Espalhar fofocas alimenta uma fonte obscura dentro de nós. Às vezes pensamos que a única maneira de poder nos sentir bem é fazer alguém parecer pior através de uma comparação. Mas o tipo de autoestima que pode ser obtido às custas do outro é vazio e não vale a pena.
Como, então, podemos lidar com nossa autoestima negativa? Simples. Nós a substituímos por um interesse positivo para com outros. Em vez de nos debater como nossa baixa autoestima, nos voltamos para aqueles a nosso redor e procuramos ser úteis a eles.
Esta pode parecer uma maneira de evitar o assunto, mas não é. Não há nada que possamos fazer nos debatendo à aflição da autopiedade. Mas, substituindo nossa autopiedade por um interesse ativo e amoroso pelos outros, nos tornamos o tipo de pessoas que podemos respeitar.
A maneira de fortalecer nossa autoestima não é destruindo os outros, mas ajudando – os a crescer através do amor e de um interesse positivo. Para nos ajudar, podemos nos perguntar se estamos contribuindo para o problema ou para a solução. Hoje, podemos optar por construir em vez de destruir.
Livro: Só Por Hoje – Meditações diárias para adictos em recuperação; Página 162.