Adquirimos coisas por várias razões. Mas nem sempre a simples necessidade legítima de algo é a motivação.ontentamento são dois aspectos de nossas vidas que podem estar em desequilíbrio gerando em nós duas falhas de caráter a ganância e a inveja que, além de comprometer nossos relacionamentos, também podem ser as raízes de duas compulsões que andam de mãos dadas: as compulsões por compras e dividas.
Comprar algo por impulso… Independentemente da sua utilidade ou significado… Com base no simples desejo de sentir-se melhor consigo mesmo… Aliviar ansiedade e desconforto emocional… Fora da nossa capacidade de pagar… pode se tornar um vício, uma doença de difícil controle, conhecida como COMPULSÃO POR COMPRAS.
O vício de comprar segue o padrão de toda compulsão: aliviar a ansiedade e obter prazer. Os compradores compulsivos tem o consumo como vício, assim como um alcoólatra necessita da bebida.
Quando a pessoa se sente carente, ansiosa, deprimida esbanja dinheiro em algo que não pode pagar. Gasta compulsivamente, contrai dívidas, sente-se culpada, promete que nunca mais fará isto de novo, e apenas repete o mesmo ciclo na próxima vez que o sentimento de “não ser suficiente” aflorar. Começa, então, a viver uma roda viva: entra no cheque especial, faz empréstimos, pede emprestado, deixa de pagar cronicamente contas e compromissos, acumula credores e por aí vai, até afundar em dívidas, se tornar insolvente, muitas vezes arrastando junto a família.
Se você de identifica com este padrão de comportamento, é bom refletir na sabedoria milenar encontrada em Provérbios 17:16: De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?
E na partilha do apóstolo Paulo: Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Filipenses 4:12
Principais sinais indicativos de compulsão por compras
Principais sinais de compulsão por dívidas:
Para saber mais sobre o assunto, às 19:30 nos dias :
29 de junho – na Rua do Cruzeiro, 401
03 de julho no Colégio Kerigma, Rua Professor Francisco Gonçalves, 225 – Dionísio Torres