Seguindo a caminhada de restauração de 12 passos, chegamos ao Passo 2:
VIEMOS A ACREDITAR QUE UM PODER SUPERIOR A NÓS PODERIA RESTITUIR NOSSA SANIDADE.
Há uma desesperança quando saímos da negação e encaramos aquilo que não queríamos ver de jeito nenhum; parece que nossa vida não terá mais jeito.
Temos que encarar a realidade do o abuso sofrido na infância; a mágoa que causamos ao nosso cônjuge com o adultério que praticamos; a culpa por aquele aborto; o desespero de nossa família com o nosso alcoolismo ou dependência química; os sentimentos de fracasso por não conseguirmos controlar aquela compulsão por comprar, por comer, por mentir; o desespero por não conseguirmos sair fora daquela “longa noite escura da nossa alma”; e tantas outras situações.
Passamos, às vezes, anos e anos jogando para debaixo do tapete, com desculpas ou, pior, responsabilizando os outros, o mundo e até Deus, mas não assumindo a responsabilidade pessoal de lidar com nosso próprio sofrimento, provocado por nossas próprias escolhas e decisões erradas, que terminaram por nos levar a desenvolver vícios, maus hábitos, compulsões e relacionamentos tóxicos.
No Passo 1, vimos que fugir da verdade sobre nós mesmos, nos leva a vagar pela vida, seguindo a trilha da negação que acaba, mais cedo ou mais tarde no fundo do poço da impotência.
E aí, no fundo do poço, por incrível que pareça, é que encontramos a ESPERANÇA de termos nossa vida restaurada, quando olhamos para o alto, vemos o céu e lembramos de Deus e a Ele, pedimos socorro.
Há ESPERANÇA para todos nós se acreditarmos que um poder superior a nós pode restituir nossa sanidade. Há esperança em Jesus Cristo.
Quando a fé em Cristo irrompe no coração,
ilumina a mente, floresce a alma,
multicolore a vida. transforma a existência.
Síria Giovenardi (psicóloga e conselheira cristã; @siriagiovenardi)