“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar… Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho.” Eclesiastes 4:9-12 NTLH
Amigos que dão apoio e relacionamentos saudáveis são absolutamente necessários para uma restauração bem-sucedida.
Precisamos de alguém para nos encorajar a praticar os passos e nos apoiar nos momentos de desânimo ou possíveis recaídas. Se estivermos sozinhos, estamos especialmente vulneráveis aos nossos vícios, maus hábitos e falhas de caráter.
Precisamos buscar ajuda e apoio dos outros, formando uma rede de relacionamentos. Isso nos dará forças adicionais, sabedoria e proteção contra nossas dependências e compulsões.
Esse é o papel de um Padrinho/Madrinha, no programa de Celebrando de Restauração.
Há também, o(a) Parceiro(a) de Prestação de Contas que tem um papel importante, no dia a dia da nossa caminhada, pois é com ele que fazemos prestação de contas do nosso progresso.
Enquanto lutamos contra nossos vícios e maus hábitos, geralmente evitamos falar sinceramente sobre nossos problemas com outras pessoas. Entretanto, é importante que busquemos apoio nos relacionamentos que nos ajudarão a enfrentar a verdade.
A sinceridade e a prestação de contas são essenciais à nossa restauração. A influência de amigos verdadeiros e que andam de acordo com a vontade de Deus, nos ajuda a permanecer no caminho correto.
SÓ POR HOJE … eu vou conversar com meu padrinho/madrinha sobre meus segredos, pois sei que eles podem me adoecer se continuarem como segredos.
Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do programa Celebrando Restauração