PASSO 10 – CONTINUAMOS A FAZER O INVENTÁRIO PESSOAL E, QUANDO ESTÁVAMOS ERRADOS, NÓS O ADMITÍAMOS PRONTAMENTE.

A verdadeira restauração nos faz desejar crescer diariamente em nosso relacionamento com nosso Poder Superior Jesus Cristo.

Quantas vezes você se olha no espelho durante o dia? E ao se olhar, percebendo que seu rosto está sujo, não o limpa imediatamente? Da mesma forma, precisamos constantemente nos olhar no nosso “espelho espiritual”: a Palavra de Deus, a Bíblia. Então, se houver algo de errado, podemos logo corrigir.

O profeta Tiago usa uma ilustração semelhante para nos mostrar que Deus deve ser como um espelho espiritual na nossa vida, quando diz:

Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e se vê como é. Dá uma olhada, depois vai embora e logo esquece da sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem esta lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” Tiago 1:22-25

Então, é sábio fazer regularmente um inventário pessoal, para não deixarmos que nossas falhas se acumulem, comprometendo a restauração já conquistada. Assim, como seria uma tolice passar o dia sabendo que nosso rosto está sujo, não é lógico saber que temos um problema que pode nos levar a uma recaída, e não corrigi-lo imediatamente, confessando a Deus e fazendo as devidas reparações.

Até, podemos nos sentir envergonhados pelas vezes que tivemos que corrigir os mesmos erros que, obstinadamente, se negam a desaparecer. Mas, “se dissermos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus , Ele cumprirá a Sua promessa e nos limpará de toda a maldade.” 1 João 1:8-10

Cada vez que confessamos um pecado, o Senhor o limpa. A nossa vida é como uma lousa da qual se apagou tudo o que estava escrito nela. Os nossos pecados não ficam gravados em nenhum tipo de “lista celestial”.

Mesmo que cometamos os mesmos erros sempre de novo, Deus continua nos perdoando se estivermos verdadeiramente arrependidos.

Alguns aspectos de nossa vida necessitam mais limpeza do que outros. E Deus não se zanga quando retornamos a Ele reiterada vezes. Não é necessário que nos sintamos incomodados. Deus quer que nos aproximemos dEle cada vez que pequemos.

Fonte: Bíblia de Estudo Despertar

Algumas perguntas para seu Inventário Diário

SÓ POR HOJE … eu estarei atento para as mudanças que ainda preciso fazer em minha vida para continuar crescendo.