É inteligente estabelecermos limites saudáveis em nossas vidas e relacionamentos.
Assim como uma pessoa levanta uma cerca ao redor de sua propriedade para impedir que intrusos entrem, você também deve estabelecer limites e margens – linhas invisíveis que você desenha em sua vida para proteger-se contra ser usado e abusado. Se você tivesse uma cerca ao redor do seu jardim, e em uma tarde de sol olhasse para fora e visse seus vizinhos se bronzeando enquanto os filhos deles brincavam no seu balanço sem a sua permissão, o que você faria? Certamente você não diria simplesmente: “Ai meu Deus, gostaria que esses vizinhos me deixassem em paz”. Você provavelmente informaria a eles, talvez de forma bastante rigorosa, de que eles não podem usar o seu jardim para seus momentos de lazer sem a sua permissão. Você precisa ter o mesmo rigor amoroso ao dizer às pessoas que espera que elas respeitem os limites e as margens que você estabeleceu ao redor da sua vida pessoal.
Pessoas que vivem para agradar os outros não vivem dentro de limites ou margens. Em seu esforço de agradar às pessoas, elas se estendem além de qualquer limite razoável. Vamos encarar os fatos – as pessoas muitas vezes esperam que façamos coisas que não devemos ou que não podemos fazer. As pessoas que vivem para agradar os outros podem ir além dos limites da razão, caso achem que isso significa que todos ficarão felizes com elas.
Algumas pessoas se aproveitarão de nós se permitirmos isso; esta é simplesmente a natureza humana. E se elas realmente se aproveitam de nós, geralmente ficamos amargurados ou ressentidos, mas não percebemos que somos tão culpados quanto elas, se não mais. As pessoas só continuarão se aproveitando se nós permitirmos. Precisamos assumir a responsabilidade por nós mesmos e garantir que não permitiremos que as pessoas nos tratem de forma inadequada.
Limites claramente definidos ajudarão a manter as coisas deste modo. Se você tem dificuldades em estabelecer limites na sua vida, peça ao nosso Poder Superior Jesus para lhe ajudar a estabelecê-los com graça e equilíbrio. Ele fará isso, porque sabe que limites são bons!
Adaptado da Bíblia de Estudo Joyce Meyer – página 275