Na caminhada de restauração de Doze Passos, quando chegamos ao Passo Quatro (Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos), somos desafiados a encarar dois aspectos de nossas vidas: nosso passado e o nosso EU interior.
Por que olhar para o passado?
O passado pode nos manter aprisionados a mágoas, rancores, ressentimentos que, como fantasmas, ficam rondando a nossa vida, impedindo que vivamos o presente pleno e construamos um futuro promissor.
Para deixar o passado para trás, devemos identificar os fatos e pessoas que nos machucaram. Feito isso, oramos a Deus, perdoamos a pessoa e enterramos a nossa mágoa e rancor. Também, precisamos identificar as pessoas que magoamos e o que fizemos para magoá-las, orar a Deus pedindo perdão e depois pedir perdão a elas. Assim, nos libertamos de sentimentos de vergonha, remorso e culpa que tanto mal nos fazem.
Por que olhar para nosso EU interior?
Além de um passado sombrio, nossa vida, quando está desgovernada, é devido a nosso EU interior, nossa alma estar prisioneira a emoções descompensadas, pensamentos insanos e falhas de caráter que nos arrastam a comportamentos destrutivos que raptam nossa vida e nos escravizam.
Só somos livres quando somos capazes de nos ver pelo avesso; quando encaramos nossas carências; quando limpamos o lixo da nossa mente, escondido debaixo do tapete; quando levantamos as pedras postas em cima dos buracos da alma; quando tiramos a peneira com que pensávamos tampar o sol causticante da dor.
Só quando encontramos nosso verdadeiro EU assustado e escondido no canto mais escuro do porão e o trazemos para a luz da verdade sobre nós mesmos, tornamo-nos verdadeiramente livres.
Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecado e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.
Efésios 4:22-24
Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do programa Celebrando Restauração