“Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês Possam ser curados.” (Tiago 5:16 BV)
O PASSO CINCO DIZ QUE: DEVEMOS ADMITIR PARA DEUS, PARA NÓS E PARA OUTRO SER HUMANO A NATUREZA EXATA DOS NOSSO ERROS.
O ato de revelar a nós mesmos de maneira honesta para uma outra pessoa e para Deus, em uma atitude de aceitação e perdão pode mudar nossa maneira de viver. Aprendemos duas coisas com esse Passo:
1. Confessar
2. Sermos honestos e vulneráveis com as pessoas que fazem parte da nossa vida.
ADMITIMOS PARA DEUS – O principal benefício que recebemos é o PERDÃO!
Deus já sabe tudo a nosso respeito. Nada do que vamos confessar poderá supreendê-lO. Mas é importante reconhecermos para Ele a “natureza exata dos nossos erros”.
Quando confessamos nossos erros:
“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:8-9).
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo” (1 João 2:1-2).
“Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.” (Salmo 103:11-12)
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4:32)
ADMITIMOS PARA NÓS MESMOS – O principal benefício que recebemos
é a AUTO-ACEITAÇÃO
Muitas vezes outras pessoas já apontaram nossas falhas e erros, mas isso não foi suficiente para mudarmos. Só quando admitimos, para nosso eu mais profundo, a natureza exata das nossas falhas,encontramos a possibilidade de escolhermos outro caminho. Paramos de nos justificar e/ou apontar o dedo para outros jogando culpa neles. Na honestidade encontramos alívio para nossa dor.
“Eu tentei, por algum tempo, esconder de mim mesmo o meu pecado. O resultado foi que fiquei muito fraco, gemendo de dor e aflição o dia inteiro. De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho. O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a ti o meu pecado.” (Salmo 32:3-4 – BV)
A culpa nos mantém presos ao passado, ela não muda nosso passado mas nos proporciona um presente miserável. Precisamos nos lembrar que Jesus já levou nossa culpa. Hoje em Cristo Jesus não somos culpados, mas sim responsáveis pelos nossos atos e defeitos de caráter.
“Agora, já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.” (Romanos 8:1 – NTLH)
ADMITIMOS PARA OUTRO SER HUMANO – O principal benefício que
recebemos é a LIBERDADE
Quando nos revelamos para outras pessoas em vulnerabilidade, não somente na confissão de pecados, mas sentimentos, pensamentos, necessidades, medos… paramos de querer controlar o que as outras pessoas vão pensar sobre nós. Levamos o Passo Cinco para nossa vida diária. Não mais nos afastamos das pessoas ou nos aproximamos delas de forma errada.
Quando nos escondemos, nos sentimos inseguros e com medo das pessoas, sempre preocupados com a possibilidade de que alguém descobrirá o que estamos escondendo. Quando admitimos para os outros quem somos, esse medo vai embora e nasce a confiança.
O PASSO CINCO NOS TIRA DO PAPEL DE VÍTIMAS E NOS AJUDA A ASSUMIR RESPONSABILIDADE PELAS NOSSAS VIDAS.