Os estudiosos do comportamento humano, numa visão integral e sistêmica, definem o ser humano como um ser bio-psico-sócio-espiritual.
Então, para o diagnóstico da depressão, devem ser consideradas as quatro dimensões da pessoa: física, mental (processos cognitivos e emocionais), social e espiritual. A depressão afeta todas essas áreas, apresentando sintomas em todas elas. Alguns exemplos: Área física: alterações do apetite e do sono, fadiga, dores musculares
Assim, o tratamento da depressão, também, deve seguir uma abordagem integral. E, na dimensão espiritual, os 12 Passos são uma preciosa ferramenta para a terapêutica da depressão.
PASSO 1: a pessoa tem a chance de perceber que sozinha ou só com remédios não conseguirá superar a depressão e seus sentimentos de fracasso e incapacidade, se não pedir ajuda.
PASSO 2: acreditar no poder de Deus de restaurar sua vida, dá esperança a quem sofre com a desesperança e falta perspectiva de futuro.
PASSO 3: a decisão de entregar a vida ao Poder Superior Jesus Cristo combate o vazio interior, falta de significado/propósito de vida.
PASSO 4: fazer o inventário moral é uma excelente ferramenta de autoconhecimento. Identificar qualidades e ressignificar experiências de vida traumáticas ajudam na restauração da autoestima e na retomada do equilíbrio emocional.
PASSO 5: este passo é muito importante para a libertação de sentimentos de culpa e de vitimização que compõem o quadro depressivo.
PASSOS 6 E 7: apoio no processo de mudança com a adoção de atitude positivas e novos hábitos para uma de vida saudável física e emocionalmente.
PASSOS 8 E 9: passos para restauração dos relacionamentos quebrados e disfuncionais pela liberação de perdão das mágoas e ofensas sofridas e pelo pedido de perdão pelas ofensas e erros cometidos, obtendo assim libertação de sentimentos de amargura, rancor, raiva, ódio, culpa, remorso, vergonha.
PASSOS 10 E 11: o conhecimento e a comunhão com Deus pela prática da leitura e meditação na Palavra e da oração são essenciais diante dos sentimentos de desamparo, abandono, cansaço da vida.
PASSO 12: o incentivo a apoiar outras pessoas com o mesmo sofrimento emocional, estimula o altruísmo e a empatia, contribuindo significativamente para o crescimento emocional, combatendo o egocentrismo, o foco na própria dor, o isolamento e o sentimento de inutilidade .
Síria Giovenardi | Psicóloga