ABRINDO MÃOS DOS DEFEITOS DE CARÁTER

as-vezes-e-dificilO Passo 6 diz:  “Dispusemos – nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter”.

Percebemos que os defeitos de caráter são parte de nós. E como dizem no AA:“Estaremos sempre sujeitos a repetir nossos piores defeitos de caráter em situações estressantes”. Neste passo admitimos nossa derrota e nossa necessidade de ajuda. Aprendemos nos dois primeiros passos (Negação e Esperança) a reconhecer  quais defeitos de caráter estão presentes na nossa vida e vemos também a natureza exata deles e como eles afetam a nós mesmos e aos outros.

Abrir mão dos defeitos de caráter é fruto de uma decisão. Recebemos benefícios de nossos defeitos de caráter, eles muitas vezes se tornaram nossa maneira de ser. Nossos defeitos de caráter são “características humanas básicas que foram distorcidas pelo egocentrismo. ” (AA). De certa forma gostamos de alguns dos nossos defeitos, e não temos desejo de renunciá-los, especialmente se eles não causam muitos danos. Preferimos nos acomodar. Por outro lado, mudar nos faz sentir inseguros, pois não sabemos viver de uma outra maneira.  Precisamos encarar este medo, acreditar que Deus nos ama e deseja o melhor para nós. Crer nesse Deus amoroso fortalece nossa disposição de estarmos “inteiramente prontos”.

Não podemos desejar nada menos para nossas vidas do que o padrão que Deus estabeleceu para nós.Mesmo que isso nos pareça impossível, nossa atitude deve ser o desejo de mudar.(Dizer ” Não consigo ainda abrir mão de …” ao invés de dizer “Jamais vou deixar de …”). Precisamos estar inteiramente dispostos a avançar em direção à vontade de Deus em nossas vidas. Não podemos fechar nossa mente para a graça de Deus. Precisamos enfrentar nossos defeitos de caráter sem demora.

PARA QUE REMOVER NOSSOS DEFEITOS DE CARÁTER?

 COMO REMOVER OS DEFEITOS DE CARÁTER?

  1. IDENTIFICANDO  – Precisamos dar nomes aos nossos defeitos de caráter. Mas, somente isso não basta! Identificamos o que nos motiva a agirmos daquela maneira e quais são as consequências para nós e para os outros.

    CONFIANDO NO PROCESSO – Demoramos muitos anos para desenvolver nossos padrões errados de comportamentos. Eles não desaparecerão da noite para o dia. Temos que ser paciente enquanto Deus trabalha em nossas vidas. Nosso papel é nos dispormos para as mudanças continuamente.Buscamos um  crescimento gradual e não uma perfeição instantânea.

Neste passo queremos obter uma nova visão de nós mesmos, da pessoa que queremos ser. Ver esta nova pessoa nos dará ânimo para listar nossos defeitos e esperança de que Deus pode removê-los da nossa vida.

“E então, quando vocês sentirem a sua indignidade diante do Senhor, Ele levantará, animará e ajudará vocês. ” (Tiago 4:10 BV)