“Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor”.
Lamentações 3:40 – NTLH
O objetivo de fazermos um inventário moral é ajudar a ver a verdade sobre nossas vidas. A Bíblia diz que a verdade nos liberta. O Quarto Passo nos ajudará a aprendermos sobre nós mesmos, tanto para encontrarmos as coisas boas a nosso respeito, quanto para identificarmos a natureza exata dos nossos erros, a fim de sermos livres. Por isso, somos minuciosos em nosso inventário. O Passo Quatro, servirá de base para os Passos Cinco a Nove. Usaremos as informações encontradas nesse Passo para trabalharmos os próximos passos. Os Grupos Anônimos dizem que esse Passo separa os “homens” dos “meninos”.É necessário muita coragem para sermos verdadeiramente honestos sobre nós mesmos. Por isso, somos destemidos em nosso inventário.
Um inventário é muito mais eficaz quando é escrito. Pois, dessa forma poderemos revisá-lo e nos referir a ele sempre que necessário. Precisamos nos lembrar de que os próximos passos que daremos em nossa caminhada de restauração serão baseados em nosso inventário. Além disso, pensamentos não escritos são fáceis de serem esquecidos, e distrações podem facilmente nos interromper. Quando escrevemos somos capazes de pensar com mais clareza sobre os eventos da nossa vida e também mantemos o foco com mais facilidade. É preciso focar na sua história, em nós mesmos, não nas outras pessoas. Quando começamos a escrever e olhamos para nossos ressentimentos, medos, comportamentos, crenças, alegrias e segredos, veremos que a maioria deles está ligado à outras pessoas ou organizações. Mas o foco será sempre compreender qual é a nossa parcela de responsabilidade, buscando descobrir qual é o nosso papel na situação.
Para fazer o inventário moral, recomendamos separar um tempo. Muito de nós lutam com a procrastinação, especialmente diante de tarefas que nos deixam desconfortáveis. Por isso, precisamos ser práticos e intencionalmente separarmos um tempo para escrevê-lo. Sem uma decisão clara nesse sentido, ficaremos sempre na boa intenção de um dia encontrarmos tempo. É muito importante que encontremos um lugar tranquilo e longe de distrações para escrever o seu inventário moral.
“Se dizemos que não temos pecado, estamos nos enganando , e não há verdade em nós.Mas, se confessamos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.”
(I João 1:8-9 – NTLH)