LIMITES SAUDÁVEIS
Não mude de lugar uma divisa antiga, nem tome posse de terras que pertencem a órfãos. Deus é o poderoso defensor dos órfãos e defenderá a causa deles contra você. (Provérbios 23: 10-11)
Quando não somos amados e cuidados adequadamente quando crianças, temos grandes chances de nos tornarmos adultos com sérias dificuldades para distinguir quando é ou não seguro confiar nos outros. Podemos desenvolver uma desconfiança visceral que pode nos levar até a fobia social. Ou podemos nos tornar extremamente dependentes de amor e atenção, adotando os escravizantes padrões de comportamento da codependencia emocional.
Na caminhada de restauração, precisaremos aprender a estabelecer limites saudáveis que venham a nos proteger das pessoas que possam querer tirar vantagens de nossa vulnerabilidade, porém garantindo o desenvolvimento de relacionamentos sadios e nutridores.
Eu tenho pessoas que me ajudam a traçar limites saudáveis em minha vida? Que limites já desenvolvi e como eles tem me ajudado? Em que áreas de minha vida ainda estou vulnerável?adequado.
Soli Deo Gloria
Siria Giovenardi |Psicóloga