Alguns Comportamentos que são considerados virtudes, na verdade, podem esconder distúrbios de comportamento.
Perfeccionismo
O perfeccionismo pode ser uma virtude, mas nem sempre. Costuma atrapalhar os relacionamentos, pois as pessoas se incomodam com nosso jeito crítico, exigente, intolerante, de sermos donos da verdade.
O perfeccionismo exagerado é um forte indicativo de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). A pessoa não consegue ter tranquilidade em sua vida porque deseja que as coisas sejam como ela quer nos mínimos detalhes. Quando algo sai do controle, ela sente-se angustiada e irritada.
“Só bebo socialmente”
Existem pessoas que não sabem se divertir sem ingerir bebida alcoólica. Assim que chega já pede uma bebida, passa o tempo todo de copo na mão, é o último a parar de beber, e, ainda, assim diz que está tudo sobre controle, que sabe quando parar… Este comportamento pode, na verdade, indicar uma característica séria da dependência alcoólica tolerância ao consumo de álcool.
Corpo de modelo
A pessoa não come nada sem ler os rótulos e verificar se as calorias estão dentro da sua dieta e malha desesperadamente para ter o corpo ‘perfeito’. Quando o único propósito de vida de uma pessoa é o emagrecimento, mesmo quando não precisa, ela pode estar evidenciando algum tipo de transtorno alimentar. Tanto a anorexia quanto a bulimia tem como característica a dieta restritiva, os exercícios físicos exagerados e a preocupação em emagrecer, mesmo que a pessoa esteja com peso adequado ou até magra demais.
Mania de limpeza
Quem não gosta de uma casa limpa e arrumada? Mas a preocupação exagerada com limpeza e organização pode ser indício de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Ser eficaz
Existem pessoas que são reconhecidas pela sua eficácia e capacidade de realização, sempre alcançando as metas e os resultados planejados, até mesmo superando as previsões. A eficácia é uma qualidade muito desejada no mercado de trabalho, mas se esse comportamento é o resultado do excesso de preocupação com resultados e sucesso, da necessidade de controle e perfeição sobre as atividades e do famoso “tudo para ontem”, pode ser que, na verdade, a pessoa sofra de transtorno de ansiedade.
Quando uma qualidade passa a causar prejuízos à própria pessoa e às que estão próximas, é hora de buscar ajuda profissional para diagnóstico e tratamento.
Adaptação de: http://www.ctviva.com.br/blog/5-virtudes-que-podem-disfarcar-transtornos-psiquiatricos/