CODEPENDÊNCIA PARTE 05
SINAIS DE RECUPERAÇÃO – PARTE C
- Estou aprendendo a me dar crédito.
- Estou aprendendo a respeitar e amar a mim mesmo. Estou aprendendo também, a amar os outros e a permitir que me amem de formas saudáveis que me fazem bem.
- Estou seguindo o programa de 12 Passos Celebrando Restauração e me relacionando com amigos verdadeiros, saudáveis e apoiadores.
- Estou aprendendo que não cabe aos meus companheiros de grupo, aprovar ou não a maneira como faço a minha recuperação. Estou aprendendo a colocar os princípios acima das personalidades.
- Estou aprendendo a me fixar em conceitos como: honestidade, aceitação, cuidado, afirmação, aprovação, fortalecimento e amor.
- Estou aprendendo conhecer e lidar com os meus padrões de autonegligência.
- Estou aprendendo a lidar com a minha “vergonha tóxica”. Estou trabalhando a minha vergonha.Estou trabalhando em mudar o que acredito sobre mim mesmo, e meu direito de possuir coisas boas.
- Estou aprendendo a mudar de um sistema baseado na vergonha para um de amor-próprio e aceitação.
- Estou expondo a minha vergonha e tratando-a como um sentimento, procurando localizar as suas raízes.
- Estou aprendendo a não permitir que a vergonha me impeça de fazer escolhas saudáveis.
- Estou aprendendo que sou o que sou, e sou o bastante, apesar de meu passado, de meu presente, de meu futuro, de minhas fraquezas, de minhas fobias, de meus erros e de minha humanidade.
- Estou aprendendo a não fugir da dor, pois as cicatrizes da dor se transformam na capacidade de amar e ser amado.
- Estou aprendendo a praticar a gratidão.
- Estou deixando de tomar conta compulsivamente de outras pessoas e tomando conta de mim mesmo. Estou aprendendo a ser bom comigo mesmo e a me divertir.
- Estou aprendendo a me sentir bem com as coisas que estou conquistando. Estou sentindo que as mereço.
- Estou aprendendo a ter mais confiança na minha capacidade de solucionar os meus problemas.
- Estou desenvolvendo a cada dia que passa, um ouvido mais aguçado para identificar as mensagens interiores de autossabotagem.Fonte: com base na literatura do CODA.