SUPERANDO AS CRISES NOS RELACIONAMENTOS

Esta semana iniciamos a série de palestras púbicas, cujo tema é Superando as Crises nos Relacionamentos.

Crises… você já teve crises em seus relacionamentos? Com pessoas que você ama? Pais, irmãos, parentes, namorado (a), marido, esposa, filhos, etc. Todos nós temos marcas que impactam nossas vidas diariamente.

Somos diferentes fisicamente, até de pessoas que possuímos laços de sangue, nossa família. Os comportamentos, as formas de agir, de perceber as situações, os ritmos para reagir, contribuem para o surgimento de conflitos. Conflitos geram crises. Já se perguntou, por exemplo, em um relacionamento de amizade muito íntima, o que fazer quando nenhuma das partes ofendeu diretamente a outra? Muitas vezes, é só um engano não resolvido que assumiu maiores proporções. Se as divergências não forem tratadas adequadamente, permanecerão por muito tempo e terão efeitos extremamente desagradáveis. Todos podemos citar exemplos de conflitos em famílias, em igrejas e em organizações que se tornaram fora de controle e dividiram grupos inteiros, deixando cicatrizes duradouras. E aí, surge outra indagação: Como superar tudo isso, se precisamos viver e estar com as pessoas, uma vez que a crise pode ser evitada, esvaziada e resolvida?

A Bíblia diz em Eclesiastes 4: 9,10 e 12: “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria a um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três dobras é difícil de arrebentar. ” Ou seja, o tempo todo estamos nos relacionando e precisamos das pessoas para nosso convívio e apoio em nosso processo de restauração.

No entanto, devido às diversidades de personalidades, gênios, forma de pensar com que cada um foi criado, precisamos aprender a entender como nos relacionar de forma saudável, onde nesse ambiente sempre haja amor, respeito, doação, fé, coragem, perseverança, responsabilidade e muito mais. Certamente, as diferenças sempre farão parte, e a nossa responsabilidade é cuidar de nós mesmos, dos nossos sentimentos para não criar raiz de amargura. Exerça sempre o perdão! O autor Philip Yancey, diz: “O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor”.
Não deixe o tempo passar, acreditando na famosa frase “o tempo cura”. Na verdade, o tempo só aumenta a dor e amargura. Muitas das vezes queremos resolver tudo do nosso jeito, mas, precisamos aprender que Jesus, nosso Poder Superior é misericordioso e soberano e jamais nos desamparará. O Passo Um nos ensina que devemos admitir nossa impotência diante de nossos vícios, traumas emocionais, maus hábitos e comportamentos destrutivos e que nossas vidas se tornaram ingovernáveis. Reconheça suas fragilidades e busque ajuda!

Em Romanos 8: 28 diz: “ Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Que você a cada dia, diante das experiências e crises da vida possam crescer um pouco mais.

Na próxima semana, o tema é Superando a Crise – Simplificando a Vida. Venha e traga alguém!
Confira nossos endereços:

CR PEDRAS
Toda segunda-feira, das 19:30 as 21:30 horas
Local: Tenda da Igreja Batista Central
Rua do Cruzeiro, 401 – entroncamento do anel viário e BR 116
Bairro: Pedras

CR DENDÊ
Toda quinta-feira,das 19:30 as 21:30 horas
Local : Rua do Coqueiro,29
Bairro : Edson Queiroz

CR CENTRAL
Toda sexta feira, das 19:30 as 21:30 horas
Local: Colégio Kerigma
Rua Professor Francisco Gonçalves,225 – por trás da Distrivídeo da Av. Antonio Sales
Bairro: Dionísio Torres