COMO DESENVOLVEMOS VÍCIOS, COMPULSÕES E MAUS HÁBITOS?

medoTodos nós queremos ser felizes, mas nem sempre temos sabedoria para buscar a felicidade na fonte certa.
Nosso orgulho e teimosia em fazer a vida funcionar do nosso jeito, muitas vezes nos levam por caminhos de destruição.
“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.” Provérbios 14:12
Assim, na maioria das vezes, as coisas para as quais nos voltamos não podem satisfazer nossas necessidades, mesmo as mais legítimas. Apenas nos fornecem um falso bem-estar e satisfação, nos tornando dependentes de comportamentos, substâncias ou pessoas.
“O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.” Jeremias 2:13
Essa dependência é conhecida como COMPULSÃO — vício ou mau hábito praticado com o objetivo de obter prazer e alívio da ansiedade. Mas com o passar do tempo só traz sofrimento e prejuízos para nós e para as pessoas com quem convivemos. E mesmo querendo parar, não conseguimos.
Existem vários tipos de compulsões: cigarro, álcool, maconha,craque,compras, comida, jogo, sexo, celular, internet, etc.
Assim o que começa com a procura de algo para escapar da dor de perdas, frustrações, desilusões, conflitos, ansiedade, pode acabar em mais sofrimento.
“… pois o homem é escravo daquilo que o domina.” 2 Pedro 2:19
Mas a esperança de liberdade para quem se tornou escravo de uma compulsão! Esta esperança surge quando passamos a acreditar que Deus tem o poder de restaurar nossa sanidade perdida.
“O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.” Provérbios 19:23