A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM INVENTÁRIO MORAL PARA VENCER O PASSADO

Espera-se de uma pessoa adulta que assuma a responsabilidade por sua própria vida, tomando suas próprias decisões e satisfazendo as expectativas de um comportamento adulto (trabalho, família). Muitos de nós fazemos isso muito bem, a maior parte do tempo.

Outros têm comportamentos adultos misturados com comportamentos infantis (criancices), que refletem velhos padrões de respostas. O certo é que quanto mais sejam as questões não resolvidas nos nossos relacionamentos da infância, principalmente com nossos pais, maiores serão as dificuldades nos nossos relacionamentos atuais.

Conhecer nossa criança interior e as experiências passadas que a marcaram é importante no processo de restauração, pois nos permite identificar esses padrões de comportamentos disfuncionais, abandoná-los, corrigi-los e assumir a responsabilidade pelas nossas decisões e escolhas, nos desfazendo do excesso de peso da bagagem emocional da infância.

Permita que Deus, através de Jesus, desligue as reações do seu passado das de seu presente, dando-lhe uma vida nova, restaurada. Deixe que Ele lhe torne uma pessoa livre que pode viver a vida presente sem a pesada bagagem do passado. Peça a Ele para lhe ajudar a identificar e abandonar o peso excessivo de sua bagagem de vida.

Síria Giovenardi, colaboradora do programa