No Livro Depressão e Graça de Judith Kemp, relata a experiência da própria autora que caminhou pelas crises de solidão, dor, sofrimento, angústia, culpa, automenosprezo, rejeição e desesperança, mas obteve olhar refrescante da graça de Deus.
É também um relato do plano de Deus e de seu desenrolar neste período de sua vida. É a constatação e a certeza do Seu amor incondicional, quaisquer que sejam as circunstâncias.
Os princípios expostos neste livro são bíblicos e práticos e foram seguidos pela autora para superar a depressão e, assim, são uma mensagem de esperança para quem luta com esta doença emocional.
SERÁ DOENÇA?
A depressão é a doença que mais acomete as mulheres, sendo a terceira mais comum entre a população em geral, segundo a Organização Mundial da Saúde, perdendo somente para as cardiopatias e o câncer.
A depressão tem muitas causas:
Mas, a depressão também pode se desenvolver sem uma causa aparente, mesmo quando a pessoa vive uma vida realizada, em todos seus aspectos.
É uma “doença da alma”. Afeta nossa alma, mas também nossos relacionamentos familiares e sociais, nossa vida profissional e nossa saúde.
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Salmo 42:5,11
As pessoas deprimidas precisam de tratamento medicamentoso, mas também de assistência emocional e espiritual. Atualmente a psicologia moderna reconhece a importância da dimensão espiritual no tratamento de pessoas com problemas emocionais.
UMA PESSOA CRISTÃ PODE FICAR DEPRIMIDA? POR QUÊ?
Alguns gostam de proclamar que a vida com Cristo é livre de dificuldades e problemas. A Bíblia, porém, não ensina isso. Jesus diz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33
Também, vemos na Bíblia, grandes homens de Deus que lutaram com a depressão: Davi, Jó, Jeremias, Elias, Jonas.
Temos tendência de achar que há sempre uma razão para o sofrimento e que ninguém sofre sem motivo.Para os cristãos legalistas, a depressão sempre é consequência de pecado não confessado ou de falta de fé.
Algumas vezes, sim, a depressão é consequência de pecado. Ver as histórias de Caim (assassinato do irmão), Davi (adultério), Jonas (ódio dos ninivitas e desobediência a Deus).
Também, como cristãos, não podemos deixar de considerar a influência de forças malignas. Dentre as curas de Jesus, há a de um homem epilético (doença neurológica) e há a de um homem endemoniado (endemoniado gardareno), cujo comportamento poderia enquadrado como de um homem com sério distúrbio psiquiátrico num surto psicótico.
Aqui, vale ressaltar que não há manifestações demoníacas na vida de um cristão em termos de possessão, mas o diabo pode se aproveitar de uma fragilidade emocional e oprimir um cristão. E quanto a uma pessoa que não é nova criatura em Cristo Jesus, não podemos esquecer que os sinais de possessão demoníaca têm características bem definidas, e que precisamos ter muito cuidado e discernimento de Espírito para rotular uma pessoa de possessa.
COMO MANTER E VIVENCIAR UM RELACIONAMENTO COM DEUS EM MEIO À DEPRESSÃO?
Ele diz: Amo você! E ponto final. Não há condições.
6.Não deixar que os sentimentos de baixa autoestima, inferioridade, desvalorização e desamor pessoal nos dominem, entendendo que nossa verdadeira identidade não é formatada por nós, nem pelos outros ou pelas circunstâncias, mas por quem somos para Deus: resgatados, perdoados, amados, salvos, adotados como filhos.
Sou o que sou pela graça de Deus. ICo 15:10
Culpa é outra grande aflição experimentada por uma pessoa com depressão. É muito importante que esta pessoa encontre alívio para seus sentimentos de culpa. Também, é preciso diferenciar a verdadeira culpa da falsa culpa.
Falsa culpa = quando assumimos a responsabilidade por um acontecimento que julgamos de forma irracional ter contribuído de alguma forma para que acontecesse.
Verdadeira culpa = desobedecer à Palavra de Deus.
Como diferenciar? A ação do Espírito Santo de nos convencer do pecado, não produz culpa, mas sim, arrependimento para confissão e perdão. Sl 32:3,4,5 e 1Jo 1:9. E o Espírito Santo nos convence de pecados específicos. A falsa culpa tem uma natureza difusa, generalizada, inespecífica que nos atormenta; isso acontece exatamente porque ela é falsa, pois é produzida por Satanás, o acusador.
Extraído do livro Depressão e Graça – Judith Kemp