12 PASSOS – UMA CAMINHADA ESPIRITUAL

A man walking towards a large glowing Christian cross

O Senhor firma os passos de um homem quando a conduta deste o agrada. Salmo 37:23.

12 PASSOS é uma caminhada espiritual de restauração. Restauração começa quando decidimos mudar!

Nenhuma mudança acontece por acaso, é necessário DECIDIR MUDAR. Uma obra de arte que está desgastada pelo tempo e que precisa ser restaurada, por mais que precise de restauração, somente será restaurada quando alguém decidir restaurá-la, e estiver disposto a investir tempo, dinheiro, e esforço nesse projeto.

Da mesma forma, com relação à nossa vida, é necessário reconhecer que precisamos de restauração. E o padrão para a nossa vida quem estabeleceu foi Deus, não podemos nos comparar com outras pessoas. A comparação só nos faz melhores ou piores do que os outros, gerando orgulho ou autocomiseração. Restauração é uma decisão pessoal, ninguém muda ninguém.

Restauração é um processo. Por isso dizemos que é uma caminhada espiritual. Cada Passo um aprendizado, vejamos:

PASSO 01 – Admitimos ser impotentes diante de nossos vícios, traumas emocionais, maus hábitos e comportamentos destrutivos e que nossas vidas se tornaram ingovernáveis.
É sair da negação e admitir nossa dor e aceitar  nossa impotência diante de quase tudo que rentamos controlar, seja pessoas, circunstâncias, compulsão, o futuro, sentimentos, eventos da vida.

” Pois eu sei que o que é bom não vive em mim; isso é, na minha natureza humana. Porque, ainda que a vontade de fazer o bem esteja em mim, eu não consigo fazê-lo.” (Romanos 7:18 BLH)

PASSO 02 – Viemos a acreditar que nosso Poder Superior Jesus poderia restituir  nossa sanidade.
É confiar em nosso Poder Superior Jesus e que Ele é maior do que nós. Ele nos livra de continuarmos no mesmo caminho.

“Porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-lhe, e depois ajudando-os a desejar obedecer-lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer.”(Filipenses 2:13 BV)

PASSO 03 – Decidimos entregar nossas vidas e nossas vontades aos cuidados de Deus.
É um passo de liberdade. Decidimos viver nossa vida de um jeito diferente, entregando ela para Deus.

” Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. (Romanos 10:9)

PASSO 04 – Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
É  um processo de mudança, liberdade e limpeza, que são essenciais para nossa jornada de restauração. Somos desafiados a escrever um inventário de nossas vidas com o objetivo de nos ajudar a ver a verdade sobre nossas vidas.

“Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor.” (Lamentações 3:40 NTLH)

PASSO 05 -Admitimos para Deus, para nós e para outro ser humano a natureza exata dos nossos erros.
É sair do papel de vítima nos ajudando  a assumir a responsabilidade pelas nossas vidas.

” Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados”. (Tiago 5:16a BV)

PASSO 06 – Dispusemos – nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
Depois de reconhecer quais defeitos de caráter estão presentes na nosso vida – vemos a natureza exata das nossas falhas e como elas afetam a nós mesmos e aos outros. Neste Passo admitimos nossa derrota e nossa necessidade de ajuda.

“E então, quando vocês sentirem a sua indignidade do Senhor, Ele levantará, animará e ajudará vocês.” (Tiago 4.10 BV)

PASSO 07 –Humildemente pedimos a Deus que removesse todos esses defeitos de caráter.
É ter disposição, está aberto a Deus e permitir humildemente que Ele aja em nossas vidas. É ter coragem para sonhar com a vida que realmente almejamos e reconhecer que somente nosso Poder Superior Jesus tem como desenvolver essa vida em nós.

Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (I João 1:9 NTLH)

PASSO 08 – Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem prejudicamos e dispusemos-nos a fazer reparações a todas elas.
Neste Passo começamos a focar no relacionamento com as outras pessoas. Buscamos não somente reconhecer nossas ações erradas, mas a quem causamos danos.

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles”. ( Lucas 6:31)

PASSO 09 – Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo implicasse prejudicá-las ou a terceiros.
Perdão é o processo de restaurar o que está quebrado em um relacionamento. Por meio das reparações, estendemos a graça que recebemos de Deus para as outras pessoas.

“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. perdoem, e serão perdoados”. (Lucas 6:37)

PASSO 10 – Continuamos a fazer o inventário moral e, quando estávamos errados, nós o admitimos prontamente.
Evitar o desânimo quando nos vemos cometendo os mesmo erros, hábitos antigos são difíceis de mudar. Este passo nos ajuda a crescer em restauração.

“Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: ‘Eu nunca faria uma coisa dessas’, que isso lhe sirva de advertência. Porque você  também pode cair em pecado.” (I Coríntios 10:12 BV)

PASSO 11 – Procuramos, através da oração e da meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, pedindo apenas para conhecer a Sua vontade para nossas vidas e forças para realizá-la.
Meditar, obedecer e oração; meditação produz percepções bastante práticas, sobre questões cotidianas de relacionamentos, decisões a serem tomadas ou atitudes a serem mudadas. Orar é o descanso mais trabalhoso a ser praticado por nós. Orar é adorar mais e pedir menos.

“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês!” (Colossenses 3:16 NTLH)

PASSO 12 – Tendo experimentado um  despertar espiritual como resultado desses passos, procuramos levar esta mensagem a outros e praticar esses princípios em todos os aspectos da nossa vida.
SERVIR – Deus nunca desperdiça uma dor, Ele deseja que a coloquemos à disposição Dele, e Ele vai usá-la para abençoar alguém.

” Vocês receberam de graça; deem também de graça.” ( Mateus 10:8)

Deus faz parte do processo de restauração dos 12 Passos porque Ele é fundamental para que possamos experimentar as mudanças que tanto ansiamos. Podemos até fazer coisas para mudar, mas essencialmente somos mudados. É um processo espiritual.

 

RESTAURAÇÃO É PARA TODOS NÓS