Expressar adequadamente nossos sentimentos é fundamental para que tenhamos saúde emocional e física, pois a saúde física está estreitamente ligada a ao estado emocional.
Quando temos dificuldades de expressar nossas emoções, seja reprimindo ou extravasando-as fora de limites saudáveis, a saúde emocional fica comprometida, o que afeta o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.
A timidez, a fobia social, a depressão, o medo, a angústia, a ansiedade, o sentimento de inferioridade, são perturbações emocionais a que estamos sujeitos e, em grande parte, são responsáveis por perturbações gastrointestinais, pressão alta, e até câncer, além de
influir em grande parte no aprendizado escolar, na produtividade no trabalho, nos relacionamentos e na plenitude da vida.
A ciência tem descoberto que cuidar da espiritualidade pode promover equilíbrio e cura emocional e física, trazendo alento para os momentos adversos da vida. Cultivar a espiritualidade é um passo mais importante para a integração corpo – mente e emoções.
A sua saúde emocional depende só de você. Você não pode mudar os outros, só pode mudar você mesmo.
PASSOS PARA RESTAURAÇAO DA SAÚDE EMOCIONAL
1. Admitir o problema
2. Admitir que precisa de ajuda
3. Cuidar da vida espiritual, estabelecendo um relacionamento com Deus
4. Mudar hábitos e atitudes
5. Buscar melhorias nos relacionamentos
6. Buscar ajuda profissional
Para saber mais sobre o assunto: palestra aberta ao público, nesta sexta, às 19:30, no anfiteatro do Colégio Kerigma, à R. Oswaldo Cruz, 3401 (esquina com Tiburcio Frota), Dionisio Torres.