VIVENDO A LIBERDADE DE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
Prestar atenção nas pessoas é parte de processo de praticar sua presença. Começa com um olhar atento, mas deve ser aprofundado. Para realmente enxergar as pessoas, é preciso que se olhe de dentro pra fora.
O amor é uma escolha. É preciso escolher entrar em relação de amor com as pessoas. A prática da presença das pessoas não pode ser praticada superficialmente. O amor requer interação com pessoas. Passamos a maior parte de nossas vidas misturados uns aos outros e interagindo.
Nem Deus estava contente em assentar-se sozinho no céu. Tornou-se homem, veio ao mundo e participou da vida comum de seus filhos. Ele quis se misturar conosco. Deus expressou sua espiritualidade, entrando em relações humanas, vivendo e morrendo com um de nós. Praticou a presença das pessoas, tornando-se pessoa. Assim também precisamos encontrar maneiras de fazer parte da raça humana, deixando de lado a separação e entregando a nossa parte aos outros.
A qualidade de nossa vida espiritual (lembram-se da palestra da sexta passada?!) não é melhor do que a qualidade de nossos relacionamentos com outras pessoas, e que a forma de nos conectarmos com outras pessoas é um retrato de nossa conexão com Deus.
Não existe separação entre o espiritual e o social. A forma como percebemos e tratamos as pessoas é a mesma como percebemos e tratamos Deus.
Quando alimento amargura, inveja, ódio, raiva ou indiferença em relação a qualquer ser humano, tenho os mesmos sentimentos em relação a Deus e a mim mesmo.
Não há nada como outro ser humano para nos confrontar em relação à nossa fragilidade. De certa forma essa é a função das pessoas. Não fomos criados para a independência, mas para a interdependência, para ajudarmos uns aos outros.
Se reconhecêssemos que dependemos uns dos outros, certamente encontraríamos o centro de todos os nossos problemas pessoais e aos poucos eles seriam resolvidos.
Ninguém pode estar próximo de Deus sem estar próximos das pessoas. Um bom amigo de Deus não restringirá seu amor pelos seres humanos.
Você ama a Deus? Olhe para a pessoa ao seu lado e saberá!
Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros,
pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. Romanos 13:8
Texto adaptado de A Prática da Presença das Pessoas de Mike Mason
Próxima palestra da Série Vida Livre será VIVENDO A LIBERDADE DE UM CORPO SAUDÁVEL ,
com Dr. Mário Barreto.
Sexta, 18, às 19:30 na R. Oswaldo Cruz, 3401, Dionísio Torres – Colégio Kerigma
Segunda, às 19:30, na R. do Cruzeiro, 401 – BR 116, perto do Anel Viário do Euzébio, na Tenda da Igreja Batista Central