REPARAÇÕES: COMO PREJUDICAMOS OUTRAS PESSOAS?

imagesPASSO 08 – FIZEMOS UMA RELAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS A QUEM PREJUDICAMOS E DISPUSEMOS – NOS A FAZER REPARAÇÕES A TODAS ELAS.

“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. ”
(Lucas: 6:31)

  Identificar os danos que causamos e a quem causamos, bem como as pessoas que nos prejudicaram, foi o que aprendemos com a lição anterior. Aprendemos que é necessário fazer uma lista, dando nomes, seja pessoas ou instituições/lugares.  Hoje vamos compreender melhor o que significa ter disposição para fazer reparações.

Você já se questionou de que forma prejudicamos outras pessoas? Veja alguns exemplos: Prejudicamos outas pessoas quando causamos dano físico, moral, relacional, mental, emocional ou espiritual. Examinaremos também como nossos traços de personalidade prejudicaram ou incomodaram outras pessoas. Para melhor compreender como prejudicamos outras pessoas, nos colocamos no lugar delas. Buscamos sentir como elas se sentiram.

FAZER REPARAÇÕES SIGNIFICA:

Mas atenção: Nesse passo é muito importante a ajuda de um padrinho/madrinha. Fazer reparações sem a orientação deles e sem planejamento pode terminar causando ainda mais prejuízo. É preciso que você converse honestamente sobre cada uma das reparações de sua lista e ele (a) lhe ajudará a olhar para cada situação. Alguns de nós têm a tendência de negar qualquer responsabilidade, enquanto outros carregam a culpa por qualquer situação. Ao conversarmos com o padrinho/madrinha, as percepções erradas começarão a desaparecer e encontraremos mais clareza para praticar este Passo.

No Passo Oito percebemos a nossa necessidade de fazermos reparações – damos fim ao nosso isolamento e restauramos nossos relacionamentos.