PERDÃO INTEGRAL

Na caminhada de restauração, o Passo 9 (Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo implicasse prejudicá-las ou a terceiros.) é o Passo do Perdão.

O perdão é essencial à plena restauração. Primeiro precisamos estabelecer um relacionamento com Deus, aceitando seu perdão. Aceito, precisamos perdoar a nós mesmos.
Se entendemos que Deus nos perdoou incondicionalmente de todos nossos pecados, através do sacrifício de Jesus na Cruz, não há mais razão para sentir culpa e vergonha por nossos erros, já perdoados.
Restabelecido o relacionamento com Deus e com nós mesmos, precisamos restabelecer nossos relacionamentos com as pessoas, liberando perdão para quem nos magoou e prejudicou, bem como pedindo perdão às pessoas a que magoamos e prejudicamos.

ACEITAR O PERDÃO DE DEUS
Aceitamos o perdão de Deus, aceitando o sacrifício de Jesus na cruz. Por sua morte nossos pecados foram perdoados e nossa dívida com Deus paga de forma integral!
“Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. Ele faz isso a todos os que crêem, pois não há nenhuma diferença entre as pessoas. Pois todos pecarem e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas Deus, pela sua graça e sem exigir nada, os aceita por meio de Cristo Jesus, que os salva”. Romanos 3:22-25

PERDOAR A SI MESMO
Podemos achar que a culpa e a vergonha dos nossos erros são pesados demais para serem perdoados. Porém, se Deus nos perdoa, nós também podemos e devemos nos perdoar. “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade”. 1 João 1:9
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”. Romanos 8:1

PERDOAR QUEM MAGOU VOCÊ
Você precisa estar disposta a querer perdoar para ser verdadeiramente livre, abrindo mão da dor das feridas e do abuso que outros lhe causaram. O perdão diz respeito à liberdade. Quem mais sofre com o ranço é quem o carrega. O perdão nos liberta totalmente do rancor e nos permite seguir em frente com os relacionamentos, de forma saudável. Não soltar essas coisas e perdoar, é viver numa prisão emocional.
“Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem fazer o que todos acham que é bom. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz uns com os outros.” Romanos 12:17-18

PEDIR PERDÃO A QUEM VOCÊ MAGOU
Você precisa procurar quem você ofendeu com humildade, sinceridade e voluntariamente. Não ofereça desculpas ou tente justificar suas ações. Foque tão somente na parte que lhe cabe. Não faça por recompensa, mas para se libertar dos corrosivos sentimentos de culpa, vergonha, remorso, Também, não espere nada em troca.
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outro, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:32

Síria Giovenardi, psicoterapeuta e conselheira cristã
@siriagiovenardi