ANSIEDADE, LIVRE-SE DELA

A ansiedade é um mal estar que vem se tornando um dos grandes problemas de nossos tempos, junto com o estresse e a depressão.

Viver na sociedade contemporânea com sua agitada dinâmica existencial: valorização do ter e do fazer, status, sucesso, poder competição, consumismo desenfreado e assim por diante, é condição suficiente para o seu surgimento.

A ansiedade é um conjunto de sintomas relacionados a sentimentos de medo, tensão e perigo, acompanhado de sensações físicas desagradáveis, como, suor frio, falta de ar, coração disparado, boca seca, náusea, entre outros.

Diante de situações novas, desconhecidas ou que representam um desafio para nós, sentir ansiedade é normal. Quem já não sentiu um frio na barriga antes de fazer uma prova, ou no primeiro dia de um trabalho novo?

Mas quando ela se torna muito acentuada e fora de controle, nos enchendo de medos e preocupações que dificultam e paralisam nossa vida, é hora de buscar ajuda, pois, é nesta fase, que se instalam a depressão e as compulsões, formas que a nossa mente encontra de tentar lidar com a ansiedade que toma conta de nós.

ALGUMAS DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE
1. Faça exercício físico. Eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.
2. Reduza o estresse.
Atividades como hidroginástica, sessões de massagem, caminhadas ajudam a relaxar.
3. Aprenda a controlar a respiração. Para reduzir a respiração ofegante e a taquicardia — compassar a respiração e inspirar lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, estufando a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Associar com técnicas de relaxamento.
4. Evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Substituí-los por pensamentos agradáveis que dêem sensação de conforto e segurança, pois os pensamentos e as falas negativas intensificam a ansiedade.
5. Descubra alimentos apropriados. Ingerir alimentos ricos em triptofano, como a banana e o chocolate, ou cápsulas de triptofano, junto com vitamina B6 e magnésio. Existem ainda os chás de passiflora, melissa, camomila e valeriana que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária.
6. Busque ajuda. Admitir o problema, que ele está fora de controle e que precisa de ajuda para resolver. Consulte um bom médico para avaliar a necessidade de uso de medicação. A psicoterapia também é indicada para ajudar na resolução de conflitos emocionais, uma importante raiz dos quadros de ansiedade.
7. Desenvolva sua vida espiritual. Descubra o poder de Deus de restaurar sua sanidade e busque um relacionamento pessoal com Ele, deixando-O agir na sua vida. Ele se importa com você, deseja o melhor para você e tem o poder de aliviar essa ansiedade ou lhe dar forças para enfrentá-la e superá-la. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7
8. Aprenda a viver um dia de cada vez. Só podemos lidar com o dia de hoje. O de ontem já vivemos, não é mais “hoje”, portanto não há mais o que fazer e o de amanhã, quando chegar, será “hoje” novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil nosso viver.