COMO IDENTIFICAR A COMPULSÃO ALIMENTAR

blogSinais que indicam se os exageros podem estar se tornando uma doença

Devorar uma caixa de bombom ou comer pizza até passar mal. Você já fez isso? Acredite, você não está sozinho. Todos, em algum momento da vida, já exageraram alguma vez na vida.

Consumir exageradamente uma vez ou outra é normal. O problema é que esta compulsão pode ser uma doença, dependendo do caso. “Consideramos como compulsão alimentar quando o consumo exagerado dos alimentos é feito em curto período de tempo, por cerca de duas vezes na semana, ao longo de seis meses”, explica o psicólogo João Benatti, da Clínica Viva.

Mas como saber se este consumo exagerado de comida, na verdade, precisa de ajuda profissional? Benatti dá alguns alertas:

* Grandes ingestões de alimento, mesmo quando não há fome ou quando, mesmo satisfeito, o indivíduo continua a ingerir alimentos;

* Hábitos alimentares dissimulados (esconder a comida, por exemplo);
* Incapacidade em sentir-se saciada, mesmo depois da ingestão de grande quantidade de alimentos;
* Apego por embalagens de alimentos vazias;
*Alimentação vinculada à condição psicológica (ansiedade e depressão);
* Descontentamento constante em relação ao próprio corpo.

A compulsão alimentar tem tratamento. Na Clínica Viva, o paciente é orientado a mudar os padrões de comportamento através da psicoterapia. Quer saber mais detalhes como funciona o tratamento? Acesse: tratamento para compulsão alimentar.

http://www.ctviva.com.br/blog/como-identificar-a-compulsao-alimentar/