ativa”.

A desestruturação da sua vida como resultado de viver “na ativa”, faz parte do efeito e da causa da sua compulsão, estabelecendo um ciclo vicioso. Vejamos alguns exemplos:
Uma pessoa passa a beber ou usar drogas para esquecer problemas no trabalho ou em casa; quanto mais se aprofunda no vício da bebida ou da droga, mais terá problemas no trabalho ou em casa, e passará a beber/usar drogas mais ainda.

Outra sente-se inadequada e rejeitada devido à sua baixa autoestima, por isso, incapaz de dizer “não” para não ser mais rejeitada e buscando ser aceita e amada de qualquer jeito, envolve-se em relacionamentos disfuncionais com pessoas com personalidades viciosas, confundindo amor com sexo; a cada relacionamento, mais baixa autoestima e mais necessidade de compensá-la com mais relacionamentos disfuncionais e mais sexo.

Uma pessoa sofre de ansiedade e para aliviar passa a comer ou comprar de forma exagerada; quanto mais come, mais engorda e quanto mais compra mais dívidas contrai, o que aumenta sua ansiedade, levando-a a buscar alívio em mais comida ou mais idas
ao shopping.

O fato de termos a capacidade de reconhecer a nossa vida, vivida sob o domínio das compulsões, vícios e maus hábitos, como uma vida INSANA, demonstra que há ESPERANÇA de uma vida melhor. Quando nos voltarmos para nosso Poder Superior Jesus Cristo, que é suficientemente poderoso para nos ajudar a construir algo melhor, descobriremos que o Seu Poder pode nos devolver a sanidade.

Síria Giovenardi (psicóloga e conselheira cristã; @siriagiovenardi)