Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos.
É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele. (Efésios 4:22-24)
O Passo 4 (Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos) nos leva a encarar nosso passado.
Todos nós sonhamos com um futuro melhor. Não importa como está nossa vida hoje, queremos viver o amanhã de forma melhor e mais feliz.
Por que ficamos, então, olhando para o passado que fica nos aprisionando? O passado, principalmente aquele passado em que fomos magoados, afligidos ou até mesmo traídos e perseguidos, é como um fantasma que fica rondando a nossa vida.
Lamentamos o que passou. Às vezes, gostaríamos de voltar no tempo e fazer
diferente. O nosso passado nos persegue.
O que precisamos fazer para deixar o passado e olhar para o futuro com coragem e ousadia?
Precisamos entender que o passado não pode ficar perseguindo a gente pelo resto da nossa existência. Muitas vezes, as pessoas que nos fizeram mal, no passado, estão tranquilas e, aparentemente, tudo está indo muito bem com as suas vidas. Elas, provavelmente, não vão procurar por nós para tratar a situação e pedir desculpas pelo que fizeram.
Nós é que devemos identificar os fatos e pessoas que nos machucaram. Feito isso, oramos a Deus, perdoamos a pessoa e enterramos a nossa mágoa e rancor. Quando as lembranças nos perseguirem, voltamos àquele momento em que enterramos o problema, crendo que aquilo já foi resolvido.
Talvez não esqueçamos, mas podemos viver livre do sentimento horrível da mágoa, da ira. Estaremos livres para viver nossos sonhos e projetos. Podemos viver sem os fantasmas do nosso passado!
Cameron Youung, fundador do Celebrando Restaauração na IBC